Perda de valores

Por José Antonio – A cidade de Cajazeiras, em determinados momentos, tem sido muito ingrata com seus filhos, principalmente os que lutaram pelo seu crescimento e desenvolvimento educacional e social.
Estive fazendo um levantamento de alguns casos: o belo prédio aonde funcionou o Centro de Ensino Supletivo, na Avenida Comandante Vital Rolim, foi inaugurado solenemente com o nome de Monsenhor Vicente Freitas e depois foi transformado numa delegacia da Polícia Civil e a homenagem foi esquecida.
Exemplos desta natureza têm inúmeros: a bela Avenida José Donato Braga, foi rebatizada de “Estrada do Amor” e quem devia ter a obrigação e o dever de até em falas louvá-la com o seu verdadeiro nome, o despreza.
A bela Praça Antonio Simão de Oliveira foi desde a sua origem “batizada” de Praça do Leblon, fato que vem sendo divulgado tanto por autoridades em suas falas como pela imprensa em geral. Porque não começar a corrigir este lamentável fato?
LEIA TAMBÉM:
Outra bela praça e que vai passar por uma ampla reforma é a Dr. José Rolim Guimarães, que poucos sabem o seu verdadeiro nome, porque só é conhecida como Praça do Pirulito e só para lembrar: este cidadão honrou muito nossa história e a da Paraíba, além de ter marcado uma presença relevante, como advogado, no Tribunal do Júri de nossa comarca.
A Alameda Dr. Sabino Rolim Guimarães, tem um segundo nome: Praça das Oiticicas, que se expande ainda pela Praça Major Galdino e Mãe Aninha, fundadora de Cajazeiras. É incrível como nós não preservamos nem valorizamos o nosso rico passado histórico, através de nossos filhos mais ilustres.
A Praça Cardeal Arcoverde, só é chamada de Praça da Catedral e a Dom João da Mata é a Praça da prefeitura. Cardeal Arcoverde foi aluno de Padre Rolim e um dos responsáveis pela criação de nossa diocese, cujo bispo, Dom João da Mata foi um dos mais operosos da Diocese. Lamentamos e precisamos fazer um resgate da nossa história e só é possível através do conhecimento de quem são os laureados com nomes de nossas ruas.
A Avenida Francisco Matias Rolim, até recentemente era conhecida como o “Alto do Cabelão”, a Coronel Guimarães como Rua da Tamarindo, a Tiburtino Cartaxo ainda é conhecida como Rua do Emboque.
Mesmo com estes “desvios históricos” Cajazeiras é a terra que amamos e é muito bom de nela se morar, até mesmo em uma rua que nem apelido tem ainda.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário