header top bar

George Wagner

section content

O Espírito é meu ser

28/10/2010 às 10h54

Conhecidos popularmente como “alma”, “assombração” ou “visagem”, os Espíritos nada mais são do que os seres inteligentes da Criação que povoam o Universo tanto no mundo espiritual como no mundo material (planeta Terra).

Por ser este um assunto muito complexo e profundo, posso falar da forma mais simples possível, que poderíamos associar o Espírito como sendo uma energia, um raio de luz por exemplo.

Geralmente as pessoas confundem bastante alma com Espírito. Alma é o Espírito encarnado (que está num corpo), nós somos uma alma encarnada em um corpo. Já o Espírito é aquele que se libertou do corpo carnal, que desencarnou (morreu).

Perispírito
Além do Espírito, somos formados de um corpo material que é temporário e do perispírito que é o laço intermediário entre corpo e Espírito, dá forma humana ao Espírito após a morte e participa da imortalidade da alma sendo inseparável desta. Quanto mais elevado e puro for o Espírito, este envoltório (perispírito) será mais claro e leve, entretanto se o Espírito ainda estiver ligado às coisas terrenas e tiver más índoles, o seu perispírito será mais pesado e grosseiro.

Somos Espíritos imortais
Todos nós somos Espíritos imortais e um dia iremos deixar o corpo de carne perecível que habitamos neste mundo. Desta forma, Espírito, perispírito e corpo humano são expressões usadas no Espiritismo e formam um todo indivisível, que se unem a partir da constituição do corpo humano, durante a vida material e se desfaz na hora da morte desse mesmo corpo.

Segundo a questão de “O Livro dos Espíritos”: Visto que existem dois elementos gerais no Universo – o elemento inteligente (Espírito) e o elemento material (corpo humano) – pode-se dizer que os Espíritos são formados do elemento inteligente como os corpos imóveis são formados do elemento material?"

Resposta:- "Evidentemente; os Espíritos são partes do princípio inteligente (Criação), como os corpos são partes do princípio material. A época e o modo dessa formação dos Espíritos é que não nos é possível saber".

O Espírito não é, pois, um ponto, uma abstração, ou alguma coisa imaginária; é um ser limitado e circunscrito, ao qual só falta ser visível e palpável (que se pode pegar), para se assemelhar aos seres humanos. Ou seja, o Espírito após a morte sabe que possui a sua individualidade e consequentemente que existe.

Muitas pessoas não acreditam na comunicação
Muitas pessoas admitem a existência dos Espíritos, mas não acreditam que é possível a comunicação com estes seres imortais, pela razão de admitirem de que seres imateriais não podem atuar sobre a matéria, o que não é verdade, pois os próprios Espíritos é que pedem para se comunicar com os encarnados (vivos), mas são as pessoas que não aceitam este fato que é realidade. O Espírito é energia, por isso também somos energia, então é dessa forma que o Espírito se comunica, pela energia transmitida, que dá se o nome de Fluido Cósmico Universal.

Saudades
Os Espíritos estão por toda a parte, habitam o universo e muitos vêm ver os seus familiares, pois a saudade não é somente dos parentes e amigos que ficaram neste mundo, mas do próprio Espírito, que também sente a dor da separação que é temporária, pois todos um dia se reencontrarão no mundo espiritual.
Esta dúvida assenta na ignorância da verdadeira natureza dos Espíritos, dos quais em geral fazem idéia muito falsa, supondo-os erradamente seres abstratos, vagos e indefinidos, o que não é verdade.

A Criação é permanente
Segundo o “Livro dos Espíritos”, a Criação dos Espíritos é permanente, pois Deus jamais deixou de criar. Entretanto, a época, o modo, como e porque essa formação dos Espíritos se atuou é que são desconhecidos, mas um dia, quando o homem atingir sua evolução perfeita, saberá de todos os Mistérios Divinos.

Os Espíritos são a individualização do princípio inteligente como os corpos são a individualização do princípio material.

Diferenças
Para os Espíritos elevados ( de boa natureza), a felicidade eterna é mil vezes preferível aos prazeres passageiros da Terra.

Só os Espíritos inferiores (de má natureza e que muita gente confunde com demônios, o que não existe) podem sentir saudades de gozos, que perderam deixando a Terra, pois pela natureza impura qual a deles, a falta dos prazeres mundanos acarretam o seu sofrimento.

Consciência e Educação de sentimentos
É importante que as pessoas trabalhem os seus maus sentimentos, excluam o egoísmo de suas vidas, e façam uma auto-educação, para terem consciência de que são seres imortais (Espíritos) em processo evolutivo, e então, a partir deste momento poderão saber que as suas más tendências podem ser trabalhadas para se educarem, com o objetivo de se tornarem pessoas melhores, pois o principal objetivo de estar na Terra é para aprender a ser bom e seguir a mensagem do Cristo.

No momento em que estivermos certo da idéia de que a verdadeira felicidade está nas coisas mais simples e no Amor, de que a nossa essência é Deus, pois somos criados por um Ser Supremo, somos partes Dele, e de que é necessário excluir o orgulho o egoísmo, que só traz apego às coisas inferiores e às paixões materiais, e consequentemente à infelicidade, estará consciente da verdadeira essência de ser neste mundo.

Para quem não é Espírita ou não acredita
Amigo leitor, para você que não é Espírita ou não acredita no Espiritismo, mas que leu a coluna, gostaria de deixar bem claro, que nós Espíritas não somos ou não pretendemos ser os donos da razão, pois somente DEUS é o dono da verdade. Não pretendo atingir ou abalar a fé de qualquer religião, pois todas as religiões que levam à Deus e ao caminho do BEM são importantes. Então, há muitas coisas que para nós não é possível saber ou entender em sua essência, mas é preciso que sejamos mais observadores para termos noção da nossa missão na Terra, que é a busca à DEUS, o BEM e a CARIDADE  AO PRÓXIMO em seu maior sentido.

Vozes do Espírito

A Natureza é minha Mãe.
O Universo é meu Caminho.
A Eternidade é meu Reino.
A Imortalidade é minha Vida.
A Mente é meu Lar.
O Coração é meu Templo.
A Verdade é meu Culto.
O Amor é minha Lei.
A Forma em sí é minha Manifestação.
A Consciência é meu Guia.
A Paz é meu Abrigo.
A Experiência é minha Escola.
O Obstáculo é minha Lição.
A Dificuldade é meu Estímulo.
A Alegria é meu Cântico.
A Dor é meu Aviso.
A Luz é minha Realização.
O Trabalho a minha Benção.
O Amigo é meu Companheiro.
O Adversário é meu Instrutor.
O Próximo é meu Irmão.
A Luta é minha Oportunidade.
O Passado a minha Advertência.
O Presente a minha Realidade.
O Futuro a minha Promessa.
O Equilíbrio é minha Atitude.
A Ordem é minha Senha.
A Beleza é meu Ideal.
A Perfeição é o meu Destino.
O ESPÍRITO É MEU SER.
DEUS É MEU VIVER.

Chico Xavier

George Wagner

George Wagner

Radialista profissional, formação em História pela UFCG e acadêmico do curso de Direito também pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Campus III, de Sousa. Apresenta o Jornal da Manhã da Progresso AM, das 7h00 as 9h00 e o Observatório Político, das 18hs00 as 19hs00. (Contato: 8826-6952) Twiiter: @george_wagner

Contato: [email protected]

George Wagner

George Wagner

Radialista profissional, formação em História pela UFCG e acadêmico do curso de Direito também pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Campus III, de Sousa. Apresenta o Jornal da Manhã da Progresso AM, das 7h00 as 9h00 e o Observatório Político, das 18hs00 as 19hs00. (Contato: 8826-6952) Twiiter: @george_wagner

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: