header top bar

Maria do Carmo

section content

Rock and Roll: mais do que um estilo musical

24/07/2021 às 12h57

Brian May e Freddie Mercury, do Queen (Foto: Nigel Wright/Mirrorpix/Getty Images)

Na história do Rock and Roll há registros curiosos sobre as raízes de um gênero musical de grande teor provocativo e revolucionário. Em meados do século XIX, no distrito de Five Points em Manhattan o cenário da primeira fusão pesadamente de rítmicas de danças africanas com melodia de gênero europeu(especialmente de origem irlandesa), marcavam o primeiro choque cultural para início de um gênero musical que mais tarde seria consolidado:o Rock and Roll.

A expressão “rocking and rolling “significa balançar e rolar com interpretações de uma dança com conotação sexual conforme gíria laica negra, sendo que até 1937 o termo Rock abreviatura do Rocking, era usado por cantores negros gospel no sul dos Estados Unidos para dizer algo semelhante ao êxtase espiritual. No percurso da história, a versão alternativa do rock and roll pode remeter aos trabalhadores da ferrovia Reconstruction South, os quais cantavam canções na batida do martelo para manter o ritmo do seu instrumento de trabalho.

O Rock ande Roll surgiu em uma época em que as tensões sociais nos Estados Unidos estavam próximas a emergirem. Os negros norte-americanos protestavam contra a segregação escolar e instalações públicas. A doutrina racista “Separate but equal” foi normalmente derrubada pela suprema corte dos Estados Unidos.

Este respingos históricos tornaram nítido a quebra de paradigmas racistas e sociais no prenúncio do gênero musical e na época da sua eclosão com a grande pitada de rebeldia, despertava o espírito revolucionário, desafiador e de resistência frente às interpretações sobre o novo estilo musical.A consonância da música roqueira através das composições de tom crítico com os arranjos musicais de sons frenéticos das guitarras, os modelos das roupas e dos cabelos, os movimentos da dança formaram um conjunto harmonioso e intencional com uma nova visão de mentalidades traduzindo a revolta e ao mesmo tempo incomodar à sociedade passiva e conservadora. O Rock and Roll foi o acordar na juventude para uma nova visão de mundo sobre os valores humanos, direitos e igualdades, a quebra de tabus, as mudanças de conceitos e costumes ultrapassados injustos, preconceituosos e racistas.

A música roqueira Alan Freed (Moodog) foi o primeiro a utilizar a expressão “Rock and Roll” para descrever a música Rhytym and blues tocada para uma audiência multirracial, os concertos de rock and roll eram marcados pela presença de brancos e negros, por conta da mistura de estilos musicais afro-americanos os quais conquistavam um vasto público causando “impacto social”. A vertente musical do Rock and Roll surgiu nos Estados Unidos na segunda metade do século XX alcançando auge nos anos 70 e 80. Um gênero resultante da combinação do Jazz, Country, Rhthm and blues experimentações nos primeiros anos da década 40 sendo que os contornos musicais mais nítidos aconteceram nos anos 50.

O cenário do roque brasileiro tem o prenúncio quando Nora Ney (cantora de samba-canção) gravou “Rock Around the Clock de Bill Haley & His Comets” trilha sonora do filme Sementes da Violência em Outubro de 1955 a mesma canção foi gravada na versão portuguesa por Heleninha Ferreira. Em 1957 o primeiro rock original em português “Rock and roll” em Copacabana ”escrito por Miguel Gustavo e gravado por Cauby Peixoto além de “Enrolando o rock” de Betinho & seu conjunto gravada na voz Cauby Peixoto.

Em 1959 os irmãos Tony e Celly Campello com seu rock bem inocente marca o início do rock brasileiro. Roberto Carlos (o Rei), Erasmo Carlos (Tremendão) e Vanderléia (Ternurinha) lançam a Jovem Guarda com o gênero apelidado de “iê, iê ,iê, o conjunto Renato e seu Blue Caps, Goldem Boys, Jerry Adriany e Dick Danello inspirados nos Beatles e no rock primitivo(rock and roll rockbily). Em 1966 surge a banda “Os mutantes”(Rita Lee, Arnaldo Batista e Sérgio Dias) com deboche e som inovador. Rita Lee:cantora, compositora multinstrumentalista, atriz e escritora, é uma das mulheres mais fluente no Brasil sendo referência para o uso da guitarra nos meados dos anos 70.

Em 1968 o grupo baiano Rauzito e os Panteras: Raul Seixas cantor e autor de composições críticas e irônicas de protesto à ditadura militar, fato causador da prisão “do Maluco, beleza” além de canções esotéricas e motivacionais e outras que não foram publicadas por causa da censura. Da década de 80 para cá, se destacam grandes ícones do Rock Brasileiro entre eles: Barão Vermelho, Cássia Eller, Os Raimundos, Skank, Pitty, Detonautas, Jota Quest.Os nossos aplausos para a turma do roqueira do passado, do presente nacional e internacional!

O dia 13 de Julho de 1985 aconteceu um show simultâneo em Londres na Inglaterra, Filadélfia e nos estados Unidos com o objetivo de arrecadar fundos a fim de minimizar a fome na Etióquia, ficando esta data consagrada o “Dia Mundial do Rock”.Há historiadores que defendem o dia 05 de Julho quando 1954 Elvis Presley gravou a versão That’s al right.O dia 09 de Fevereiro de 1964 a banda The Beatles se apresentou pela primeira vez nos estados Unidos.

O importante é que existem eventos marcantes da cultura Roqueira que apresentou fortes fluências na segunda metade do século XX e perduram nos tempos atuais com o desdobramento dos subgêneros: Rock Billy, Rock Progressivo, Rock Psicodélico, Rock Alternativo, Pop Punk e outros com suas características próprias recorrem: atitudes rebeldes, ritmo contagiante, caráter contestador e continuam com o mesmo propósito original de lutar pela “liberdade de expressão”.

Maria do Carmo

Maria do Carmo

Professora da Rede Estadual de Ensino em Cajazeiras. Licenciatura em Letras pela UFCG CAMPUS Cajazeiras e pós-graduação em psicopedagogia pela FIP.

Contato: profmariadocarmosantana@gmail.com

Com assessoria da RWR Consultoria, ex-prefeito de Uiraúna tem contas aprovadas pelo TCE da Paraíba

De acordo com o RWR Consultoria, o ex-prefeito Dr. Bosco Fernandes, administrou a ‘Terra dos Músicos e Sacerdotes’ por cinco mandatos e obteve dezenove (19) aprovações de prestações de contas junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

22/09/2021
EM NOVA YORK

VÍDEO: Radialista de Cajazeiras chama Bolsonaro de louco e diz que presidente envergonha o Brasil na ONU

BANDIDAGEM

VÍDEO: Dupla realiza assalto em Coremas e um deles é preso planejando outro roubo na região de Pombal

A CASA CAIU

VÍDEO: Terceira pessoa é presa na Operação Pega Ladrão, da Polícia Civil, em Cajazeiras

ASSASSINATO

VÍDEO: Homem é morto com vários disparos de arma de fogo em via pública de cidade da região de Pombal

Maria do Carmo

Maria do Carmo

Professora da Rede Estadual de Ensino em Cajazeiras. Licenciatura em Letras pela UFCG CAMPUS Cajazeiras e pós-graduação em psicopedagogia pela FIP.

Contato: profmariadocarmosantana@gmail.com

Recomendado pelo Google: