header top bar

Francisco Inácio Pita

section content

O propósito é vencer sempre

10/10/2023 às 12h15

Coluna de Francisco Inácio Pita

Por Francisco Inácio Pita – O Dr. Wilson José de Miranda Lima, um exemplo de luta e dedicação ao estudo, é mais um piranhense que venceu várias etapas na vida com sucesso. A sua mais recente conquista foi defender com sucesso e ser aprovado na tese de doutorado pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB, em 29 de setembro de 2023. “O tempo passa e a idade avança” (autor desconhecido), nascido em 14 de março de 1993 em São José de Piranhas, Paraíba, Dr. Wilson começou a estudar ainda muito criança e sempre foi muito dedicado aos seus estudos, procurou ser um aluno exemplar em todas as instituições de ensino por onde passou, desde do ensino fundamental, ensino médio e superior. Ligando o seu talento com a grande vontade de vencer, Dr. Wilson sempre teve em sua frente a vontade de vencer através dos estudos, foi muito beneficiado por Deus, que esteve e vai continuar em seus projetos lhe auxiliando com muita luz e sabedoria para seguir o caminho certo.

Desde da conclusão do ensino fundamental em São José de Piranhas na Escola Nossa Senhora da Conceição, o ensino médio na Escola Nossa Senhora de Lourdes em Cajazeiras, Ciências Biológicas na Universidade Federal da Paraíba, UFPB campus I em João Pessoa, Especialista em Anatomia e Patologia Associada pela Faculdade Integrada 2015, Mestre em Biologia Aplicada à Saúde (área de concentração: oncologia – câncer de mama) pela Universidade Federal de Pernambuco em 2017 e Doutorado em Odontologia (área de concentração: Histopatologia e morfologia dos tecidos buco maxilo faciais) pela Universidade Federal da Paraíba em 2023.

Atualmente o Dr. Wilson é docente de Anatomia Humana dos cursos de Odontologia e Fisioterapia do UNIESP Centro Universitário, membro da Comissão Científica e do Núcleo Docente Estruturante do curso de Fisioterapia e também membro do Colegiado do Curso de Odontologia. É coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Anatomia Humana – GPEAH, da mesma instituição. Também atua como Técnico concursado do Laboratório/Área no Laboratório de Anatomia Humana do Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, em João Pessoa.

Morando atualmente em João Pessoa, Dr. Wilson ainda continua com a mesma vontade de crescer, sem deixar de lado a sua forma humilde, tem muita responsabilidade como professor de Anatomia, procura sempre estar atualizado, pesquisando todos os conteúdos em diversas formas pedagógicas para transmitir aos seus alunos. Sem dúvidas, com essa nova forma didática que ele vem aplicando, tem conquistado o interesse de aprender da parte de seus alunos. Muitos de seus educandos até chegam a publicar em suas redes sociais que conseguiram captar e gostar de anatomia, graça a forma didática e diferenciada do professor Dr. Wilson Lima.

A sua força e o interesse de progredir em seu trabalho no laboratório de Anatomia da UFPB também não é diferente, fazendo jus à sua função naquele departamento e cumprindo à risca a sua missão com responsabilidade e dedicação.

Aos nossos jovens que pensam em crescer, nunca esqueçam de lembrar, que a melhor forma de vencer com sucesso é através dos estudos. Dessa forma, você vai conseguir a sua independência financeira e social, sem precisar de viver ao lado de gestores que castram o seu direito político de livre escolha de seus representantes. Lembre-se sempre, as dificuldades devem aparecer, mas o correto é lutar para vencê-las e enfrentá-las em todos os obstáculos que cruzarem seu caminho com coragem e dedicação. Siga firme sempre com humildade. O seu sucesso depende de outras pessoas, mas com a presença de Deus em primeiro lugar e a sua força de vontade individual, vencerá as barreiras que aparecem em sua trajetória. O segredo principal é o amor, e logo em seguida, vem a sua dedicação plena em lutar com modéstia para vencer algumas barreiras que vão sempre aparecer em seu caminho. Nunca esqueça, em tudo que vamos fazer, sempre tem algo adverso, precisamos apenas encontrar a forma de solucionar da maneira correta e sem prejudicar ninguém, e certamente aparece o caminho certo.

Utilizando uma frase do radialista cajazeirense Paulo Feitosa de saudosa memória, “o segredo é só amar”. O nosso destino é seguido no passar do dia a dia, mas precisamos estar atentos e dedicados, e para quem tem fé, nunca esqueça de colocar Deus na frente, a grande luz espiritual para lhe conduzir com maestria e tranquilidade. Para quem não tem fé em Deus, siga a sua trajetória da sua forma, quem sou eu para exigir de ninguém qualquer forma de vida. Todos têm o direito de viver da forma que melhor lhe convier, desde que a sua forma de vida não subtraia ou estrague o direito das outras pessoas. O melhor caminho é seguir à risca a sua vida respeitando a todos com dedicação e sabedoria, amém. Que o Grande Arquiteto do Universo, possa nos seguir com a sua luz divina, nos iluminando e coordenando todos os passos do nosso dia a dia.

Apresentação em versos sobre o tema acima narrado.

A vivência da vida é Deus quem manda
de uma forma que convém ser respeitada
a sua luz é bem clara e faz crescer
o bom projeto da nossa caminhada
o seu sucesso depende da sua luz
escolha o caminho que lhe conduz
pra ter em seu futuro a garantia
a humildade está em primeiro plano
sem isso poderá surgir o engano
e precisamos encontrar sabedoria.

Dr. Wilson viveu sempre em harmonia
e estudou com muita dedicação
sempre teve interesse em crescer
como fonte de grandeza e projeção
trabalhou e conseguiu independência
a liberdade de sua sobrevivência
sem prejudicar o caminho de ninguém
com a força de Jesus em sua ação
procurou ser sempre bom cidadão
e viver no caminho para o bem.

Deus só manda para nós o que convém
com o direito de lutar constantemente
sempre vem boa luz que contagia
e nossa vida será boa certamente
nunca esqueça de amar no dia a dia
procure transmitir sempre a alegria
para seguir com a paz do criador
a trajetória que vier a cada instante
é o passo mais severo e importante
para obter o sucesso com valor.

Finalizo desejando paz e amor
até pra quem não gosta do meu trabalho
eu procuro fazer sempre o correto
amo o certo e não gosto de quebra galho
aos nossos jovens sigam sempre no amor
escolha pra viver um bom setor
e em todas as missões vem grande luz
que ilumina toda a sua magnitude
lhe dando a grandeza da amplitude
e assim vem o bom caminho que lhe conduz.

Muito obrigado e até o próximo trabalho.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS  e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.

Contato: [email protected]

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS  e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: