header top bar

Padre Djacy

section content

Massa e Hamilton, méritos iguais

07/11/2008 às 19h25

Velho dito popular garante que “ser vice ou último é a mesma coisa”. Papo absurdamente errado no caso Felipe Massa. Todos sentimos que esse vice-campeonato é quase tão dignificante quanto o título de Hamilton. Valeu, sim, a vitória no GP Brasil. Motivos para aplaudir o primeiro piloto da Ferrari sobram, e muito. Tudo chegou ao final emocionante que se viu em razão de erros absolutamente inaceitáveis da equipe de box. Nenhuma culpa cabe ao piloto – isso é consagrado mundialmente. No episódio da mangueira de gasolina que Felipe saiu arrastando a partir do sinal que recebeu é qualquer coisa que nunca terá explicação. Só cabe dizer que foi chocante. Que aconteceria sem a lambança daquele dia? Obrigado a parar o desencaixe daquele monstrengo que saia arrastando, o piloto brasileiro perdeu tempo precioso. De cara, perdeu a prova. Massa perdeu o campeonato no GP de Singapura, quando aconteceu aquela minhocada no reabastecimento nos boxes. Inventaram um tal de robô, por causa de o GP acontecer à noite, e o bicho disparou antes da hora.

Voou gasolina para tudo quanto foi lado e Massa quase atropelou um mecânico, que caiu no chão com o tranco da mangueira. Dispensaram o pirulito e caíram do cavalinho (símbolo da Ferrari, ou seria um burrinho, heim?). E, neste 2 de novembro, foi castigado pela matemática amarga, a mais amarga da temporada. Ficou-lhe inalcançável, o título mundial. Não foi uma vitória que Hamilton não devesse obter. Antes, a frieza de uma análise justa nos impõe a obrigação de reconhecer que o troféu de melhor do mundo ficou bem com o grande jovem piloto inglês. O que não significa que ficasse mal com Massa. Ao brasileiro seria tão merecido quanto com quem levou.

Pouquíssimas vezes entre dois candidatos um e outro mereceria a coroa. Há certas decisões em que detalhes, pequeníssimos e fortuitos detalhes, acabam fazendo justa a realidade do resultado de uma competição. Lágrimas rolaram depois de tensas duas horas, entre os familiares. Teria que ser assim. Como jamais se terá visto na F-1, uma e outra acolhe seu piloto como verdadeiro melhor do ano. Alguém tem o direito de discordar? Nunca alguém poderia dizer que, para Felipe, ser vice ou último colocado seria a mesma coisa. Porque ele não perdeu nada. Foi o britânico que ganhou.

Nacional é o campeão da 1ª Copa Paraíba

Depois de ter realizado uma excelente campanha na Copa 1ª Copa Paraíba, o Nacional de Patos, além de se sagrar campeão da competição sem necessitar do triangular decisivo, devido ter sido vencedor as duas fases da competição, ainda terá o privilégio de ser o segundo representante da Paraíba na Copa do Brasil a ser realizada em 2009. O título foi oficializado no finalzinho da tarde deste sábado (01), depois do resultado da partida entre Botafogo 1×2 Treze, que aconteceu no estádio O Almeidão em João Pessoa, onde o Galo da Borborema necessitava vencer o Belo por uma diferença de 4 gols. Apesar de ter empatado com o Nacional na quantidade de pontos na segunda fase, o time de Campina Grande encerrou a sua participação com um saldo de gols inferior ao Canário do Sertão que acabou conquistando o título, também ter encerrado a sua campanha na competição com uma diferença de gols superior as demais equipes.

Paraibano 2009 começa em 18 de janeiro
O Campeonato Paraibano de Profissionais de 2009 vai começar no dia 18 de janeiro com término previsto para o dia 10 de maio. Foi o que ficou decidido na reunião do Conselho Arbitral desta sexta-feira (31/10) na sede da FPF, em reunião comandada pela presidente Rosilene de Araújo Gomes e com as presenças de representantes do Botafogo, Campinense, Esporte de Patos, Queimadense, Nacional de Patos, Sousa, Treze e Internacional, integrantes da disputa. Uma outra novidade ficou por conta da mudança do acesso e do descenso. Ao contrário deste ano quando caíram três equipes e subiu apenas uma, os dirigentes de clubes, de forma unânime, optaram pelo descenso de apenas uma equipe e o acesso de três, estas oriundas da Segunda Divisão. E por falar em Segunda Divisão, a competição vai começar paralela a Primeira Divisão. De acordo com o departamento técnico, o início se dará em março, após a conclusão do primeiro turno da 1ª Divisão. Na próxima sexta-feira (07), os dirigentes de clubes voltarão a se reunir, agora com representantes de televisões para firmar um novo acordo às transmissões de jogos ao vivo em 2008.

BOLA DENTRO
Para os Professores de Educação Física da rede pública de Cajazeiras. Mesmo “precariamente” estão iniciando neste final de ano letivo os Jogos Internos das suas escolas. É o amor pela “causa”. NOTA 10!

BOLA FORA
Para Cajazeiras. Agora foi a última esperança. Estamos fora da elite do futebol paraibano em 2009. De quem é a culpa? Eu sei, você sabe…nós sabemos…E ainda dizem que somos a “terra da cultura” pura mentira dos “babões” de plantão. Vergonha e a NOTA 0!

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: