header top bar

Francisco Inácio Pita

section content

São José de Piranhas 136 anos de existência

27/09/2021 às 19h59 • atualizado em 27/09/2021 às 20h02

Cidade de São José de Piranhas. (Foto: reprodução/Prefeitura de São José de Piranhas).

Por Francisco Inácio Pita

A emancipação política da cidade São José de Piranhas se deu em 24 de setembro de 1885, a cidade foi crescendo e se desenvolvendo como a maioria das cidades de nossa região, tendo como atividade principal a agricultura, a pecuária e a grande plantação de algodão, que era considerado o ouro branco do sertão.

Então, por que esse nome de São José de Piranhas? Como a maioria da população era católica e tem um santo como padroeiro, São José de Piranhas também não foi diferente, o padroeiro é São José e a cidade localidade à margem do Rio Piranhas, houve a junção de São José com Piranhas o nome do rio e formou São José de Piranhas. Eu particularmente acho que ainda deveria mudar o nome da nossa cidade ficando assim: São José do Rio Piranhas.

Com a construção do açude de Boqueirão iniciada em 1932, os engenheiros chegaram à conclusão de que a represa cobriria quase toda a cidade de São José de Piranhas, ficando apenas uma pequena margem, onde hoje é atualmente o distrito de Piranhas Velhas. Com isso, a cidade foi transferida no ano de 1935 para o sítio Jatobá. Nessa época muitas famílias foram para outras cidades, a exemplo de Cajazeiras, Sousa, Campina Grande e João Pessoa e até para outros estados, mas a maior parte da população piranhense acompanhou a mudança para o sítio Jatobá. A cidade ficou com o nome de Jatobá até o início da década de cinquenta, quando voltou ao antigo nome São José de Piranhas.

Então, foi escolhido o sítio jatobá para transferir a sede do município de São José de Piranhas, um dos pontos principais da escolha se deu porque no sítio Jatobá tinha o encontro das estradas que vinham de Serra Grande na época chamada de Timbaúba, Aguiar, Monte Horebe, Bonito de Santa Fé e Carrapateira que se juntava no sítio Jatobá para se direcionar numa única estrada até a cidade Cajazeiras, onde todos os habitantes das cidades acima citadas procuravam principalmente o comércio de Cajazeiras, para comprar os produtos que não tinha nas pequenas cidades da região.

A cidade de São José de Piranhas também é conhecida como a terra do poeta repentista Manoel Galdino Bandeira, Cantador famoso que teve a oportunidade de se apresentar para o Presidente da república Getúlio Vargas. Manoel Galdino Bandeira é o avô dos irmãos Bandeira, que também cresceram na vida como cantador repentista, a exemplo de Pedro Bandeira de saudosa memória, Chico, João e Daudeth Bandeira. A nossa cidade é considerada no sertão paraibano como a cidade que mais tem cantadores repentistas, mas foram obrigados a sair para outras cidades, por que a maioria da população piranhense não gosta desse gênero cultural.

Temos outros filhos ilustres na política a exemplo de Zé Lacerda que foi eleito deputado estadual 11 vezes consecutiva e Cícero Lucena atual prefeito de João Pessoa e muitos outros que enveredaram na política partidária.

Temos vários escritores, o jogador de futebol Euller Silva conhecido mundialmente, a cantora Eduarda Brasil conhecida nacionalmente através do programa the voice kid, poetas de outros gêneros diferentes do repentista e outros filhos ilustres que engrandecem a nossa comunidade.

Atualmente a cidade é gerenciada pelo prefeito Chico Mendes em seu segundo mandato e tem feito um trabalho revolucionário nunca visto em nenhuma administração da nossa cidade até o momento. Com certeza Chico Mendes já é considerado como o prefeito que mais trabalhou, construiu, e transformou a cidade para melhor. Relembrando um pouco, Chico Mendes fez o maior número de metros quadrados de calçamentos, reconstruiu o estádio Marconi Cruz de Lacerda, adicionou uma quadra poliesportiva e uma pista de caminhada nas margens do estádio, conseguiu uma adutora que poderá em breve abastecer a nossa cidade, para conseguir essa obra foi mais de 17 vezes a Brasília, fez a estrada do Braga, fez várias adutoras para comunidades rurais, fez muitas passagens molhadas, conseguiu malha asfáltica para várias ruas da cidade, sendo o pioneiro, climatizou praticamente todas as escolas do município, recebeu o hospital de uma instituição filantrópica, municipalizou, reformou e equipou e está em pleno funcionamento atendendo a população com diversas especialidades médicas, comprou mais de 40 carros para a frota do município acabando totalmente a locação de veículos, recebeu o piranhense hotel que estava no domínio de um comerciante particular, mas não estava rendendo nada para o município e o transformou em centro administrativo, enfim, se for citar tudo que Chico Mendes já fez teria que escrever várias páginas.

Finalizo parabenizando o município de São José de Piranhas e escrevendo algumas estrofes em sete linhas.

Homenagem a minha terra

Ou São José de Piranhas
terra do meu coração
que Deus a cubra de graças
toda a sua população
dando-lhe sabedoria
pra viver o dia a dia
na mais perfeita união.

Deus defenda o povão
de mal administrador
que sendo eleito prefeito
trabalhe com muito amor
engrandecendo a cidade
sem faltar nas localidades
seu trabalho promissor.

Que Deus transforme em amor
se o mal tentar surgir
que ninguém venha sofrer
e faça o pão dividir
que venha paz e paixão
dando a todos condição
de viver sempre a sorrir.

Que possa se divertir
sem passar precisão
que nunca falte na mesa
uma boa alimentação
famílias estruturadas
firme e bem educadas
na linha da perfeição.

Finalizo agradecendo
ao nosso pai criador
que me deu o dom poético
agradeço com amor
a todos meus parabéns
que tenha sempre os bens
sem faltar num só setor.

obrigado.

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita é Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA E VARIAÇÕES POÉTICAS e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Produz e apresenta todos os sábados o Jornal Terra News pela Rádio Terra Nova FM, 88.7 MHz. E-mail: pittadoradio@gmail.com

Contato: pita.sjp@ig.com.br

LIÇÃO DE VIDA

VÍDEO: MC cajazeirense passa dificuldades por causa da pandemia e vende água no semáforo

RELIGIÃO

VÍDEO: Mestre em Ciências da Religião conta detalhes da vinda de Frei Damião ao Brasil e lembra 1ª missa

EM SÃO JOSÉ DE PIRANHAS

VÍDEO: Bolsonaro é recebido por apoiadores e entrega trecho final do Eixo Norte da transposição

SITUAÇÃO DELICADA

VÍDEO: Em Pombal, mulher sem comida em casa e com risco de perder a visão pede ajuda para tratamento

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita é Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA E VARIAÇÕES POÉTICAS e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Produz e apresenta todos os sábados o Jornal Terra News pela Rádio Terra Nova FM, 88.7 MHz. E-mail: pittadoradio@gmail.com

Contato: pita.sjp@ig.com.br

Recomendado pelo Google: