header top bar

José Anchieta

section content

O clamor por água

13/05/2016 às 21h11 • atualizado em 16/05/2016 às 21h14

O clamor por água

Por José Anchieta

A semana que se encerra foi marcada por um grito por água da população da zona norte de Cajazeiras. Nos últimos dias, as reclamações ecoaram nas emissoras de rádio, com os moradores das partes mais distantes do centro, manifestando um quadro de intolerância. Segundo denunciam, a água não jorra nas torneiras das residências, há quinze dias, deixando muita gente em situação desesperadora.

A zona norte da cidade, aliás, é uma das que mais sofrem com o racionamento posto em prática, há alguns meses. Com as manobras para o abastecimento, a água chega com menos força às partes mais altas. Mas, o problema se agravou ainda mais em virtude de rompimentos na tubulação, segundo explicou a própria Cagepa local.

Esse quadro expõe ainda mais a realidade hídrica da região, especificamente, de Cajazeiras, cujo seu principal manancial, Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), não recebeu recarga suficiente para garantir o abastecimento da cidade sem o racionamento, apesar do inverno acima da média histórica.

Pois bem, com o açude Engenheiro Avidos ainda apresentando volume crítico, pouco mais de 20 milhões de metros cúbicos, que significa 8% apenas de sua capacidade de reserva, a população cajazeirense continua com problemas de abastecimento e correndo riscos de colapso em caso de invernos irregulares daqui pra frente.

O alerta precisa continuar, principalmente junto aos órgãos competentes, visando os cuidados com a gestão da água, e ainda, junto aos governantes para as ações de emergência consideradas essenciais, a exemplo das chamadas adutoras de engate rápido e dos programas de perfuração de poços e construção de barragens. Nesse sentido, a obra da adutora de Lagoa do Arroz parta abastecer a zona norte precisa ser concluída para minimizar a situação.

O reservatório de Lagoa do Arroz, inclusive, foi o que teve uma recarga mais significativa, e está com 21% de sua capacidade de armazenamento, o que representa um volume superior a 17 milhões de metros cúbicos. O abastecimento da zona norte também deverá ser com racionamento, para se evitar desperdício. Essa água também vai ser utilizada por outras cidades da região sertaneja. Espera-se, portanto, providências para pelo menos amenizar o sofrimento da população.

Perigo nas estradas

Motoristas e populares que trafegam diariamente pelas estradas da região continuam reclamando de buracos e animais na pista, colocando em risco a vida de todos. O caso mais reclamado, ultimamente, é o da PB 393, que liga os municípios de Cajazeiras a São João do Rio do Peixe. Essa estrada, segundo denunciam, está em péssimas condições, exigindo providências urgentes por parte da Residência do DER de Cajazeiras.

Estrada de Boqueirão

A estrada que dá acesso ao Distrito de Boqueirão de Piranhas também está em péssimas condições de tráfego. Motoristas e pessoas da comunidade têm protestado, inclusive, com interdições, chamando a atenção das autoridades competentes.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: