header top bar

Reudesman Lopes

section content

O futebol de salão de ontem e, hoje o futsal

06/05/2022 às 20h39 • atualizado em 06/05/2022 às 20h45

Coluna de Reudesman Lopes (Foto: equipe do Hait TG - arquivo pessoal).

Por Reudesman Lopes

O Secretário de Esportes, Adriano da Vila Nova, acabou de nos enviar notícias dando conta que a partir do dia 16 de maio estarão sendo iniciadas as inscrições dos clubes que desejarem participar de mais um Campeonato Municipal de Futsal de Cajazeiras.

Ao me deparar com a logomarca que informa detalhes desta competição, logo me passou um filme do ontem e do hoje desta modalidade tão querida e amada pelos desportistas e como aconteciam os campeonatos e torneios que sempre estavam a lotar a Quadra da AABB e a quadra do Tiro de Guerra, para quem não acompanhou este processo lá nas antigas, estas quadras eram as únicas que recebiam os jogos oficiais, mesmo porque, tínhamos também a quadra do Colégio Diocesano, mas, acredito pela sua dimensão em comprimento e largura, ela não passava no crivo dos dirigentes do salonismo local que a entendiam muito grande.

Jogar na Quadra do TG era espetacular, muito central, quando dos seus jogos ela ficava apertadinha para quem estava a ver o jogo e principalmente para quem estava jogando, sempre entendi como sendo uma quadra charmosa.

Jogar na AABB era uma pompa, representava uma quadra especial pelo seu piso e dimensão, o espaço era fenomenal. São memórias que nos remete aos grandes clubes do salonismo cajazeirense, cito: O fantástico Líbano, o Comercial, a AABB, o Haity TG, nestes clubes muitos craques que jogavam no futebol de campo a exemplo de João Batista, Francinaldo, Perpétuo, Genival, Pato, FonFon, Zé de Nezim, Fuba.

Depois veio o momento do SAAD um time que empolgava a quem o via assistir, nele craques da bola pesada, Darlan, Nenem Mãozinha, Nilsinho, Nenem de Nazaré. Vi muitos jogadores de qualidade técnica impressionante: Cié era um deles, outro era Nena Marques, Saulo Guerra, esse encantava a todos, vou ficar apenas nestes três mas a lista é enorme.

Muitas saudades de grandes campeonatos e dos torneios das semanas universitárias. Atualmente com a bola muito maneirinha ainda temos boas equipes, bons jogadores em Cajazeiras e os campeonatos municipais a cada ano vem ganhando muita competitividade.

O fato é que o salonismo em Cajazeiras continua vivo, sendo muito praticado e as escolas são as formadoras dos talentos que estamos a ver em nossas competições. Destaco também que as escolinhas desta modalidade estão cada vez mais ganhando adeptos e o trabalho de base começa a ganhar força neste desporto com a procura pelas crianças, jovens e adolescentes. Viva o futebol de salão de ontem e o futsal de hoje.

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

CRISE

VÍDEO: Padre de Cajazeiras lamenta aumentos constantes e inflação alta: “Nosso povo está caindo de fome”

ORGULHO SERTANEJO

VÍDEO: Disputando com professores de todo Brasil, cajazeirense de escola pública vence prêmio nacional

COMPARANDO

VÍDEO: Fábio Tyrone culpa chuva por buracos em Sousa e diz que Nova York e Paris têm o mesmo problema

PROBLEMA PERSISTE

VÍDEO: Há mais de 2 anos com esgoto estourado, moradores de Sousa pedem socorro: “A gente vai morrer”

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

Recomendado pelo Google: