header top bar

Maria do Carmo

section content

Rock and Roll: mais do que um estilo musical

24/07/2021 às 12h57

Brian May e Freddie Mercury, do Queen (Foto: Nigel Wright/Mirrorpix/Getty Images)

Na história do Rock and Roll há registros curiosos sobre as raízes de um gênero musical de grande teor provocativo e revolucionário. Em meados do século XIX, no distrito de Five Points em Manhattan o cenário da primeira fusão pesadamente de rítmicas de danças africanas com melodia de gênero europeu(especialmente de origem irlandesa), marcavam o primeiro choque cultural para início de um gênero musical que mais tarde seria consolidado:o Rock and Roll.

A expressão “rocking and rolling “significa balançar e rolar com interpretações de uma dança com conotação sexual conforme gíria laica negra, sendo que até 1937 o termo Rock abreviatura do Rocking, era usado por cantores negros gospel no sul dos Estados Unidos para dizer algo semelhante ao êxtase espiritual. No percurso da história, a versão alternativa do rock and roll pode remeter aos trabalhadores da ferrovia Reconstruction South, os quais cantavam canções na batida do martelo para manter o ritmo do seu instrumento de trabalho.

O Rock ande Roll surgiu em uma época em que as tensões sociais nos Estados Unidos estavam próximas a emergirem. Os negros norte-americanos protestavam contra a segregação escolar e instalações públicas. A doutrina racista “Separate but equal” foi normalmente derrubada pela suprema corte dos Estados Unidos.

Este respingos históricos tornaram nítido a quebra de paradigmas racistas e sociais no prenúncio do gênero musical e na época da sua eclosão com a grande pitada de rebeldia, despertava o espírito revolucionário, desafiador e de resistência frente às interpretações sobre o novo estilo musical.A consonância da música roqueira através das composições de tom crítico com os arranjos musicais de sons frenéticos das guitarras, os modelos das roupas e dos cabelos, os movimentos da dança formaram um conjunto harmonioso e intencional com uma nova visão de mentalidades traduzindo a revolta e ao mesmo tempo incomodar à sociedade passiva e conservadora. O Rock and Roll foi o acordar na juventude para uma nova visão de mundo sobre os valores humanos, direitos e igualdades, a quebra de tabus, as mudanças de conceitos e costumes ultrapassados injustos, preconceituosos e racistas.

A música roqueira Alan Freed (Moodog) foi o primeiro a utilizar a expressão “Rock and Roll” para descrever a música Rhytym and blues tocada para uma audiência multirracial, os concertos de rock and roll eram marcados pela presença de brancos e negros, por conta da mistura de estilos musicais afro-americanos os quais conquistavam um vasto público causando “impacto social”. A vertente musical do Rock and Roll surgiu nos Estados Unidos na segunda metade do século XX alcançando auge nos anos 70 e 80. Um gênero resultante da combinação do Jazz, Country, Rhthm and blues experimentações nos primeiros anos da década 40 sendo que os contornos musicais mais nítidos aconteceram nos anos 50.

O cenário do roque brasileiro tem o prenúncio quando Nora Ney (cantora de samba-canção) gravou “Rock Around the Clock de Bill Haley & His Comets” trilha sonora do filme Sementes da Violência em Outubro de 1955 a mesma canção foi gravada na versão portuguesa por Heleninha Ferreira. Em 1957 o primeiro rock original em português “Rock and roll” em Copacabana ”escrito por Miguel Gustavo e gravado por Cauby Peixoto além de “Enrolando o rock” de Betinho & seu conjunto gravada na voz Cauby Peixoto.

Em 1959 os irmãos Tony e Celly Campello com seu rock bem inocente marca o início do rock brasileiro. Roberto Carlos (o Rei), Erasmo Carlos (Tremendão) e Vanderléia (Ternurinha) lançam a Jovem Guarda com o gênero apelidado de “iê, iê ,iê, o conjunto Renato e seu Blue Caps, Goldem Boys, Jerry Adriany e Dick Danello inspirados nos Beatles e no rock primitivo(rock and roll rockbily). Em 1966 surge a banda “Os mutantes”(Rita Lee, Arnaldo Batista e Sérgio Dias) com deboche e som inovador. Rita Lee:cantora, compositora multinstrumentalista, atriz e escritora, é uma das mulheres mais fluente no Brasil sendo referência para o uso da guitarra nos meados dos anos 70.

Em 1968 o grupo baiano Rauzito e os Panteras: Raul Seixas cantor e autor de composições críticas e irônicas de protesto à ditadura militar, fato causador da prisão “do Maluco, beleza” além de canções esotéricas e motivacionais e outras que não foram publicadas por causa da censura. Da década de 80 para cá, se destacam grandes ícones do Rock Brasileiro entre eles: Barão Vermelho, Cássia Eller, Os Raimundos, Skank, Pitty, Detonautas, Jota Quest.Os nossos aplausos para a turma do roqueira do passado, do presente nacional e internacional!

O dia 13 de Julho de 1985 aconteceu um show simultâneo em Londres na Inglaterra, Filadélfia e nos estados Unidos com o objetivo de arrecadar fundos a fim de minimizar a fome na Etióquia, ficando esta data consagrada o “Dia Mundial do Rock”.Há historiadores que defendem o dia 05 de Julho quando 1954 Elvis Presley gravou a versão That’s al right.O dia 09 de Fevereiro de 1964 a banda The Beatles se apresentou pela primeira vez nos estados Unidos.

O importante é que existem eventos marcantes da cultura Roqueira que apresentou fortes fluências na segunda metade do século XX e perduram nos tempos atuais com o desdobramento dos subgêneros: Rock Billy, Rock Progressivo, Rock Psicodélico, Rock Alternativo, Pop Punk e outros com suas características próprias recorrem: atitudes rebeldes, ritmo contagiante, caráter contestador e continuam com o mesmo propósito original de lutar pela “liberdade de expressão”.

Maria do Carmo

Maria do Carmo

Professora da Rede Estadual de Ensino em Cajazeiras. Licenciatura em Letras pela UFCG CAMPUS Cajazeiras e pós-graduação em psicopedagogia pela FIP.

Contato: [email protected]

Maria do Carmo

Maria do Carmo

Professora da Rede Estadual de Ensino em Cajazeiras. Licenciatura em Letras pela UFCG CAMPUS Cajazeiras e pós-graduação em psicopedagogia pela FIP.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: