header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Orgulho de ser professor e, de Educação Física

16/10/2020 às 09h00

Quando nos anos 70, após concluir os estudos básicos e entrar para a missão de chegar a uma Universidade via vestibular, jamais tive dúvida em direcionar minha profissão para o magistério. Tenho absoluta certeza que a professora Maria Nazareth Lopes, minha mãe, foi decisiva neste meu amor pelo “ser professor”, não que ela viesse a dizê-lo, mas, o exemplo que me passava com atuação de extremo comprometimento e uma competência sem tamanho foi decisiva na minha escolha, além disso, me chamava a devida atenção o relacionamento humano que ela dedicava aos seus alunos, isso, sem se deixar levar pela “conversa fiada” destes que as vezes existia e ela sabia como ninguém driblar a situação. Pois bem, em 1977 começava a minha carreira, estava eu iniciando o Curso de Educação Física nos Institutos de Educação da Paraíba – IPÊ, hoje Universidade. Em 1980, concluíamos este curso, agora na Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa. Começava outra etapa que era a do Magistério, ser professor e isso me encantava, encantou e ainda encanta, muito embora, hoje, aposentado, mas, sempre orgulhoso quando somos convidados a falar sobre o “ser professor” e ou a “Educação Física”. Ao longo destes mais de 40 anos de magistério sempre procurei seguir e ser exemplo fiel daquela mulher que orgulha-me dizer ser seu filho: Maria Nazareth Lopes Ferreira. Fiz, faço e farei da minha amada Educação Física exemplo de vida, de dignidade, de cidadania e principalmente de amor e respeito ao próximo. Ser professor é ser pai, mãe, tia, tio, irmão, é constituir uma família por onde se passa e temos que deixar esse legado. Na mão de tudo isso que com emoção e muito agradecimento a Deus por tudo que ele me deu e continua a me doar, ousei em escrever a minha Autobiografia Profissional, que já está pronta em uma obra com mais de 300 páginas onde faço uma narração desta minha rica trajetória em favorecimento ao magistério a Educação Física e que agora espera ser editada, mas, claro, depende de recursos para levarmos a uma editora, mas, tenho fé em Deus que em breve a verei sendo editada para que tantos possam ter a noção de uma vida dedicada a causa da Educação Física. Deixo aqui os parabéns a todos aqueles que como professores se dedicam ao magistério e um forte abraço aos meus amigos e companheiros de jornada na Educação Física de Cajazeiras, da Paraíba e do Brasil. Que Deus nos abençoe sempre.

Deu certo

O Atlético acertou em cheio nas contratações que fez para o Campeonato Brasileiro da Série D e, neste momento, após o time começar a “encaixar”, os resultados vão aparecendo e deixando a galera na esperança de dias melhores na competição. Bom lembrar que o representante cajazeirense caiu em um grupo dificílimo onde destaca-se times tradicionais misturados com campeões estaduais. Mesmo assim o Atlético pode causar surpresa e é isso que a sua torcida espera. Cada jogo agora será uma decisão para o Mais Querido do Sertão.

Galo sobe, Belo e Raposa descem

O Treze começou péssimo e por muito tempo permaneceu na zona de rebaixamento da Série C, mas, com determinação e mudanças o Galo vai subindo e já sonha em chegar ao acesso para a Série B, na contramão, estão vindo o Botafogo também na Série C, time que muito se esperava e que hoje está na zona de rebaixamento. Já o Campinense que começou a todo vapor, perdeu forças e vem descendo a ladeira. A rodada deste final de semana definirá, verdadeiramente a situação dos representantes da Paraíba nestas competições.

BOLA DENTRO

Para Bruno, o atacante atleticano vai mostrando a sua força e deixando para todos os torcedores a sensação que se ele estivesse no time do Paraibano o Atlético teria ido muito mais longe. Esse merece a NOTA 10!

BOLA FORA

Para o calendário do futebol brasileiro que, se já era péssimo, agora, com a pandemia ficou louco. Com isso os jogadores vão a cada partida mostrando o desgaste e com ele os problemas físicos que se avolumam. Realidade cruel. NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: