header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

O Brasil precisa apoiar o futebol feminino

05/07/2019 às 06h50

Coluna de Reudesman Lopes (Foto: Divulgação/CBF)

A seleção brasileira foi eliminada da Copa do Mundo de Futebol Feminina na França ao ser derrotada pela seleção anfitriã, até ai nenhuma surpresa. Mas, o que causou surpresa mesmo, para muitos, inclusive nós, foi à boa campanha das meninas do Brasil nesta competição. Se, nos jogos amistosos de preparação para a Copa do Mundo fomos um fiasco, decepcionamos em todas as partidas, quando a Copa iniciou, em seus jogos, as brasileiras foram além das expectativas e houve muita superação na base da força de vontade e do amor pela camisa amarelinha. Para muita gente, o selecionado brasileiro foi muito longe e, eis o espanto. O fato é que a torcida brasileira, vendo o enorme desafio pela frente a partir dos resultados e de como as nossas jogadoras estavam se doando em campo para conseguir pelo menos passar de fase na Copa do Mundo, abraçaram a seleção de uma forma envolvente e, o que se viu Brasil afora foi uma verdadeira nação torcendo apaixonadamente pelas suas meninas. Mesmo eliminadas pela França, as meninas do Brasil que voltaram ao país foram recepcionadas com muita festa em São Paulo e isso as emocionou e muito, afinal, estava ali o reconhecimento de um povo para com as suas “heroínas”. Hoje, para nós, a Copa do Mundo da França é um passado e o que nos resta é fazer um diagnóstico do que essa competição servirá de lição. Como ensinamento ficarão guardadas muitas cobranças das nossas principais jogadoras com relação ao apoio que o futebol feminino do país precisa para evoluir com mais força e com qualidade. Necessária se faz que a Confederação Brasileira de Futebol possa adotar um modelo de massificação da prática deste futebol junto as suas Federações de Futebol Estaduais e estas, juntos aos clubes, a elas filiadas e, isso chegue também as Ligas Municipais de Futebol e sendo assim, daremos um importante passo para termos em breves as Martas que o Brasil tanto precisa. O futebol feminino já tem suas raízes fincadas em nosso solo brasileiro, entretanto, falta-lhe um tratamento mais qualificado, apoio e reconhecimento por parte das nossas autoridades. Citei em nosso livro, História do Futebol de Cajazeiras, como o futebol feminino cajazeirense nos empolgava nos anos 70 e 80, tínhamos uma seleção fantástica que encantava quem a via jogar. Mas, de lá prá cá o que fizemos? Nada, absolutamente nada. Agora, estamos ouvindo que a Secretaria de Esportes já tem projeto para a realização de um Campeonato de Futebol Feminino. O que se espera é que o Futebol Feminino no Brasil como um todo possa ter o apoio para a sua massificação.

Convocação
O Secretário de Esportes, Ninha, está convocando todos os representantes de equipes do Futebol da Zona Rural para uma reunião que será realizada neste sábado, dia 06, às 9 horas da manhã tendo como local o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A referida reunião terá como pauta central a organização da realização de mais uma edição do Campeonato de Futebol da Zona Rural que é um evento que a cada ano vem tendo um sucesso na parte de público que se faz presente aos jogos, bem como, na qualidade técnica das partidas.

Apelo à nação
O vice-presidente do Atlético Cajazeirense de Desportos, Eduardo Big Boy, que neste momento é o grande responsável pela participação do clube no campeonato paraibano na categoria Sub 19, através do programa Diário Esportivo da TV Diário do Sertão, fez um apelo aos abnegados torcedores do Mais Querido do Trovão para que estes possam colaborar comprando as carteirinhas da sorte ao preço de R$ 10,00 (dez reais) e as camisas oficiais do clube ao preço de R$ 100,00 (cem reais) cada. O dinheiro arrecadado com essa venda servirá para cobrir as despesas do time nesta competição.

BOLA DENTRO
Para mais um trabalho nas categorias de base do Atlético Cajazeirense de Desportos. Trata-se do time Sub 15 que está entregue a Ciê. É o caminho do Trovão azul. Parabéns aos envolvidos. Isso vale uma NOTA 10!

BOLA FORA
Para o choro dos argentinos na derrota 2 a 0 para o Brasil com relação a arbitragem. A culpa foi de Daniel Alves que matou com muita capacidade técnica os hermanos. Choro NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: