header top bar

Francisco Inácio Pita

section content

Lembrando a gestão de Chico Mendes

28/07/2023 às 20h25

Chico Mendes (Foto: Reprodução/ TVDS)

Por Francisco Inacio Pita – No início da administração do prefeito Chico Mendes comentava-se pela cidade de São José de Piranhas que ele estava agindo como um bom administrador e não como um político, e que ele não era semelhante aos que tinha gerenciado o nosso município nos últimos 30 anos. Saindo com uma vitória um pouco acirrada e poucos votos de maioria, o comentário era geral, ele estava conduzindo de forma correta e sem apadrinhamento, e consequentemente gerando um certo desconforto entre ele e alguns correligionários. No início de toda administração sempre aparece os apadrinhamentos, e todos sabem que Chico Mendes sempre foi contra pagar salário para quem não trabalhava, e até acostumar uma turma do passado que recebia sem trabalhar foi difícil, mas Chico venceu mostrando muito trabalho, em todos os recantos do município.

No início do seu governo, Chico Mendes começou a chamar os funcionários concursados e entre as regras estavam a obrigatoriedade de comparecer, assumir e ficar trabalhando no município, nada de deixar substituto no lugar. “Não posso fazer nada, ou o concursado assume e fica trabalhando ou será substituído pelo próximo classificado”. Foram com essas e muitas outras decisões que Chico Mendes no início de 2016 começou a colocar a nossa cidade nos eixos. Iniciando uma administração nunca vista em São José de Piranhas desde de a sua fundação.

Nomear prestador de serviço na vaga de um concursado somente se o concursado for desatento e não vigiar as contratações. O próprio prefeito dizia aos seus correligionários a regra do jogo. “Não vou responder na justiça para proteger pessoas que votaram em mim ou para atender pedido de aliados, depois me prejudicar” dizia o prefeito Chico Mendes quando recebia proposta que não estava dentro do padrão correto da lei. Com seis meses de administração e uma parte da oposição na cola, e as decisões acertadas de Chico Mendes, e principalmente administrando sem apadrinhamentos, eu disse em meus comentários de rádio a frase de um autor desconhecido: “agora ou vai ou racha ou lasca o fundo da caixa.” Não é que deu certo, aos poucos Chico Mendes colocou a nossa cidade nos eixos, construiu muito e modificou a forma de pensar de muitas correligionárias. Chico Mendes e o atual prefeito Bal costumam dizer, estamos transformando a nossa cidade em uma nova São José de Piranhas.

O resultado foi tão bom que Chico Mendes recebeu na reeleição à aprovação de seus correligionários e da população lhe concedendo o novo título novamente de prefeito com 78 % dos votos válidos. A sua maioria superou o somatório dos outros três concorrentes. Foi fruto de um trabalho incansável durante os quatros anos de sua primeira administração.

Nos últimos 30 anos todos os partidos que governaram a nossa cidade adotaram apadrinhamentos aos seus correligionários, não há dúvida de que no início da administração de Chico Mendes muitos aliados ficaram espantados e até jurando de sair do partido de situação para formar um partido independente ou se aliar à oposição de nossa cidade. E nos primeiros seis meses da primeira gestão de Chico Mendes, já se observava o grande silêncio entre os aliados pidões que já estavam concordando com a forma de administrar de Chico Mendes. Enquanto Chico Trabalhava, organizava os setores burocráticos do município, destravou as pendências em órgãos públicos, habilitando o município para receber verbas de todos os órgãos federais e estaduais, o nosso município começou a receber verbas e sendo bem aplicada a zona urbana e rural, e cresceu muito na administração de Chico Mendes.

Durante cinco anos e quatro meses Chico Mendes, construiu muito e transformou a nossa cidade em uma nova visão: Construiu o estádio Marconi Cruz de Lacerda, que antes era ponto de consumo de droga e prostituição, adicionou uma pista de caminhada nas laterais do estádio e aproveitou o terreno restante para construir uma quadra poliesportiva, fez a sua parte na construção da adutora que vai transportar água do açude da transposição do Rio São Francisco para a nossa cidade, sendo que para iniciar a obra foi preciso viajar 17 vezes a Brasília para destravar todos as pendências, construiu várias passagens molhadas em todo o município, dando acesso rápido e sem problemas durante o período chuvoso, fez várias auditoras  e canalizou agua em várias comunidades, comprou mais de 45 carros para servir ao município, praticamente zerando a onda de locação, e como isso sobrava dinheiro para aplicação em outras atividades em nosso município, recebeu o hospital de uma fundação filantrópica e transformou no Hospital Municipal, hoje com atendimento 24 horas e os sete dias da semana. Reformou e climatizou todas as escolas do município na zona urbana e rural, instalou várias academias de saúde nas praças e ambientes mais movimentados da cidade e nos distritos e povoados. Reformou completamente a infraestrutura dos distritos de Boa Vista, Piranhas Velha e Bom Jesus, inclusive calçando a paralelepípedo toda a área urbana dos referidos distritos.  Calçou praticamente todos os bairros dando uma melhor visão e conforto para seus moradores, conseguiu malha asfáltica para algumas ruas da cidade, sendo o pioneiro nessa modalidade, e sem menosprezar os demais prefeitos que o antecederam, Chico Mendes fez o que dificilmente outro prefeito vai conseguir fazer. Devo adiantar que se for citar todas as obras feitas por Chico Mendes este artigo ficaria com muitas páginas.

No seu segundo mandato, Chico Mendes já idealizando deixar a gestão para ser deputado estadual, escolheu o vice-prefeito Bal Lins, que assumiu os destinos do município com a saída de Chico para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Bal já mostrou para que veio, é trabalhador, atencioso e está continuando a administração deixada por Chico com o mesmo empenho e dedicação. São José de Piranhas continua crescendo a todo vapor, com Chico na Assembleia Legislativa e sendo Líder do governo do estado, está conseguindo verbas para a continuação da nova São José de Piranhas. A cada dia Bal Lins idealiza uma nova obra e consegue em pouco tempo tornar uma realizada, sem dúvida serão 12 anos de progresso e desenvolvimento para o nosso município. Apesar de ainda faltar muito tempo, resta saber se já estão trabalhando um nome que tenha a mesma capacidade e disposição de Chico e Bal para assumir em 2028. Os filhos de São José de Piranhas esperam que o progresso siga por muitos e muitos anos.

Esse mote é do professor, vereador, radialista e poeta Celso Goncalves, dito em uma concentração pública e as estrofes desenvolvidas por Francisco Inacio Pita.

Mote: como era São José de Piranhas no passado

          e como ela ficou depois de Chico.

São José de Piranhas vivia mal
no setor de sua administração
era bem triste a sua situação
pois vivia sempre em mal sinal
o seu povo não estava bem legal
só vivia muito bem quem era rico
na prefeitura existia muito fuxico
e Chico Mendes mudou todo atrasado
como era São José de Piranhas no passado
e como ela ficou depois de Chico.

Chico fez obra em todo canto
um trabalho que ninguém tenha feito
administrou na sua forma e do seu jeito
deixando a cidade um belo encanto
trabalhou muito eu nem sei dizer o tanto
e tratou bem tanto o pobre como o rico
ele é forte como a madeira do angico
o seu trabalho vai ficar eternizado
como era São José de Piranhas no passado
e como ela ficou depois de Chico.

Transformou a cidade em um encanto
fez a sua administração pra toda gente
mostrou que era bem inteligente
atuando com obras em todo canto
ele é abençoado pelo grande santo
que lhe protege com o jeito muito rico
se trabalho é planejado e está escrito
no seu caminho e por Deus abençoado
como era São José de Piranhas no passado
e como ela ficou depois de Chico.

Muito obrigado a todos e até o próximo trabalho.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS  e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.

Contato: [email protected]

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS  e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: