PT continua a reboque
Como já havia comentado em outra oportunidade o Partido dos Trabalhadores vai continuar a reboque na política paraibana. Apesar de ter eleito o prefeito Luciano Cartaxo na principal cidade do Estado, João Pessoa, a legenda continua a sofrer da síndrome da pequenez quando o assunto é eleição estadual.
Assim, o PT paraibano vai continuar na rabeira do PMDB fazendo papel secundário na disputa majoritária do Estado. E por dois motivos básicos: 1º) o nome de ponta do partido com alguma musculatura para encarar uma disputa pelo Palácio da Redenção é o próprio Luciano Cartaxo, que já descartou essa possibilidade. Ele que, aliás, foi vice-governador de Maranhão, quando o PT já fazia o papel de coadjuvante na política tabajara, e só não continuou porque o replay PMDB/PT foi derrotado nas urnas; 2º) encrustrado feito ostra na pedra no Palácio do Planalto há praticamente 12 anos, o PT joga pesado para continuar governando na esfera federal, perdendo alguns anéis para preservar os dedos. Ou, se preferirem, sacrificando possíveis candidaturas estaduais em nome do projeto maior do partido.
Desta forma, começa a ficar claro no cenário político da Paraíba os ‘cordões’ que disputarão a eleição de 2014: de um lado o PMDB que indicará Veneziano Vital como candidato a governador, o PEN de Ricardo Marcelo, que poderá indicar Luciano Agra como candidato a vice, e o PT que deverá indicar Lucélio Cartaxo, irmão do prefeito de João Pessoa, candidato a senador; do outro lado, me parece, também já temos fortes indicativos com Ricardo Coutinho candidato a reeleição, Rômulo Gouveia novamente vice e Ruy Carneiro, o predileto de Cássio, para Senador.
Outros nomes de expressão no cenário político paraibano, uns de um lado, outros de outro, tipo Zé Maranhão (PMDB), Agnaldo Ribeiro (PP), Wilson Santiago (PTB), Nonato Bandeira (PPS), etc…, se contentarão com candidaturas à Câmara Federal.
Não será agora, portanto, que o valioso PT terá coragem de encarar a Paraíba para expor suas políticas públicas à avaliação popular. Se está certou ou errado ante as circunstâncias, o tempo dirá. Uma coisa, entretanto, é certo: o PT continua a reboque!
S O L T A S
*O deputado José Aldemir (PEN) não vota em Ricardo Coutinho nem vota em Veneziano Vital. “Não subirei em nenhum desses palanques”, revelou.
*Muitos dizem que é certa a candidatura de Cássio a governador. Só Cássio não diz! Muitos dizem que sua candidatura são favas contadas. Só Cássio não diz! Estranho, né?
*“A aliança PSDB e PSB é duradoura e tende a se estender até 2018. Aliado fiel de Cássio Cunha Lima, José Araújo, Coordenador de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande, disse ainda que é cogitada uma possibilidade de que o senador seja candidato a vice-presidente na chapa de Aécio Neves.” (pbagora – 13/11/2013)
*Domingo tem TREM DAS ONZE!!!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário