Quem Vs.Exas. pensam representar?
A interrogação que titula este artigo foi a pergunta do presidente norte americano Barack Obama ao Congresso americano, tão logo este tenha derrubado projeto de lei que obrigava lojas de venda de armas naquele país a exigir atestado de antecedentes aos compradores.
E a pergunta tinha sentido porque, afinal, segundo Obama, 98% dos americanos aprovavam tal exigência. Ora, se os congressistas representam o povo e este é favorável ao projeto, como explicar sua rejeição? Afinal, “quem Vs. Exas. pensam representar,” exclamou o primeiro negro presidente dos EUA?
Pois bem, no Brasil, nosso Congresso Nacional está debruçado sobre duas matérias (PEC´s 33 e 37) que, tenho a mais absoluta certeza, não contam com apoio dos brasileiros.
A primeira, a PEC 33, prevê que súmulas vinculantes, ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) e ações declaratórias de constitucionalidade (ADC), exclusivas do Supremo Tribunal Federal (STF), agora sejam referendadas pelo Congresso Nacional. Trocando em miúdos, o que Ministros do STF decidirem nesses campos, terá que ter a chancela de um José Dirceu, um José Genuíno, um João Paulo Cunha, um Roberto Jefferson, um Valdemar Costa Neto, um Pedro Corrêa, um José Borba, um Romeu Queiroz, um Carlos Alberto Rodrigues e um Pedro Henry, todos condenados por corrupção passiva, ativa, formação de quadrilha, e quase um Código Penal inteiro de crimes com o dinheiro público. Isso mesmo, o que a PEC 33 propõe é que as decisões de Ministros de comprovado saber jurídico sejam avaliadas e avalizadas por gente dessa estirpe. Pode?
Agora, vocês sabem quem propõe a PEC 33? Anotem aí: deputado Nazareno Fonteles, do PT do Piauí. Coincidentemente do PT, o partido do “chefe da quadrilha” do mensalão, Zé Dirceu, para utilizar termo do Ministério Público!
A segunda, a PEC 37, retira do Ministério Público o direito constitucional de participar ativamente da persecução penal. Ou seja, querem que apenas as polícias tenham o direito de investigar crimes, sem o MP por perto. Por isso ela é conhecida por ‘PEC da impunidade.’ Pode?
E vocês sabem quem propõe a PEC 37? Anotem aí: Lourival Mendes, do PT do B do Maranhão. Ou seja, o PT tá em todas! Seja o original ou o do ‘B’, o PT não gosta e não quer nem o STF nem o Ministério Público por perto.
Coincidência ou não, o MP atualmente investiga 191 parlamentares, sendo 160 deputados federais e 31 senadores. Todos alvos de processos e inquéritos contra corrupção ou desvio de dinheiro público. E, como se sabe, quem julga deputado e senador é o Supremo Tribunal Federal. Entenderam agora?
Eles querem aprovar as PEC´s 33 e 37 para poderem ficar mais a vontade em suas atividades não tão republicanas, em que pese a contrariedade da maior parte da opinião pública brasileira. Daí a pergunta: quem vossas excelências pensam representar?
S O L T A S
*O irmão do prefeito de João Pessoa, Lucélio Cartaxo, Presidente da CBTO na Pb, será mesmo candidato a deputado federal em 2014. E vai buscar apoios e votos no sertão! É, sem dúvida, um nome que renova a política local.
*O deputado estadual José Aldemir (PEN) voltou a reafirmar sua condição de candidato à reeleição. Qualquer outra informação, disse ele, é intriga dos adversários!
*A Prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque, tem feito de tudo para colocar em ordem a desordem que herdou da gestão passada. Tem conseguido algumas conquistas, mas ainda tem muito por fazer.
*Domingo é dia de debate, de informação e notícias. Domingo é dia de democracia. É dia do TREM DAS ONZE (www.fernandocaldeira.com.br)
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário