header top bar

Reudesman Lopes

section content

O futebol de Cajazeiras em fatos e fotos (parte 2)

08/10/2021 às 22h10

Coluna de Reudesman Lopes.

Por Reudesman Lopes

Prezados leitores, na matéria desta edição (parte 2) o destaque fica para mais um folhetim que, nos anos 50 servia como uma propaganda já que a época esse era o único instrumento divulgador de um evento futebolístico em Cajazeiras e região. Essas partidas amistosas se realizavam com muita frequência já que praticamente poucos eram os torneios e ou campeonatos realizados, esses jogos serviam como atrativos para os futebolistas, bem como para movimentar o futebol nas suas cidades e regiões.

Desta vez o Atlético Cajazeirense de Desportos fará um amistoso contra o Fluminense da cidade de Patos que a época era o grande time da morada do sol e no grupo de jogadores muitos daqueles que marcaram a sua história e da cidade patoense no cenário do futebol nordestino.

Como apresentado no folhetim, destacamos: o fantástico goleiro Canário, Aderaldo e Toinho, estes os melhores ponta de lança da região, Agnelio o homem gol da seleção de Patos, o extraordinário zagueiro Pedrinho.

Comandada pelo treinador José Gonçalves o Atlético Cajazeirense de Desportos terá como seu principal atrativo a mostrar aos seus torcedores o excelente goleiro Agostinho que chegava de João Pessoa onde atuou pelo Auto Esporte para jogar no gol do time cajazeirense.

A partida será um desfile de craques com os melhores jogadores das cidades de Patos e Cajazeiras. Chama atenção os preços dos ingressos e o local onde os torcedores estarão assistindo a partida. Naquele momento os torcedores de melhor poder aquisitivo adquiriam os seus ingressos para assistirem o jogo sentado na pista.

Todo esse acervo que estamos mostrando aos nossos leitores de documentos impressos, estão fazendo parte das importantes peças que estão a traduzir a memória e a história do futebol de Cajazeiras e desta vasta região do sertão nordestino e muito breve estarão sendo disponibilizadas no Museu do Futebol de Cajazeiras, para tanto as providências com relação à estrutura deste estão sendo tomadas.

Como sempre falei e estou a falar, Cajazeiras tem um valoroso, rico e extraordinário acervo que precisa ser cuidado e fundamentalmente tem que acontecer por parte das nossas autoridades uma vontade política de apoiá-lo dando-lhe, no mínimo, uma estrutura física, para que tudo esteja ao alcance da sociedade cajazeirense e, demais interessados em conhecer e entender a história da terra do Padre Rolim e do seu futebol.

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

CRISE

VÍDEO: Padre de Cajazeiras lamenta aumentos constantes e inflação alta: “Nosso povo está caindo de fome”

ORGULHO SERTANEJO

VÍDEO: Disputando com professores de todo Brasil, cajazeirense de escola pública vence prêmio nacional

COMPARANDO

VÍDEO: Fábio Tyrone culpa chuva por buracos em Sousa e diz que Nova York e Paris têm o mesmo problema

PROBLEMA PERSISTE

VÍDEO: Há mais de 2 anos com esgoto estourado, moradores de Sousa pedem socorro: “A gente vai morrer”

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

Recomendado pelo Google: