header top bar

Francisco Inácio

section content

O que faz um deputado

06/08/2018 às 08h21

A principal função do deputado federal é legislar. Cabe a ele propor, discutir e aprovar leis e até mesmo mudar parte da Constituição Federal com emendas que possa beneficiar os seus representados. É também função do deputado federal aprovar ou não as medidas provisórias advindo do presidente da repúblicaOutra responsabilidade importante do deputado federal é fiscalizar e controlar as ações do Poder Executivo. Para isso, o deputado federal conta com o suporte do Tribunal de Contas da União (TCU), órgão responsável para fiscalizar a aplicação dos recursos públicos federais. Além disso, os parlamentares federais podem solicitar informações a órgãos do governo como: ministérios e as instituições federais diversas, que são obrigadas a prestar explicações ao deputado federal. Bonita função se fosse levado a  serio pelos nossos representantes.

Os deputados federais também aprovam o Orçamento da União, uma lei editada todos os anos pelo advindo da presidência da república, onde são colocadas no papel todas as despesas das ações que o executivo pretende fazer no ano seguinte incluindo todos os gastos, bem como, a previsão das receitas a ser recebidas pelo governo federal.

Quando existem denúncias ou suspeitas de irregularidade nas ações do governo federal, os parlamentares federais podem criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito, a famosa CPI para investigar a dúvida ou situação específica dentro da administração. São eles também os únicos com poderes para autorizar a instauração de  processo de impeachment contra o presidente e vice-presidente da República.

Agora vêm as perguntas e perguntar não ofenda desde que não atinja a moral ou a vida pessoal do indagado:

1.  Os 513 deputados federais de nosso país fazem o que determina as suas atribuições ou compromisso que assumiu com os eleitores durante a campanha?

2.  Será que todos os deputados e principalmente os que fazem parte do bloco de situação fiscalizam o poder executivo?

3.  Será que todos os deputados federais trabalham em beneficio do povo de forma comunitária?

Se for observar bem, a maioria dos senhores deputados trabalha em benefício próprio, cuida apenas dos seus interesses, de quem lhe patrocinou, beneficia seus apadrinhados e nada mais. Tem direito a contratar vários assessores com salários altos. Eles criaram estas assessorias para ficar com os seus de casa ou laranjas, os recursos retirados a força do contribuinte brasileiro.

O mais interessante que pega o dinheiro em forma de emendas parlamentares e diz que está fazendo para o povo como se isso fosse uma gloria de bondade. Usa o dinheiro do próprio povo para fazer a sua campanha. Meus senhores e minhas senhoras trazer recursos para os municípios faz parte do seu trabalho e da obrigação pelo alto salário que recebe mensalmente. O povo já votou e ele tem a obrigação de fazer um trabalho representativo à altura da comunidade que representa.

Então amigo eleitor cuidado para não votar em corrupto somente por que trouxe emendas para o seu município, por que isso não é nada mais nada menos do que a obrigação do parlamentar.

Temer foi acusado de corrupção e a maioria dos deputados foram contra a investigação do presidente Michel Temer. Segundo a mídia ele deu em troca dinheiro em forma de emenda parlamentar para os deputados usarem em forma de apoios angariarem votos agora nas eleições. É toma lá dá cá ou a maior vergonha na administração de nossa Terra chamada Brasil.

O eleitor terá em 7 de outubro desde ano o direito de escolher os futuros representantes para os próximos 4 anos, cabe nos eleitores pedir a Deus muita sabedoria para votar bem, o nosso Brasil de Cabral merece ser administrador e legislado por pessoas competentes e comprometidos com o seu desenvolvimento. Para que isso aconteça depende único e exclusivamente da nossa escolha em 7 de outubro destes ano. Muito cuidado, pense bem e vote somente em pessoas que você mesmo entender que é melhor para lhe representar, a responsabilidade agora esta em nossas mãos.

Francisco Inácio

Francisco Inácio

Francisco Inácio de Lima Pita é Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor da EEEM Joaquim Lacerda Leite e Escola Normal São José na cidade de São José de Piranhas – PB. Participa todos os sábados do Programa Radar 104 da Jatobá FM comentando sobre diversos assuntos

Contato: pita.sjp@ig.com.br

LAMENTÁVEL

LAMENTÁVEL: vigilante morre assassinado a tiros ao reagir a assalto em posto de combustíveis em Sousa

ELEIÇÃO DA FEDERAÇÃO

VIXE: Para Aldeone, falta de apoio a Arlan Rodrigues na FPF foi covardia e Cajazeiras está “ensinando a Paraíba a trair”

CRÍTICA E CONSELHO

Jornalista diz que rádio de Cajazeiras está ultrapassado e precisa repensar conteúdo para não ‘morrer’

TOTALMENTE RENOVADO

VÍDEO: Com mais elegância e tecnologia, novo carro da Wolkswagen é lançado com festa em Cajazeiras

Francisco Inácio

Francisco Inácio

Francisco Inácio de Lima Pita é Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor da EEEM Joaquim Lacerda Leite e Escola Normal São José na cidade de São José de Piranhas – PB. Participa todos os sábados do Programa Radar 104 da Jatobá FM comentando sobre diversos assuntos

Contato: pita.sjp@ig.com.br