header top bar

Lidiane Abreu

section content

Romero Prefeito

09/11/2010 às 10h08

Na Paraíba é assim, termina uma eleição e já se começa a pensar na outra. E em Campina Grande as conjecturas políticas já começaram. De antemão, e sem medo de errar, afirmo com a maior convicção que o próximo prefeito de Campina sairá da oposição. Veneziano e seu governo estão muito desgastados. Certamente ele não fará sucessor. E olha que ele ainda pode ser cassado antes do fim do mandato.

Mas vamos aos fatos. Campina hoje tem duas fortes candidaturas; a do deputado federal Romero Rodrigues e a do vice-governador eleito Rômulo Gouveia. Ambos são merecedores. Por fora, corre o filho do Senador Cássio, Diogo Cunha Lima, que na minha opinião deveria começar de baixo, como vereador. Afinal, a prefeitura não é um brinquedo.

Diogo tem a seu favor o maior líder político do Estado, Cássio, seu pai. Mas Diogo não tem serviço prestado, currículo, experiência eleitoral e, muito menos, administrativa. Caso Diogo Cunha Lima seja o candidato, entrará na campanha com um enorme ponto fraco, a falta de experiência administrativa.

Vimos isso agora na campanha presidencial. Serra não tinha o que criticar no governo Lula, mas foi buscar na falta de experiência de Dilma, sua principal estratégia retórica, e levou a eleição para o segundo turno. Se for candidato, Diogo será vitima da mesma situação e poderá perder a eleição para alguém mais experiente.

Romero, por sua vez, é o mais preparado e com maiores chances de ser candidato, pois seria um erro estratégico retirar Rômulo Gouveia da vice-governadoria. Romero é popular, carismático, trabalhador e honesto. Conhece Campina como a palma da sua mão. Tudo que um político precisa para concorrer a uma eleição de prefeito.

Densidade eleitoral não o falta. Em 2006, foi o estadual mais votado de Campina e, agora em 2010, Romero teve mais votos do que Dr. Damião, Aguinaldo e Daniela Ribeiros juntos. E isso tudo numa campanha modesta, sem muita estrutura e com poucos recursos financeiros.

Outro ponto forte de Romero é o serviço prestado que ele tem por Campina. Como vereador, apresentou diversos projetos de Lei em beneficio da sociedade. E como deputado estadual não foi diferente. Defendeu os funcionários da prefeitura de Campina e os agentes de saúde do Estado.

Mas Romero tem alguns pontos fracos. Ainda não conta com uma assessoria totalmente profissional; não é muito bom de oratória; tem uma comunicação pouco planejada e deixa a desejar na sua postura diante das câmeras. Sabemos que em política, principalmente na TV, às vezes a imagem é mais importante que o conteúdo.

Contudo, Romero é um diamante a ser lapidado. E hoje o melhor pré-candidato a prefeito de Campina. Apostar num jovem sem experiência como Diogo é um grande equívoco que poderá fazer o grupo reviver o ano de 2004, quando achavam que a campanha já estava ganha e foram derrotados por Veneziano.
O nome é Romero.

Lidiane Abreu

Lidiane Abreu

Estudante do curso de Licenciatura em História (UFCG) e redatora do portal Diário do Sertão.

Contato: [email protected]

Lidiane Abreu

Lidiane Abreu

Estudante do curso de Licenciatura em História (UFCG) e redatora do portal Diário do Sertão.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: