header top bar

Renato Abrantes

section content

Natal é mudança e coragem

22/12/2011 às 00h00

                                                                                  

Amanhã será noite de Natal. Se há muito o que comemorar, não sei. Sei que a humanidade ainda precisa melhorar muito para ser digna de festejar a presença de Deus em nosso meio. Tranquiliza-me o fato de que Ele, Deus, não ligou muito pra isso e, mesmo com toda a nossa patifaria, decidiu ser um conosco. Sorte nossa…

Há duas coisas que gostaria de desejar para nós.

A primeira é mudança. Ano de 2012 já bate às portas e não podemos começá-lo da mesma forma como terminamos 2011. Temos que mudar, melhorar, apostar mais em nós, aceitar mais os outros, respeitar o semelhante, mesmo que diferente, lutar e, pra quem tiver a coragem de ousar, até mesmo perder a vida em defesa dos que menos podem, os pequeninos, os pobres.

Não compensa viver e continuar vivendo sem mudar. A mudança proporciona a graça de viver e a certeza de poder continuar sonhando com dias novos em que tudo será novo, inclusive a gente.

A segunda coisa que desejo para todos nós é mais coragem e ousadia, que são condições e, ao mesmo tempo, consequências da mudança. Para mudar, é preciso coragem de deixar as confortáveis estruturas em que muito bem estamos acomodados e partir para o desconhecido, o novo. Mas, a coragem já é indício da mudança interior a que nos dispomos e que nos levará até onde nós mesmos sequer imaginamos.

O mundo já está farto de pessoas acostumadas com as coisas mal feitas. Basta, chega disso. Mudemos, tenhamos coragem. Assim, mudaremos a nós mesmos e ao mundo.

Eis os ventos natalinos e de ano novo. É chegada a hora dos bons propósitos. Demos para nós mesmos estes presentes: mudança e coragem. E façamos de 2012 um ano diferente, em que tudo, se assim fizermos, será diferente.

Modelos da mudança e da coragem, temos dois.

Maria Santíssima, que não titubeou em mudar seus planos ao convite de Deus para ser a Sua Mãe e assumir todas as consequências, o que lhe exigiu muita coragem.

Jesus, que docemente repousa na manjedoura, do mesmo modo, sem deixar de ser Deus, mudou, assumindo a natureza humana (tornando-se igualzinho a mim e a você, exceto nos nossos pecados) para salvar-nos do pecado e reinserir-nos nas alegrias de sermos Filhos de Deus e não escravos do demônio.

É isto que desejo para você, amigo leitor: mude e tenha coragem.

Feliz Natal e um 2012 pleno de realizações.

Renato Abrantes

Renato Abrantes

Advogado (OAB/CE 27.159) Procurador Institucional da Faculdade Católica Rainha do Sertão (Quixadá/CE)

Contato: [email protected]

Renato Abrantes

Renato Abrantes

Advogado (OAB/CE 27.159) Procurador Institucional da Faculdade Católica Rainha do Sertão (Quixadá/CE)

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: