header top bar

Reudesman Lopes

section content

O futebol de Cajazeiras em fatos e fotos (parte 1)

02/10/2021 às 00h11

Coluna de Reudesman Lopes. (Boletim dos anos 50 anunciando um jogo do Atlético de Cajazeiras).

Por Reudesman Lopes

Prezados leitores, nas próximas edições desta coluna, vamos mostrar através das matérias semanais a riqueza do acervo que construímos ao longo do tempo da história do futebol da terra do Padre Rolim. Por ser um eterno apaixonado a trabalhar nesta área sinto-me cada vez mais gratificado em levar a você caríssimo leitor tudo que colhemos ao longo de décadas de pesquisa, garimpando a nossa memória para que ela não seja, no futuro, esquecida pelas gerações que nos sucederão.

Na matéria desta edição que abre está mostra o destaque fica para um folhetim que, nos anos 50 servia como uma propaganda já que a época esse era o único instrumento divulgador de um evento futebolístico em Cajazeiras e região. O folhetim bem redigido e dentro dos padrões de uma publicidade muito chamativa mostra-nos a força que era o Atlético Cajazeirense de Desportos na era do amadorismo, fala que o jogo será uma revanche já que o “Vingador dos sertões paraibanos”, como assim fora denominado o time cajazeirense, havia imposto ao adversário, o Usina Ceará, uma goleada pelo placar de 4 a 1.

O que também nos chama atenção é que pelo lado do time cearense os destaques ficam por conta dos antigos atleticanos: Zezé, Doca e Nêgo. O jogo tem tamanha importância que até o comércio fechará às suas portas para que todos os desportistas possam participar da partida torcendo pela “Academia de Craques” que era o Atlético Cajazeirense de Desportos.

Acredito que estamos diante de um “documento” histórico que guarda e mostra a memória de como uma partida de futebol naqueles idos era anunciada para levar os seus adeptos até o estádio. Pois bem, são peças desta magnitude que estão e estarão à sua disposição para que você possa entender o gigantismo que é ter em mãos um acervo tão impressionante como Cajazeiras tem.

Fundamental, falo, fundamental que isso seja reconhecido pelos poderes públicos e seus órgãos e entidades, pela sociedade, educadores, historiadores, como parte da história desta cidade, precisamos desta valorização. O jogo do resgate de uma história de uma memória está apenas começando, o ponta pé foi dado, agora é participar com a leitura e sua divulgação.

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

CRISE

VÍDEO: Padre de Cajazeiras lamenta aumentos constantes e inflação alta: “Nosso povo está caindo de fome”

ORGULHO SERTANEJO

VÍDEO: Disputando com professores de todo Brasil, cajazeirense de escola pública vence prêmio nacional

COMPARANDO

VÍDEO: Fábio Tyrone culpa chuva por buracos em Sousa e diz que Nova York e Paris têm o mesmo problema

PROBLEMA PERSISTE

VÍDEO: Há mais de 2 anos com esgoto estourado, moradores de Sousa pedem socorro: “A gente vai morrer”

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

Recomendado pelo Google: