header top bar

Geraldo Wilson

section content

Questão de Ordem – Consolidando a base

31/03/2014 às 15h44

O PSB, partido que tem o governador RC como seu principal filiado, realizou encontro no último sábado, 29, aqui em Cajazeiras. Na pauta, o chamamento aos integrantes do partido na região do Piranhas e Rio do Peixe para a militância na campanha que se avizinha. O convite foi bem aceito e o comparecimento foi maciço. O presidente da legenda, Edvaldo Rosas, que vai disputar uma cadeira na Câmara Federal, saiu por demais satisfeitos com os resultados obtidos no evento.

Esporte valorizado
Não como não referenciar e elogiar os investimentos que vem sendo feitos no esporte no Município de Bernardino Batista. O prefeito Gervásio Gomes justifica essa ação como importante e necessária na consolidação de políticas públicas voltadas a setores da educação e esporte, principal condutora da inserção dos jovens batistenses no caminho certo de suas vidas. Adianta Gervásio, “assim nós estamos envolvendo a juventude e disponibilizando os meios mais eficazes de afastá-los da perversão, que no final são as drogas e o alcoolismo” Assim vai!

Destravou
Os dias estão sendo contados. É que o prefeito de São João do Rio do Peixe, Aírton Pires conseguiu afastar os entraves, que as obras da reconstrução da Praça da Matriz e Creche Municipal tinha junto a Caixa Econômica Federal. Os recursos foram assegurados e os serviços serão retomados em breve, fato que alivia a ansiedade dos mais descrentes. Diga-se de passagem, que essa situação não foi ocasionada pelo atual gestor. É uma herança da administração anterior.

Em alta
Com o quadro de candidaturas ao governo quase que definidos, percebe-se um frisson desregrado e um corre-corre sem precedentes na busca de apoios para deputados estadual e federal. Lideranças políticas, como prefeitos, vices, vereadores, ex-prefeitos e ex-candidatos a prefeitos estão sendo pressionados a decidirem suas posições políticas. Felizes daqueles que já definiram seus apoios, pois os indecisos estão sendo bombardeados todos os dias e todas as horas. O mercado de apoios está em alta e o passe dessas lideranças políticas vale ouro. Coitado do candidato.

Ele vem aí
Uma fonte muito aproximada do quase candidato a governador Cássio Cunha Lima me confidenciou na semana passada, que o Senador deve vir ao sertão até o dia 12 de abril. Segundo esse articulador, Cássio vai montar o quartel general na estância termal de Brejo das Freiras e vai disparar telefonemas para prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas de toda a região. O objetivo é abocanhar apoios numa região, que segundo sua assessoria, precisa de intensificação, pois o atual número de apoios não os anima. Presidentes de partidos e antigos apoiadores faz parte dessa lista. O afastamento dessas bases e desatenção de antigos colaboradores do senador é reclamação reinante dessas lideranças políticas. Vamos observar essa movimentação.

Placar elástico
De Bonito de Santa Fé a Poço Dantas apenas três prefeitos podem não votar em RC. Alderi Caju, Domingos Neto e Aírton Pires. Ainda assim dentre os três que não votam em RC, dois seguem Veneziano, Domingos e Alderi, o outro ainda não definiu sua opção. Esse é o atual quadro na região do Alto Piranhas, que tem dezesseis municípios.

Passes de ouro I
Desde que o PSDB decidiu por uma consulta popular, que vai desaguar numa candidatura do senador Cássio Cunha Lima, partidos sem candidaturas próprias ao governo desencadearam uma aberta e despudorada valorização dos seus apoios. O Blocão formado pelo PT, PP, PSC, mesmo dependente de uma aliança com a candidatura do PMDB enseja um charme e anuncia que pode formatar uma coligação logo no primeiro turno, mas blefa dizendo que não aceita imposição de nomes. 

Passes de ouro II
Nessa mesma situação, PTB de Wilson Santiago, PRB de Juthay Menezes, Dem de Efraim e o SDD de Benjamim Maranhão, se posicionam como as noivas cobiçadas da disputa. O que menos interessa ou se percebe é que esses partidos reparem para seus estatutos ou ideologias. Isso é desprezível. As notícias dão conta de uma peregrinação dos dirigentes partidários, que passeiam nos gabinetes dos candidatáveis, Cássio, Ricardo e Veneziano. Os argumentos e as estratégias para uma aliança não são divulgados. Quem tem dúvidas de que a melhor “proposta” é o que interessa numa corrida dessa natureza. Quem oferecer mais é que sai ganhando. Façam suas apostas. 

Garantindo retorno
Mesmo a despeito das informações adversas de setores da imprensa sertaneja, que coloca sua reeleição em risco, o deputado estadual, Lindolfo Pires, Dem, se mostra muito confiante na sua reeleição. Ele confirma que perdeu alguns apoios no vale do Rio do Peixe, porém buscou compensar essas perdas noutros redutos eleitorais, o que já suplantou esse desgaste na sua base do ano de 2010. Para quem não se lembra, Lindolfo Pires obteve mais de 35 mil votos na eleição passada. Por muito menos do que esse número de votos, quase metade dos deputados da atual composição da Assembleia se elegeram na eleição passada. Então!!!

Tudo pronto
A licitação para construção da estrada que liga a BR 434 à cidade de Joca Claudino vai acontecer no dia 5 de maio. A informação me foi confirmada pelo engenheiro civil, Wendel Dantas, que é esposo da Prefeita, Lucrécia Adriana, que não cabia em satisfação. É um sonho que se concretiza na gestão de Lucrécia, fato esse que a perpetrará para história política da terra de Padre Duarte. A expectativa é geral para abertura dos envelopes.             

Geraldo Wilson

Geraldo Wilson

Jornalista DRT – PB 1.020, Vereador – Poço de José de Moura – Paraíba, Produtor e apresentador do Programa Questão de Ordem na Rádio Alto Piranhas – Cajazeiras – Paraíba, todos os sábados a partir do meio dia.

Contato: [email protected]

Geraldo Wilson

Geraldo Wilson

Jornalista DRT – PB 1.020, Vereador – Poço de José de Moura – Paraíba, Produtor e apresentador do Programa Questão de Ordem na Rádio Alto Piranhas – Cajazeiras – Paraíba, todos os sábados a partir do meio dia.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: