header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Passo a bola para você cajazeirense

11/03/2022 às 17h21 • atualizado em 11/03/2022 às 17h22

Coluna de Reudesman Lopes

Por Reudesman Lopes

Vocês poderão até me enxergar como um cara “chato” e, até entendo isso: “Esse professor só fala em Museu do Futebol de Cajazeiras?”. Ao longo destes quase quatro anos em que venho insistindo, ousadamente, nessa instalação do Museu do Futebol de Cajazeiras, todos hão de entender que essa luta que venho travando poderia até tornar-se um bom livro e ou uma boa novela, confesso, estou pensando em contar essa história em um livro, seria interessante pois todos saberiam quais causas nos levaram a uma “briga” tão gigantesca e essa minha insistência sem fim. Mas, vou aqui fazer um resumo da minha “invenção e insistência” de fundar este Museu.

Antes quero dizer-lhes que sou um apaixonado em conhecer histórias, memórias, de Cajazeiras. Adianto-lhes também que nada entendo de organização e de estruturação de museus, mas, isso jamais foi obstáculo nesta nossa caminhada e, quem nada sabe tem que procurar quem sabe, por isso é que não perco a oportunidade de conversar e receber aulas de um Diógenes, Rebeca e vai por aí. Pois bem, vamos lá, não entendia, como ainda não entendo, como a “terra da cultura” não tinha o seu Museu. Cidades de porte bem menores que a terra do Padre Rolim, posso dizer pois as visitei, chegam a possuir até três museus, cito: Martins no Rio Grande do Norte, Triunfo no Pernambuco.

Sincera e honestamente falando, tinha e ainda tenho uma vergonha danada quando nestas visitações vinha sempre essa fala: “Como é o Museu da terra que ensinou a Paraíba a ler?”. Eu, olhava para um canto, para outro e respondia: “Cajazeiras já teve um, não tem mais”.

A oportunidade que Deus me deu quando colocou na minha mão um acervo tão rico em história e memória do futebol cajazeirense quando escrevi o livro: História do Futebol de Cajazeiras, foram fundamentais para que fundássemos um museu em Cajazeiras isso agregado a persistência de ver essa cidade com um destes.

Dito tudo isso quero dizer-lhes que o Museu do Futebol de Cajazeiras acaba de receber um presente de Deus através do Armazém Paraíba, falo do prédio que está localizado na Rua Padre Rolim bem em frente do atual Bradesco. Quando falei que: “Passo a bola para você cajazeirense”, foi no sentido de vocês nos apoiarem, nos ajudarem em uma ampla reforma na parte interna do prédio para que possamos expor tudo aquilo que guardo em história e memória do futebol de Cajazeiras de forma digna e como merece ser vista.

Chegou a hora de ajudar com a preservação da história e da memória do futebol de Cajazeiras, por conseguinte, da própria terra do Padre Rolim. Cajazeiras conta com a sua ajuda e o seu apoio.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: