header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

O futebol de Cajazeiras em Fatos e Fotos (Parte 7)

12/11/2021 às 08h52

Coluna de Reudesman Lopes. (Foto: Sociedade Esportiva Sousa - arquivo).

Por Reudesman Lopes

A história do futebol no alto sertão paraibano se constitui e é marcada por uma tremenda rivalidade entre Cajazeiras X Sousa ou Sousa X Cajazeiras. Na verdade essa “rixa” vem de muito longe, diria eu que desde os primórdios do futebol cá por essas bandas. Mas, vou ficar aqui, pelo menos neste momento, para destacar os grandes jogos que acontecia, aqui no Estádio Higino Pires Ferreira e lá no inesquecível Estádio Antônio Mariz, entre as equipes do Santos Esporte Clube de Sérgio David e a Sociedade Esportiva Sousa de Sinval Gonçalves.

Desfile de craques, do lado cajazeirense tínhamos o fenomenal Francinaldo ou Seu Né ou Jackson Bandeira no gol, os zagueiros GG e Batista, no meio campo Fuba, Mucuin e Perpétuo e lá na frente, Lepitácio, Blu e Bil meu fi. Do lado de lá o fantástico Marcelo no gol, Pelim, Zamba, Chico de Dalva, Edilson, Bubu, Carestia e Butijinha.

Que tempo bom, momentos históricos do amadorismo no sertão que traduzem a beleza daquilo que chamamos de “futebol romântico” onde o que prevalecia para todos era o futebol a ser apresentado cada um buscando o seu melhor. Nada de jogar por dinheiro, tudo era feito com muito amor pela cidade e pelo clube. Como é gratificante e emocionante voltarmos neste “túnel do tempo” e abrir a memória para mostrar o “ontem”.

Hoje, aqui neste espaço trago para lhes mostrar mais uma peça do acervo do Museu do Futebol de Cajazeiras, de um documento histórico daquela época, nada mais que um “contrato particular” que se fazia entre o presidente do Santos, Sérgio David e o presidente da Sociedade, Sinval Gonçalves, para uma partida entre estas duas equipes. O documento que lhes apresento mostra detalhes de um grande clássico entre duas cidades e dois importantes clubes do futebol amador e tudo isso de uma forma oficial, assim era o nosso futebol.

Contrato Particular que era feito entre os presidentes das equipes para realização do jogo.

Aqui, mais uma vez, mesmo suspeito que somos, relato a importância que é o Museu do Futebol de Cajazeiras, portanto, esperamos que as nossas autoridades entendam a grandeza que é a preservação da história e da memória do futebol da terra do Padre Rolim e não deixem o Museu do Futebol de Cajazeiras ser desativado.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: