header top bar

Lidiane Abreu

section content

Marketing Governamental II

01/10/2009 às 16h48

Por Alan Kardec

A comunicação de um governo, gabinete ou secretaria não se encerra apenas com a transmissão de informações para a opinião pública. A comunicação nunca será completa se acontecer de forma unilateral – apenas falando – sem escutar os governados.

É preciso detectar as expectativas e anseios da população e agregá-las num projeto de comunicação democrático, onde uma das metas será avaliar o grau de aceitação desse governo e de suas ações e programas. Mas isso só pode ocorrer se a administração mantiver aberto fluxos de comunicação para a população. E um desses canais é a pesquisa de opinião pública.

Com uma boa e confiável pesquisa de opinião, o prefeito, governador, vereador, etc. poderá avaliar a implantação de seus programas, bem como ajustá-los de acordo com a opinião da sociedade, que sempre estará disposta a colaborar. Considero a pesquisa de opinião o instrumento mais democrático numa administração pública. É quando o político pergunta para a sociedade o que ela quer que seja feito, e logo em seguida executa. Exemplo: comunidade X de determinada cidade reclama da falta de pronto-socorro. Como solução, a prefeitura providencia urgentemente esta reivindicação. Parece simples, mas a falta de ações óbvias permeia muitos governos.

Outro tipo de fluxo de comunicação com a população é o corpo-a-corpo do político. Em suas visitas a bairros, cidades ou estados, é possível coletar diversas reclamações a respeito da administração pública. Como também, detectar alguns pontos extremos de burocracia.

A criação de um 0800 para reclamações e sugestões, ajuda bastante na consolidação de uma comunicação bilateral. Se bem divulgado junto à população, o telefone servirá como um porta-voz da sociedade, cobrando quando necessário, e elogiando quando merecido.

Entretanto, de nada valerá manter um canal de comunicação com a sociedade e saber suas expectativas, se faltar vontade política na administração pública. É preciso arregaçar as mangas e colocar em prática suas principais propostas, aliando a vontade de trabalhar com os anseios da população. Assim, você poderá ter a certeza de uma excelente gestão e aprovação popular. Mãos à obra!

Lidiane Abreu

Lidiane Abreu

Estudante do curso de Licenciatura em História (UFCG) e redatora do portal Diário do Sertão.

Contato: [email protected]

Lidiane Abreu

Lidiane Abreu

Estudante do curso de Licenciatura em História (UFCG) e redatora do portal Diário do Sertão.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: