header top bar

José Anchieta

section content

O nível dos debates políticos

20/02/2016 às 16h12 • atualizado em 24/02/2016 às 18h28

Por José Anchieta

A campanha política nem começou ainda, mas grande parte da população cajazeirense já se sente incomodada com o nível das discussões registrado nas emissoras de rádio e redes sociais. Isso já vem acontecendo há alguns dias, mas ganhou uma dimensão bem maior depois da exibição da matéria do Fantástico sobre a Operação Andaime, que movimentou o cenário político local e regional, e ainda continua repercutindo.

Na verdade, as pessoas decentes que pensam e se preocupam com o destino político e administrativo de Cajazeiras, têm razão em se indignar com determinadas posições, que só depõem contra as melhores tradições culturais e educacionais da terra do Padre Rolim. Muitos filhos de Cajazeiras residentes aqui ou fora da cidade têm externado essa insatisfação, cobrando ética e decência de determinados protagonistas do debate político local.

A cidade que tem sua origem num colégio e cresceu sob a inspiração da fé e do saber, não pode ser palco de acontecimentos de depõem contra a sua própria história. Seus filhos clamam por respeito e dignidade. E é esse o sentimento que se irradia, ultimamente, para se cobrar fidelidade aos princípios éticos e morais, transmitidos pelo emérito educador, e que se refletiram nas letras, nas artes, na religiosidade, no jornalismo e nos diferentes segmentos de atividades da sociedade.

Pois bem, o debate político precisa acontecer, e é fundamental para o exercício da vida democrática. Nesse sentido, a reportagem do Fantástico deu mais uma contribuição para que todos tomem conhecimento de atos que estão sendo investigados pelo Ministério Público. Até aí, nada de mais, e muito bom, porque há, segundo as denúncias, muito dinheiro público em jogo. Por que não apurar? Por que não divulgar?

Na campanha eleitoral, esse e outros assuntos, certamente, estarão em pauta, o que é normal. Afinal, as disputas locais sempre são marcadas por muito acirramento. O que não soma é o jogo de baixarias e de ataques pessoais, que não contribuem em nada para os avanços que a sociedade tanto reclama.

A campanha precisa ser pautada por cobrança de transparência na aplicação dos recursos públicos e por propostas de projetos para solução dos grandes problemas vividos pela cidade, principalmente no setor de saúde, onde se registra muito sofrimento da população mais pobre, em virtude das deficiências apresentadas pela rede pública.

Nesse sentido, a sociedade cajazeirense precisa exercer um papel de vigilância, exigindo da classe política foco nas questões fundamentais para o desenvolvimento local e regional. É preciso discutir propostas para o enfrentamento dos problemas e grandes desafios, tais como: conclusão do aeroporto regional, construção do hospital federal, investimentos na melhoria da mobilidade urbana e projeto de revitalização do açude grande, além de tantos outros pontos importantes, que estão esquecidos neste momento de efervescência política. Os cajazeirenses e cajazeirados, portanto, esperam por uma discussão de alto nível, com resultados positivos para a vida de todos.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: