header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

O futebol de Cajazeiras em Fatos e Fotos (Parte 6)

05/11/2021 às 22h11 • atualizado em 06/11/2021 às 23h39

Coluna de Reudesman Lopes.

Por Reudesman Lopes

Em 1969 um grupo de desportistas resolve fundar um novo clube de futebol em Cajazeiras, nascia desta feita o Sporte Clube Cajazeiras. A ideia inicial era ver este clube participando do Campeonato Paraibano de Futebol, e ter Cajazeiras participando do nosso estadual com um representante desta terra. Para tanto o clube investiu muito em contratações que em sua quase totalidade eram jogadores de outros centros e conseguiu formar um time muito forte e de uma capacidade técnica coletiva e individual que impressionava a todos que o via atuar. Logo, o Sporte Clube Cajazeiras conseguiu uma legião de torcedores enorme e onde o time se apresentava o estádio lotava a sua capacidade de público.

Quando das suas apresentações em Cajazeiras, no Estádio Higino Pires Ferreira o time se mostrava quase imbatível. Naquele momento o Sporte fez muitos e belos amistosos com equipes do mais alto gabarito a exemplo do Campinense Clube da Paraíba que ostentava um time campeão paraibano e o Fortaleza com estrelas renomadas no cenário do futebol nordestino e nacional.

O Museu do Futebol de Cajazeiras possui em suas peças do seu acervo inúmeros documentos que provam a força deste clube que praticava o futebol amador marrom (uma alusão aqui a times que não sendo profissionais, mesmo assim pagavam aos seus atletas), também possui uma camisa tricolor do clube.

Lamentavelmente o objetivo de torna-lo o nosso primeiro clube profissional não aconteceu, pois, houve por parte da Federação Paraibana de Futebol uma oposição fortíssima a este desejo dos dirigentes do time cajazeirense, mas, os documentos estão aqui para comprovarem o quanto os seus fundadores lutaram para ver este sonho se realizar. Mas, a história, que hoje estamos a narrar sobre está equipe e os seus dirigentes engradece tudo aquilo que eles fizeram em favorecimento ao futebol de Cajazeiras.

Prezados amigos, vocês que estão lendo e nos incentivando desde quando começamos a mostrar aqui na nossa coluna toda essa valiosa história percebem o quão é importante que possamos manter e preservar essa memória, dai meu apelo para que possamos “segurar” o Museu do Futebol de Cajazeiras e que nossas autoridades entendam o quanto ele é valioso para a história da terra do Padre Rolim.

Ata da fundação do Esporte Clube Cajazeiras.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: