header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Nomes que fizeram a história do futebol de Cajazeiras

26/11/2021 às 21h05

Coluna de Reudesman Lopes.

Por Reudesman Lopes

Durante oito semanas consecutivas apresentamos aos nossos queridos leitores e leitoras um pouco do acervo do Museu do Futebol de Cajazeiras em documentos que traduzem a história “legal” do futebol da terra do Padre Rolim e, aproveitando essa oportunidade, queremos agradecer a todos vocês que, acreditando no nosso propósito nos doaram essa história e, todas essas fabulosas doações se encontram registradas e em breve estaremos expondo fotografias de todos os nossos doadores quando da entrega destes documentos e outras peças para o Museu do Futebol de Cajazeiras.

Quando começamos a pesquisa para o livro: História do Futebol de Cajazeiras, jamais pensamos em quantos nomes se doaram para realizar o sonho de fundar e desenvolver o futebol em nossa terra, foram tantos e, tenho absoluta certeza, que outros tantos não foram registrados pela ausência de dados, dificuldades daquela época. Adianto-lhes meus caros leitores e leitoras que recebi de muitos de vocês aplausos quando do registro nesta coluna da História do Futebol de Cajazeiras em Fatos e Fotos, “isso não tem preço”, principalmente direcionado para um cidadão que como nós é um “consumidor” das coisas da nossa amada terra. Pois bem, nas próximas edições desta coluna, vamos levar até os nossos leitores e leitoras, histórias fabulosas, memórias riquíssimas destes “senhores do nosso futebol”.

Falaremos dos fundadores do nosso futebol, da Liga Cajazeirense de Desportos, dos grandes dirigentes, dos árbitros, da imprensa esportiva. Dois são os motivos para virmos aqui, neste fabuloso e rico espaço e mostrarmos tudo isso para os nossos leitores e leitoras: primeiro é tentar sensibilizar a todos os cajazeirenses e cajazeirados, apaixonados pela preservação da memória e da história desta cidade que se diz “terra da cultura”, os nossos governantes, deputados estaduais, vereadores, empresários, entidades de classes, clubes sociais, universidade, faculdades, que se interessem em apoiar e ajudar o Museu do Futebol de Cajazeiras, que não o despreze, que valorize esse trabalho que temos feito com profundo amor e dedicação integral e o que pedimos é tão pouco diante da grandeza do que temos mostrado e para mostrar; segundo, dizer a todos vocês que mesmo diante de um cenário “não valorizado”, jamais vou sair “de campo” e que sinto muito orgulho de mostrar ao mundo que uma “cidade sertaneja” lá no sertão paraibano tem um Museu, o Museu do Futebol de Cajazeiras.

Pelo amor de Deus, nos ajude a manter acesa essa história e sua memória.

Sérgio David, um nome na história do futebol de Cajazeiras. (Foto: arquivo).

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: