header top bar

Reudesman Lopes

section content

Questão de amor e comprometimento

05/10/2020 às 09h00

Coluna de Reudesman Lopes

Faz algum tempo e admito, não me lembro desde quando que, sempre fui um crítico quanto a nossa Cajazeiras não ter o seu Museu, não entendia a causa da cidade que é dita e cantada em verso e prosa como “Terra da Cultura”, não possuir um Museu que pudesse mostrar aos seus filhos e visitantes a nossa história. Pois bem, tudo isso ganhava contornos de “inveja” quando visitava determinadas cidades, aqui mesmo, bem próximas a cidade do Padre Rolim e via um trabalho fantástico da memória desta. O tempo foi passando até que Deus me iluminou para que eu pudesse escrever um livro sobre a História do Futebol de Cajazeiras, uma obra que nos levou a um aprofundamento da memória não apenas do futebol, mas, da própria terra do Padre Rolim e, este trabalho teve uma duração de mais de 12 anos de trabalho com muita pesquisa, encontros memoráveis e muito papo, foi um momento sensacional da minha historia de vida como cajazeirense e isso, tenham certeza, um orgulho enorme pelo legado que fica registrado para sempre. Passada a fase de lançamento e após um breve descanso, fui ver o “saldo” que ficara desta pesquisa e logo me deparei com a absoluta certeza que, na minha residência, no meu cantinho de leitura e escrita, ali mesmo, estava um verdadeiro tesouro em fotografias, documentos, taças e troféus que, no meu entendimento não poderia ficar “escondido” na casa de um cajazeirense que tanto entendia e sonhava pela implantação e ou construção de um Museu para a sua cidade. Rapidamente, entendia que tudo aquilo que estava sob a minha guarda nada mais era do que o inicio de implantação de um Museu e do Futebol de Cajazeiras. Pensei. Será que não estou querendo demais? Uma invencionice?. Dia 21 de agosto, veio a grande oportunidade de mostrar parte de tudo que possuía, para a comunidade cajazeirense. Pedi a Ubiratan de Assis nosso Secretário de Cultura para, lá no Casarão, no dia que o município lançava o Museu da Cidade de Cajazeiras, pudéssemos fazer uma exposição homenageando os 70 anos de Fundação do Atlético Cajazeirense de Desportos. Essa “mostra” foi um sucesso e nunca mais sai de dentro do Casarão. O resultado disso tudo é que, com muito amor e comprometimento a Cajazeiras hoje podemos dizer que a terra do Padre Rolim tem o seu Museu, o Museu do Futebol de Cajazeiras. Aos cajazeirenses e cajazeirados, “meus conterrâneos” peço, nos ajude, nos apoie, vem ai a “Campanha pela Edificação do Museu do Futebol de Cajazeiras e quero contar com o seu apoio e a sua colaboração.

Raposa

Quem vinha muito bem na Série D como representante do futebol do nosso estado era a equipe do Campinense Clube. Bem ao seu estilo, Givanildo Sales conseguiu colocar no futebol da raposa um time bem armado e assim, extremamente competente. Após empatar com o América em Natal e vencer o time do Afogados, na quarta feira, dia 30, a Raposa foi a Sobral e perdeu para o time do Guarany local. Agora vai buscar a sua recuperação em Campina Grande quando no Amigão enfrentará o Floresta neste próximo domingo.

Perda

O Botafogo de João Pessoa acaba de sofrer uma perda muito grande no setor ofensivo do seu time. O jogador Lohan que nada mais é que o principal artilheiro do Belo da capital, acaba de receber uma proposta irrecusável do América Mineiro que disputa a Série B do Brasileirão e com isso ativou uma clausula no seu contrato que o liberava sem nenhum ônus para este ou para o clube contratante desde que esse fosse de uma série acima. O Botafogo ainda tentou manter o jogador em seu elenco, mas, não havia nenhuma possibilidade de cobrir o que lhe foi oferecido pelo coelho das Minas Gerais.

BOLA DENTRO

Para a possibilidade real que teremos de conseguir via projeto de uma verba para melhorias na instalação do Museu do Futebol de Cajazeiras. Tudo isso graças a competência de Bira. Comemoração com a NOTA 10!

BOLA FORA

Para protocolos contra a contaminação do Covid 19 que o futebol vai fazendo sem muito sucesso. Basta ver o número de jogadores infectados nos grandes clubes do futebol brasileiro. Isso vale uma NOTA 0!

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

ELEIÇÕES 2020

VÍDEO: Leonardo Gadelha diz que saúde de Sousa está na UTI, e Tyrone chama o adversário de ‘alienígena’

PROPOSTAS PARA SOUSA

VÍDEO: Em debate, candidato propõe modernização do DAESA, e adversário diz que o órgão é um ‘engodo’

DEBATES 2020

VÍDEO: Fábio Tyrone e Valdeci Filho divergem sobre investimentos em moradia popular na cidade de Sousa

"INGRATIDÃO"

VÍDEO: Denise responde a Zé Aldemir após ter família adjetivada de ‘casal anfitrião da Polícia Federal’

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!