header top bar

Padre Djacy

section content

Ruim com ela, pior sem ela

28/06/2009 às 12h37

Por Reudsman Lopes

A cidade de Cajazeiras passa neste momento pela sua maior “seca” em termos de esportes ditos popularmente amador. Alguns dias, ouvi através de uma emissora local, um companheiro profissional de Educação Física reclamando da falta de um calendário de eventos esportivos, competições, que anos anteriores era encampado pela Secretaria de Esportes do Município e que este ano de 2009 ainda nada foi feito e sequer temos uma programação que vislumbre o fim de tamanho marasmo. Entretanto, justiça se faça, sou testemunho já que participamos, de uma reunião entre o Secretário de Esportes, José Duda e integrantes da classe dos profissionais da Educação Física e dos desportos, cujo objetivo era traçar ações para os esportes em Cajazeiras. Acontece que a reunião foi pessimamente planejada e a divulgação foi tão insignificante que poucos foram os que lá se fizeram presentes o que tornou o encontro um verdadeiro fracasso.

Mesmo sabendo que nos anos que se passaram tivemos um calendário de eventos esportivos e que este foi fielmente cumprido pela Prefeitura Municipal de Cajazeiras, no meu entendimento, vejo que poderíamos crescer muito mais e definirmos metas para de fato termos políticas públicas comprometidas com a massificação e o desenvolvimento de programas nas áreas das atividades físicas, desportivas e de lazer para este município, que, dito como a terra da cultura, não tem dado o merecido respeito aos esportes e consequentemente ao fortalecimento de uma política que incentive as atividades físicas, desportivas e de lazer do seu povo. Para piorar e preocupar ainda mais aqueles que estão a reclamar a total ausência dos esportes em Cajazeiras, existe um forte indicio que a Secretaria de Esportes do Município de Cajazeiras será extinta, o que torna público, se for verdade, que as atividades físicas, desportivas e de lazer não são prioridades para o município caso se confirme a extinção ou a sua fusão.

Preocupados com o atual momento de abandono do nosso esporte amador, profissionais de Educação Física deste município já iniciam um trabalho de conscientização com as autoridades locais, associações, sindicatos e os clubes de serviços desta cidade no sentido de juntos tentar modificar o quadro em que se encontra as atividades físicas, desportivas e de lazer de Cajazeiras. Fizemos um belo carnaval, estamos fazendo um bom São João, mas, queremos também um tratamento diferenciado para as atividades físicas, desportivas e de lazer com uma oportunidade de levar a nossa população mais saúde e muito mais qualidade de vida. Lembrando que a cidade de Cajazeiras não tem um Ginásio de Esportes e nem uma área para atividades físicas digo para a caminhada.

Cadê a Corrida da Fogueira

Como aquele que criou a única corrida de rua desta cidade de Cajazeiras, denominada a Corrida da Fogueira já que sempre é realizada dentro das festividades juninas do Xamegão, pela Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal, estamos sendo cobrado pela não realização desta prova que se tornou parte dos eventos festivos do Xamegão e que não tem programação nesta temporada 2009. Tentei encontrar justificativa pela não realização da competição, infelizmente, não as encontrei. Para os atletas de corrida de rua, é falta de prioridade para com os esportes amador em Cajazeiras. Foi à explicação mais evidente que eles encontraram para responder a todos que estão a perguntar. Como está havendo uma repercussão altamente negativa, disseram-me que a Prefeitura Municipal de Cajazeiras ainda tentou convocar ex-coordenadores deste evento, entretanto eles não aceitaram realiza-la em virtude da falta de tempo e da falta de estrutura.

R$ 10.000,00 (dez mil reais), é muito dinheiro, será verdade

Ainda não tenho uma confirmação oficial, mas, existem boatos que a Liga Cajazeirense de Futebol, que, inclusive, há dias passados se encontrava irregular perante a Federação Paraibana de Futebol, conforme me informara dona Rosilene Gomes, presidenta desta entidade, recebeu por parte da Prefeitura Municipal de Cajazeiras a importância de R$ 10.000,00 (dez mil reais) como parte de repasse de incentivo a política desportiva de Cajazeiras aprovado pela Câmara Municipal. Nada contra, mas, é muito dinheiro para uma Liga apenas, para um esporte apenas. O que será feito com esta grana em favor dos nossos pobres clubes do futebol amador de Cajazeiras.

BOLA DENTRO
Para dona Daura Mota. Aos 103 anos de idade ela se foi para a morada eterna. Apaixonada pelo carteado do buraco por diversas vezes fizemos dupla. Fica a saudade e a lembrança daquela que sempre nos brindou com a sua alegria e o seu convívio de grande amizade. Vai em paz, ficas com Deus “Dauria”. Tua NOTA É 10!

BOLA FORA
Para este eterno sofrimento em que se encontra o Atlético. Até nos parece que Cajazeiras está mesmo decidida a “assassinar” esta história viva do esporte local. Que Léo Abreu, Jeová Campos e o atual “esquema” tenham piedade de nós. Senhores, lembramos que o Atlético não é Carlos Antonio. O Atlético é Cajazeiras, pensem assim antes que seja tarde demais. Nossa NOTA É 0!


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: