header top bar

José Anchieta

section content

A luta por eleições limpas

24/09/2016 às 11h32

Parcela significativa da sociedade começa a dar sinais claros sobre a necessidade de se promover mudanças mais profundas na vida pública, focando as questões que mais angustiam o atual momento político e eleitoral. Aliás, as eleições municipais deste ano acontecem numa nova fase, marcada, sobretudo, pelo olhar mais vigilante das instituições e da própria sociedade.

O esforço da Ordem dos Advogados, das igrejas e da própria Justiça Eleitoral, entre outras instituições, objetivando o fim de práticas antigas, que só atrapalham o exercício consciente e democrático do voto, ganha força e pode estabelecer um novo momento de perspectiva real de mudanças para todos.

Na verdade, não podemos alimentar a ideia de que tudo poderá ser transformado em pouco tempo, mas acreditamos em avanços, a partir das campanhas e dos movimentos que já vêm sendo realizados. O Combate ao Caixa 2, por exemplo, assumido pela OAB, que fortalece a luta pelo fim dos grandes investimentos privados nas disputas políticas, pode ser mais um passo importante nessa direção.

Essa e outras iniciativas por eleições limpas são, portanto, fundamentais no processo eleitoral. E isso vem ganhando força, principalmente depois da onda de escândalos de desvio de dinheiro público em várias esferas da administração pública, em detrimento das reais necessidades da população, que clama por serviços de melhor qualidade.

Pois bem, isso funciona ainda como uma luz no fim do túnel, e não podemos ficar indiferentes. A sociedade precisa congregar forças para continuar lutando cada vez mais por um novo momento de mais ética e seriedade na política. É preciso despertar para isso. Chegou a hora.

No Senado

A posse do cajazeirense Deca no Senado Federal criou uma expectativa positiva nos diversos setores da sociedade local e regional, notadamente, no meio empresarial, que têm manifestado inquietação diante dos problemas e desafios de Cajazeiras junto à esfera federal. O novo senador, inclusive, promete discutir com as entidades uma agenda para nortear sua atuação, durante o período de mandato.

Debates políticos

A campanha política de Cajazeiras ganhou novos contornos de acirramento, esta semana, com a realização de debates entre os postulantes a prefeito. Nos debates, os candidatos tiveram a oportunidade de expor ideias e propostas para administrar o município, além da troca de acusações, principalmente quando o tema era o trato com os recursos públicos, que também não poderia ficar de fora desse momento. Aliás, o tema da transparência pública precisa estar no foco das discussões.

 Crise hídrica

O problema da falta d’água na região continua se agravando muito, com o abastecimento de várias cidades entrando em colapso total, a exemplo de São José de Piranhas. Em Cajazeiras, a população continua preocupada com o baixo volume do açude Engenheiro Avidos. Em alguns bairros, principalmente da zona norte, os moradores já estão sofrendo muito com o problema.

José Anchieta

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: