header top bar

Reudesman Lopes

section content

Papo de bola

24/01/2020 às 08h36

Coluna de Reudesman Lopes

Segunda feira, dia 20, tive a imensa felicidade, aliás, uma honra, de conhecer um amigo que fiz via ZAP e FACEBOOK, ele, o escritor e amante do futebol raiz, história, memória, Serpa de Lorenzo. De longas datas já vínhamos papeando pelas redes sociais, mas, nada como se encontrar e, “ao vivo”, nos conhecermos e papear. Pois bem, marcamos para nos encontrar no Mag Shopping, 16 horas, eu, como sempre, cheguei bem antes e conforme o combinado apareceu o amigo e já foi logo dizendo: ”gostei da pontualidade”. Respondi que assim sou desde menino, pontual. Não sei de quem herdei essa coisa de ser “britânico” quanto ao horário, mas, sempre fui de chegar aos compromissos bem antes do combinado. Diz um velho adágio popular que: “A primeira impressão é a que fica”. E o que ficou deste primeiro papo de bola com Serpa foi fantástico. O nobre amigo conhece como ninguém o futebol, os seus bastidores, as suas histórias e estórias, com isso, óbvio, aprendi muitas coisinhas que às vezes deixamos passar sem perceber o seu valor ou não nos “ligamos”, o papo rolou por mais de duas horas e disso tenho certeza. Conheci com mais profundidade o trabalho de resgate que ele vem fazendo, é maravilhoso e merece o reconhecimento de todos nós que amamos o culto a preservação da história e da memória do nosso futebol paraibano. Uma das coisas que está a nos fascinar é o Encontro dos Desportistas do Futebol Paraibano que Serpa, todo ano o realiza, momento para rever amigos, discutir estratégias para que continuemos nesta luta, apresentar trabalhos que visem manter cada vez mais viva a história de tantos que contribuíram e estão a contribuir para que preservemos essas “lendas”. Ouvi dele muitos sonhos que ainda estão por vir, mas, afirmei-o que, embora tudo pareça muito difícil neste trabalho que realizamos, cada vitória nós a comemoramos como um troféu conquistado. Serpa quis saber de detalhes sobre o trabalho que estamos a fazer com relação ao Museu do Futebol de Cajazeiras e ele ao saber em detalhes dessa luta se encantou e nos encorajou para que continuemos firmes. Passei para ele o sonho de criação do Centro de Referência do Futebol de Cajazeiras e já recebi da sua parte a doação de vários livros para o acervo deste. Por fim, soube que no final da década de 80, início dos anos 90, Serpa conheceu Cajazeiras e por cá viveu quase um ano como Delegado de Polícia, coisa boa, assim, tenho certeza que ele bebeu água do Açude Grande e um dia voltará à terra do Padre Rolim, o convite inclusive foi feito.

Reiniciando
A Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Esportes reiniciou na tarde da segunda feira dia 20 o Projeto Ginástica na Praça. Este é realizado no espaço do Açude Grande, uma ação que foi abraçada pela comunidade cajazeirense e os seus resultados são impressionantes em termos de engajamento da população e deste estão a fazer parte, não apenas pessoas da Terceira Idade, mas, cajazeirenses de todas as idades. Parabéns a todos que fazem parte desta atividade física que busca a qualidade de vida do nosso povo e em especial ao secretário Ninha que sempre está a apoiar esta realização.

Doações
O Museu do Futebol de Cajazeiras está prestes a começar a receber como doações, camisas dos clubes do Futebol Paraibano. Quando da festa de lançamento do Campeonato Paraibano 2020, aproveitamos a oportunidade para fazer a doação do Álbum comemorativos aos 70 Anos de Fundação do Atlético Cajazeirense de Desportos e assim conversamos com os clubes que se fizeram presentes ao evento e para imensa satisfação ficamos sabendo que eles acompanham em noticiários a instalação do nosso Museu. Todos prometeram doar uma camisa para o acervo deste e ainda nos pediram para que possamos instalar neste local um memorial do futebol paraibano.

BOLA DENTRO
Para o discurso de Ricardo Rocha, agora o Embaixador e Padrinho do Futebol Paraibano em 2020. Na sua fala pediu a união de todos os clubes para que o futebol paraibano possa de fato crescer. Verdade real. NOTA 10!

BOLA FORA
Para este colunista que errou feio ao “pregar” que tudo estava tranquilo, quanto aos estádios e MP para a abertura do Paraibano no domingo 19. Pelo atrevimento da previsão mereço a NOTA 0!

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

REMÉDIO POLÊMICO

VÍDEO: Cajazeiras registra mais um óbito por Covid-19 e prefeitura disponibiliza Ivermectina a pacientes

NOVAS MEDIDAS

VÍDEO: Prefeito explica decisão de decretar lockdown e toque de recolher na cidade de Conceição

DURANTE PANDEMIA

VÍDEO: Promotor fala como o Ministério Público pode evitar ou punir crime eleitoral em eleição atípica

'ERRO HISTÓRICO'

VÍDEO: Povo desrespeita isolamento porque Brasil não investe em educação, diz empresário de Cajazeiras

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!