header top bar

Radomécio Leite

section content

Os dez últimos dias para as eleições

01/10/2012 às 11h28

Política e futebol são duas das grandes paixões dos brasileiros. Em modalidades esportivas, a troca de um atleta por outro durante uma partida é comum e um fato corriqueiro. No meio político também são constantes os casos de renúncia e substituições.

O que poderá acontecer nestes últimos dias da campanha? O fato mais esperado é o da Coligação “A esperança Voltou”, que poderá fazer a substituição do candidato ao cargo de prefeito, no caso Dr. Carlos, pelo nome de Dra. Denise e a legislação diz o seguinte a este respeito: “Se a substituição do candidato ao cargo de Prefeito ocorrer em data próxima à realização da eleição e não houver mais tempo para nova preparação das urnas eletrônicas, o substituto concorrerá com o nome, número e fotografia do substituído, computando-se para o substituto os votos atribuídos ao substituído”.

No caso das eleições majoritárias o candidato pode ser substituído até às vésperas da eleição, portanto até o dia 6 de outubro. Já está muito claro, tendo em vista o que diz, em seus comícios, o candidato da Coligação “A esperança voltou”, que este fato poderá se concretizar, mas não é ainda do conhecimento dos cidadãos cajazeirenses quando isto ocorrerá, se até o prazo derradeiro ou no dia do último comício, que está programado para o 4 de outubro, na Avenida Padre Rolim.

A temperatura da campanha continua alta, mesmo com as medidas tomadas pela Justiça Eleitoral, proibindo foguetórios, carreatas, circulação de candidatos depois das dez horas da noite, até as cinco horas da manhã do dia seguinte. Com a presença da Policia Federal pode até ser que seja inibida a abusiva compra de voto, muita comentada, falada e imensamente propalada pelas esquinas da cidade e nas rodas de conversas.

Infelizmente, pelo que observamos esta campanha não se diferencia muito das outras já vivenciadas pela população de Cajazeiras: ataques nos guias do rádio (já foram concedidos direito de resposta para as duas coligações) e está na mesa da Juiza Silvana Carvalho, dezenas de processos para serem julgados de possíveis infrações cometidas pelos candidatos e muitos deles correm o risco de não serem concluídos até o dia da eleição.

Outro fato este ano que merece registro é a realização de pesquisas, que vêm sendo divulgadas por jornais de circulação estadual, a exemplo do Correio da Paraíba e do Jornal da Paraíba, além do semanário regional Gazeta do Alto Piranhas. Nas últimas eleições só foram realizadas pesquisas para consumo interno, enquanto nas atuais, mesmo sempre questionadas, principalmente pelos candidatos e por suas militâncias, quando os números não lhes são favoráveis elas são temas de conversas e debates pelos eleitores. Estas pesquisas, muito embora seus resultados forneçam um diagnóstico, não podem ser desprezadas e quando mais próximas das eleições devem ser mais consideradas pelos candidatos. Nunca em uma campanha política em Cajazeiras foram realizadas tantas pesquisas, tanto para publicar, como para consumo interno.

Outro fato que a população está aguardando é o resultado de uma Investigação solicitada pelo Ministério Público sobre uma possível CONDUTA VEDADA praticada pelo candidato da coligação “Cajazeiras de mãos limpas”, que tem como motivo a contratação de funcionários para a prefeitura municipal de Cajazeiras sem “respaldo legal” e em período eleitoral. O processo se encontra nas mãos do Juiz Djacir Soares, que já recebeu documento da Câmara Municipal a respeito deste fato e deverá ouvir na próxima semana as testemunhas para poder dar o seu parecer se concorda ou não com o pedido do Ministério Público, que pede a cassação do registro da candidatura de Carlos Rafael.

O que se espera é que o povo esteja suficientemente preparado no dia da eleição possa escolher quem produziu propostas e projetos que possam se transformar em benefícios para a população e progresso e desenvolvimento para a nossa cidade.

Até o próximo dia 7 de outubro muitos fatos relevantes poderão acontecer, mas que nenhum possa conturbar o processo eleitoral de nossa cidade.
 

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: