header top bar

Radomécio Leite

section content

Processo sucessório: décimo segundo ato

07/07/2008 às 19h56

Durante esta semana a cidade de Cajazeiras viveu intensamente o desenrolar dos atos finais das convenções partidárias, cujo prazo derradeiro foi no dia 30 de junho. Como sempre, na política local algumas surpresas aconteceram e com fatos que nem os mais expertos analistas conseguiram detectar o que acontecia nos bastidores dos diretórios de 14 partidos habilitados no nosso município a participarem das eleições.

Como era de se esperar ainda não será nesta eleição que uma terceira força política nasceria para disputar a prefeitura de Cajazeiras. Vamos continuar com os mesmos grupos políticos de sempre, mudando apenas de lado alguns lideres com relação à última eleição municipal.

Em 2008, Epitácio Leite Rolim e Padre Francivaldo do Nascimento Albuquerque, deverão mudar de palanque, já que em 2004 ficaram com as oposições, cujo principal representante é o médico e candidato a prefeito de Cajazeiras (PSB) Léo Abreu, que além do seu partido a sua coligação “Cajazeiras melhor” está sendo formada pelos partidos: PMDB, PT, PTB, PRTB e PcdoB.

Um ingrediente novo nas oposições é a presença de membros da família Tavares, tendo como principais figuras o ex-deputado federal Edme Tavares, do médico Reginaldo Tavares e do ex-candidato a deputado estadual o jovem Diego Tavares, que foi sufragado nas urnas de Cajazeiras com cerca de 2.500 votos e que poderá se constituir num diferencial nas eleições municipais, já que o candidato à vice é o vereador Carlos Rafael, filiado do PTB, cuja escolha foi o mais doloroso parto realizado nas entranhas das oposições, deixando seqüelas e constrangimentos entre os aliados de Léo Abreu.

O empresário Mário Messias Filho, conhecido popularmente como Marinho, tem dois fortes padrinhos políticos: o prefeito de Cajazeiras, médico Carlos Antonio e o deputado estadual José Aldemir Meireles. Sendo esta eleição o batismo das urnas deste empresário e sem muita experiência no minado campo eleitoral tem ao seu lado velhas e espertas raposas políticas e conta ainda com o apoio do governador Cássio da Cunha Lima que teria confidenciado a algumas pessoas que vai participar ativamente da campanha política de Cajazeiras. Vale ressaltar que na história política nunca um candidato com apoio do governo do estado tenha perdido uma eleição em Cajazeiras. Esta tem sido a regra, mas…

O empresário Marinho que pertence aos quadros do Democrata formou a coligação “Juntos por amor a Cajazeiras” com os seguintes partidos: PSDB, PP, PMN, PHS, PPS, PRB e PSL. Quatro destes partidos foram definidos na “ultima hora” – o PRB que tem o comando da ex-deputada estadual Zarinha Leite, esposa do ex-prefeito Epitácio Leite Rolim; o PHS que tem como presidente o radialista Francisco Matias que fazia parte do Conselho Político das oposições e inclusive chegou a votar na eleição para a escolha do candidato a vice das oposições; o PPS cujo presidente é o professor Kássio Rogério, até na véspera da convenção se proclamava candidato a prefeito e o PSL que sob o comando do Padre Francivaldo tomou a decisão, nesta eleição, de mudar de palanque, já que em 2004 rompeu com o esquema de Carlos Antonio e votou no candidato da oposição.

Enquanto nas oposições a escolha do candidato à vice foi dolorosa, na situação havia apenas um cidadão com direito avoto na indicação do vice: o deputado estadual José Aldemir Meireles que escolheu a sua esposa, a médica Paula Meireles. Se por um lado pode não ter somado um maior número de votos, porque os votos da Dra. Paula seriam os mesmos de José Aldemir, ressalta-se que sendo a sua esposa ele multiplicaria as suas forças e as suas energias para torná-la a vice-prefeita de Cajazeiras.

O nome de uma mulher, simbolizado pela Dra. Paula é a novidade na campanha majoritária de Cajazeiras. Sua família tem fortes tradições na vida pública do município vizinho de São José Piranhas e ela é afeita e calejada na lide da política, já que vem abraçando ao longo de décadas a trajetória de homem público de seu marido.

O povo na sua sabedoria e soberania a tudo pode e será ele que no próximo dia cinco de outubro vai escolher o futuro mandatário do destino desta cidade, da cidade que mais cresce na Paraíba.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: