Maranhão, Cícero e Ricardo
Por Radomécio Leite
João Pessoa – Nos últimos dias a coluna observou atentamente a movimentações dos grupos que se projetam para o pleito vindouro e nisso a nos possibilitou fazer algumas análises do tabuleiro política na nossa República Paraíba.
A começar pelos rescaldos ainda da festa do Coco em São Gonçalo onde arquitetaram juntar no mesmo lugar Cícero e Ricardo o que causos muitas falácias entre tucanos e socialistas. Ricardo tem tido série de insucessos em seus últimos posicionamentos a começar pela tentativa de se juntar a Cícero apartir de Sousa. Depois não foi feliz, a prever a união das oposições na Paraíba, invocando figuras inimigas da humanidade como Hitler e Stálin. Não achando pouco, o prefeito ainda achou tempo para manifestar-se contrário ao projeto do governo do estado em construir um viaduto ligando as avenidas Rui Carneiro – Epitácio Pessoa – Beira Rio ao Altiplano do Cabo Branco, obra com valor orçado em R$ 8.000,000. (Oito Milhões de Reais) cujo objetivo e desafogar o trânsito caótico de João Pessoa. Pra fechar a semana, a série de insucessos, foi sacramentado com a derrota de Luiz Couto, aliado de Ricardo nas eleições diretas do PT, para o grupo do deputado Rodrigo Soares, aliado do governador. Zezinho do Botafogo vereador do PSB da capital afirmou em programa de uma emissora que vota em Ney pra senador, e que se for preciso vai fazer até campanha contra. Edivaldo Rosas, fiel escudeiro de Ricardo disparou ontem contra o Prefeito Deocleciano Moura – PSB de Taperoá que irá acioná-lo na justiça por este ter anunciado apoio a Maranhão. A antecipação da eleição câmara em João Pessoa, foi contra a vontade de Ricardo, o que significa mais destempero. Esse é o clima que reina no bloco socialista.
No PSDB, a situação é de definição. Ciceristas e Cassistas têm se revezado diariamente nos meios de comunicação. Ciceristas defendendo candidatura própria, enquanto os Cassistas nutrem a tese de se aliar pré candidato Ricardo Coutinho. Todavia a tese dos cassistas não se coaduna com a orientação nacional que quer de todo jeito um palanque em cada estado, não sendo diferente na Paraíba, ainda mais por que o Senador Cícero Lucena é citado em pesquisa por 14% dos paraibanos, mesmo sem o apoio explícito de Cássio. Cícero encara essa parada, como uma questão de sobrevivência política apartir de João Pessoa seu reduto eleitoral, onde projeta mais adiante o seu grupo para retomar os rumos administrativos da capital em 2012.
E no PMDB? A quem diga que Maranhão está voando em céu de brigadeiro. O que podemos apurar nesses últimos dias é que realmente a coisa anda muito favorável para a sua reeleição. A contar pelo anúncio de vários prefeitos antes adversários, e agora apoiando seu projeto de reeleição. Maranhão tem agido estrategicamente nos bastidores e tem conseguido muito êxito, como por exemplo, o apoio de prefeitos do PSB, o que tem causado muita ciumeira nos socialistas da cúpula. A vitória dos seus aliados dentro do PT, lhe dar uma condição muito favorável apartir de agora essa com definição para buscar mais apoio administrativo e político com o Planalto. Também que a aliança PMDB/PT resulta em mais tempo no guia eleitoral no ano que vem, onde é vital esse artifício para qualquer candidato.
Sendo esse o panorama atual, a viabilidade e o credenciamento de disputar o governo do estado com reais chances de vitória vão se distanciando de Ricardo, minando os tucanos, e projeta Maranhão com seu grupo cada vez mais sólido apartir de suas composições para o embate futuro.
******
Curtas
Gilvan desiste da disputa
Com a desistência de Gilvan Freire em não mais disputar a câmara federal, Nabor Wanderley fica mais a vontade para viabilizar sua candidatura na região das espinharas, enquanto Gilvan vai coordenar a campanha de Maranhão.
Léo Abreu
Há quem considere que se o prefeito Léo Abreu PSB definisse hoje que vota em Maranhão o impacto no projeto do PSB cai de vez por terra.
Sepultou de vez
Segundo Maranhão, a decisão do STF “sepultou de uma vez por todas as esperanças da oposição” de retornar ao governo através da via jurídica. “Eles criaram esta falsa esperança com o objetivo de manter a chama acesa, mas o STF mostrou que tudo não passava de uma falsa perspectiva de poder”, ironizou o peemedebista.
OAB
O debate promovido pelo Correio Debate da 98,3 FM em João Pessoa nesta Quarta feira (25) foi histórico. Gutemberg Cardoso comandou com maestria abrilhantando ainda mais o embate entre Odon Bezerra e Zé Mário que foi muito apimentado, com troca de acusações e provocações entre os dois presidenciáveis.
Cajazeiras no primeiro escalão do governo
Osman Cartaxo, cajazeirense assumiu a pasta de planejamento do governo. O Ato de posse ocorreu nessa manhã de hoje no Palácio da Redenção. Na bagagem, experiências bem sucedidas no governo do estado de Pernambuco e na prefeitura do Recife, que certamente o credenciou para assumir o posto.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário