header top bar

Radomécio Leite

section content

Processo Sucessório: oitavo ato

08/04/2008 às 00h08

O fato mais importante da semana, no processo sucessório do município de Cajazeiras, foi a publicação, no último dia 30, através do Jornal da Paraíba, da primeira pesquisa eleitoral, que aponta os números para os candidatos a prefeito e a vereadores.

Projetam os números um empate técnico entre o médico Léo Abreu (com) e o empresário Marinho (com). Segundo os dados técnicos apresentados pela empresa responsável pela pesquisa existe uma margem de erro de 3,9%, o que mesmo com esta margem e a diferença entre Léo Abreu e Marinho, que é de 5%, se a eleição fosse naquela data o prefeito eleito seria Léo Abreu.

O empresário Mário Messias, que teve o seu nome indicado no final do mês de dezembro de 2007, pelo atual prefeito Carlos Antonio, em entrevista a imprensa local comemorou os números, já que seu opositor, Léo Abreu, além de ter sido candidato a prefeito nas eleições passada, continuou com discurso de candidato e era esperado, por alguns segmentos da sociedade, que a diferença pró Léo fosse bastante superior ao resultado da pesquisa divulgada neste final de semana.

Setores da imprensa divulgaram que o médico Léo Abreu iria procurar a justiça eleitoral e solicitar uma explicação sobre a metodologia da pesquisa, pois teria números, em pesquisas realizadas para consumo interno, que contrastam com os da pesquisa apresentada. A sua possível não aceitação dos percentuais da pesquisa pode sinalizar uma inquietação ou mesmo uma decepção com relação à pequena diferença entre ele e Marinho.

As posições de Léo Abreu e Marinho divergem depois da leitura dos números da pesquisa: um ficou satisfeito, no caso Marinho, o outro, Dr. Léo não teria ficado nada contente com o resultado, muito embora esteja na frente do seu opositor. Imagine o grau de insatisfação se a situação fosse inversa.

Léo Abreu (PSB) conta com o apoio dos seguintes partidos: PMDB, PT, PCdoB, e PTB e obteve na pesquisa 42,88%, enquanto Marinho (DEM), conta com o apoio dos seguintes partidos: PP, PDT, PR e PSDB, obteve 38,88% da preferência do eleitorado, na pesquisa realizada pela Consult, nos dias 22 e 23 de março, quando foram entrevistadas 520 pessoas, a empresa contratante foi o Jornal da Paraíba. O professor Kássio Rogério (PPS), obteve 2,12% das intenções de votos.
O terceiro colocado na intenção de votos, tirou 1º lugar na rejeição: ficou com 31,3%, Marinho ficou em 2º lugar com 20% e Léo em 3º com 19,62%.
Um fato chama atenção é com relação ao número de eleitores indecisos: 12,50%. Considerando que vão votar nas próximas eleições cerca de 35 mil eleitores, isto representa um número bastante expressivo: 4.375 estão a espera de propostas de trabalhos dos candidatos e outras propo$ta$ já bem conhecidas dentro do sistema eleitoral brasileiro. 6,54 disseram que não votaria em candidato nenhum.

Ainda estamos muito distante das eleições para termos uma definição quem na realidade tem chance de ser eleito prefeito de Cajazeiras. Nenhum candidato tem o nome do vice-prefeito definido e todos sabem que este nome, tanto da oposição, quanto da situação tem um determinado peso na hora do voto.

De um fato temos certeza: a campanha não vai ser fácil para nenhum dos dois candidatos com mais potencial de votos. O que a comunidade cajazeirense aguarda é que a campanha eleitoral seja dentro dos limites possíveis de civilidade e que sejam discutidos os desafios que o próximo administrador desta cidade vai enfrentar e que nos palanques a linguagem agressiva e “chula” seja desprezada em nome da democracia e dos bons costumes.

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: