O papel do professor de Educação Física
Por Reudsman Lopes
O dia do professor de Educação Física, originalmente, era celebrado no dia 15 de junho. Porém, com a regulamentação da profissão, através da Lei Federal 9.696/98 e a criação dos Conselhos Estaduais e Federal, no dia 1º de setembro, a comemoração foi transferida para esta data.
A essência da Educação Física (EF) é o movimento, talvez por essa razão ela sempre esteve presente nas nossas vidas, desde os tempos das cavernas. Até mesmo por questão de sobrevivência: nadar, correr, saltar, lutar. O meio escolar, tem sido o local mais fértil, para os avanços e retrocessos, o professor assumiu o papel de educador físico, deixando de atender as necessidades da formação geral do ser humano, passando a procurar talentos esportivos. Educamos com o corpo e não educamos o corpo, a uma diferença. A ciência que trata do movimento incluiu o esporte dentre suas responsabilidades. Podemos trabalhar a inclusão social focando as pessoas portadoras de necessidades especiais. O esporte, de uma forma geral foi dignificado pelos gregos, deformado pelos romanos, esquecido na época medieval e alavancado por COUBERTIN, porém atualmente está sendo transformado em objeto de propaganda política, e aí a utopia humanista, que considera o esporte capaz de colaborar com uma sociedade mais digna, fraterna e o homem mais humano, aos poucos vai se perdendo.
O profissional de Educação Física estuda várias disciplinas relacionadas à sua área, como Sociologia, Biologia, Anatomia, Direito Esportivo, Educação Física Adaptada, entre outras, mas no âmbito escolar, vê impedido de ministrar outras atividades que não sejam o futebol, o voleibol, handebol. Na escola, trabalhamos com a formação do cidadão, atleta é conseqüência. Esse papel é para os Centros de Excelências.
O campo de atuação dos profissionais de Educação Física cresceu bastante nos últimos anos. A gestão esportiva ganha espaço a cada dia, programa de combate à obesidade para crianças e adultos estão sendo desenvolvidos, a Ginástica Laboral, Pilates, a preparação física de atletas , tornou-se mais específica. Mesmo com muitas difilcudades, os portadores de necessidades especiais já ocupam espaço. O trabalho de prevenção aos males da sociedade moderna é do profissional em Educação Física. No Brasil, através da elaboração de políticas públicas e vontade política, o profissional de Educação Física terá um papel de suma importância para a resolução da questão social, na prevenção ao uso de drogas, teremos uma Educação Física Escolar voltada para proposta pedagógica das escolas e nas séries iniciais, entre outros benefícios.
Atlético começa “garimpo” para 2010 e amadores são o alvo
O presidente do Atlético Cajazeirense de Desportos, Nirvan Furtado, começou a colocar em campo e para valer o seu estilo de trabalho que dará muito certo com a forma de pensar do seu vice, Narcizão. Adepto do chamado “olho clínico”, Narcizão recebe neste momento um reforço de peso para levar adiante a sua filosofia quanto à formação de um time de futebol, valorizar e buscar jogadores “não viciados”, jovens valores. Assim sendo, o Atlético já está planejando a realização de dois peneirões em cidades interioranas do Estado do Ceará, entretanto, estes meios de observação e cata de novos valores deverá ganhar cidades do interior do Rio Grande do Norte, Pernambuco e aqui mesmo do nosso Estado da Paraíba. Como se vê o Trovão Azul do Sertão que fortificar as suas raízes para o Campeonato Paraibano de 2010 no chamado “bom e barato”.
Base ganhará atenção especial
Acordando para a realidade, é assim que a nova direção do Mais Querido do Sertão começa a entender prioridades para a reestruturação do time com vistas à descoberta e formação de jovens jogadores para o clube e óbvio para o mercado do futebol. Pensando assim, os dirigentes estão estruturando e viabilizando um conjunto de ações para o lançamento dentro em breve de um ousado projeto que contemplará um grande investimento para as Divisões de Base do Atlético Cajazeirense de Desportos. O professor cajazeirense, Joaquim Alves Neto, que já coordenou as divisões de base do Fortaleza, como profundo conhecimento e competência de causa, colocou-se a disposição do Trovão Azul do Sertão e deverá ser o orientador do futuro coordenador das categorias de base do Atlético.
BOLA DENTRO
Para Lica Lopes. Minha eterna Mãe Velha. Neste dia 1 de setembro ela completou 99 aninhos de idade. Ao lado de Deus ela continua a nos olhar em oração. Aqui estamos nós coberto de lembranças e saudades. Mãe você continuará sempre a nossa NOTA 10!
BOLA FORA
Para nós profissionais da Educação Física. Pelo segundo ano consecutivo passamos em branco. Nenhum ato, nenhuma programação. Será que não merecemos? Eu tentei, mesmo assim a nossa NOTA é 0!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário