header top bar

Francisco Inácio Pita

section content

São José de Piranhas: 138 anos de existência

23/09/2023 às 18h16 • atualizado em 25/09/2023 às 10h16

São José de Piranhas

Por Francisco Inacio Pita – A emancipação política da cidade São José de Piranhas se deu em 24 de setembro de 1885, foi se desenvolvendo como a maioria das cidades de nossa região, tendo como atividade principal a agricultura, a pecuária e a grande plantação de algodão, que era considerado o ouro branco do sertão. Com a chegada de um inseto chamado BICUDO, a plantação do algodão foi exterminada, era uma das principais rendas existentes em nosso município. Hoje a renda principal são os assalariados, os aposentados do INSS, PBPrev, funcionários públicos da prefeitura e do estado. Depois dessas rendas, podemos citar alguns supermercados, construção civil, trabalho com o pequeno rebanho bovino e trabalho na agricultura com pagamento diário, são essas as principais fontes que geram pequenos empregos e rendas.

Então, por que esse nome São José de Piranhas? Como a maioria de sua população é católica e tem São José como padroeiro, junto ao santo São José e como a cidade localizada à margem do Rio Piranhas, houve a junção do santo São José com Piranhas que é o nome do rio e formou São José de Piranhas. Eu particularmente acho que ainda deveria mudar o nome da nossa cidade ficando assim: São José do Rio Piranhas.

Com a construção do açude de Boqueirão iniciada em 1932, os engenheiros do referido manancial chegaram à conclusão de que a represa cobriria quase toda a cidade de São José de Piranhas, ficando apenas uma pequena margem, onde hoje é atualmente o distrito de Piranhas Velhas. Com isso, a cidade foi transferida no ano de 1935 para o sítio Jatobá. Nessa época muitas famílias foram para outras cidades, a exemplo de Cajazeiras, Sousa, Campina Grande, João Pessoa e até para outros estados, mas a maior parte da população piranhense acompanhou a mudança para o sítio Jatobá. A cidade ficou com o nome de Jatobá até a década de cinquenta, quando voltou ao antigo nome São José de Piranhas.

Por que foi escolhido o sítio Jatobá para transferência da sede de São José de Piranhas? um dos pontos principais da escolha se deu porque no sítio Jatobá tinha o encontro das estradas que vinham de Serra Grande na época chamada de Timbaúba, Aguiar, Monte Horebe, Bonito de Santa Fé, Conceição e Carrapateira que se juntava no sítio Jatobá para se direcionar numa única estrada até a cidade Cajazeiras, onde uma parte dos habitantes das cidades acima citadas procuravam principalmente o comércio cajazeirense para comprar os produtos que não tinham nas referidas cidades acima citadas.

A cidade de São José de Piranhas também é conhecida como a terra do poeta repentista Manoel Galdino Bandeira, repentista famoso que teve a oportunidade de se apresentar para o Presidente da república Getúlio Vargas. Manoel Galdino Bandeira é o avô dos irmãos Bandeira, que também cresceram na vida como cantador repentista, a exemplo de Pedro Bandeira de saudosa memória, Chico, João e Daudeth Bandeira. A nossa cidade é considerada no sertão paraibano como a cidade que mais tem poetas repentistas, mas foram obrigados a sair para outras cidades, por que a maioria da população piranhense não gosta desse gênero cultural.

Temos outros filhos ilustres na política a exemplo de Zé Lacerda que foi eleito deputado estadual 11 vezes consecutiva, vice governador e governador do estado do Paraíba e Cícero Lucena que já foi senador da república e atualmente é prefeito de João Pessoa. no campo das comunicações temos João Gregório que é diretor presidente do sistema de Rádio e Televisão Arapuan com emissoras de televisão e várias estações de rádio FM funcionando da capital e no interior. Temos muitos outros filhos ilustres que enveredaram na política partidária, a exemplo do Deputado estadual Chico Mendes, o ex-senador Raimundo Lira, e outras pessoas do setor empresarial paraibano, construção civil e etc.

Temos vários escritores, todos com livros publicados, podemos citar ainda, o jogador de futebol Euller Silva conhecido mundialmente, poetas de outros gêneros diferentes do repentista e diversos filhos ilustres que engrandecem a cidade de São José de Piranhas.

Atualmente a cidade é gerenciada pelo prefeito Bal Lins que assumiu o mandato com a saída do prefeito Chico Mendes que foi concorrer a uma vaga na Assembleia legislativa da Paraíba tendo sido eleito. Hoje Chico Mendes é líder do governo do estado da Paraíba na Assembleia Legislativa.

São José de Piranhas teve duas etapas administrativas, antes do prefeito Chico Mendes e depois de Chico, não podemos deixar de lembrar que em janeiro de 2016, o prefeito Chico Mendes assumiu a prefeitura em uma vitória apertada e de cinco anos e três meses revolucionou o nosso município, tornando em uma nova São José de Piranhas, com uma administração bem planejada. o seu trabalho continuado pelo atual prefeito Bal Lins que vem correspondendo toda expectativa da população piranhense, dando continuidade ao trabalho revolucionário deixado por Chico Mendes e os trabalhos idealizado por Bal. O prefeito Bal também não brinca no serviço e tem construído muito e levado a frente um bom trabalho em nosso município correspondendo a expectativa da população.

Finalizo parabenizando o município de São José de Piranhas escrevendo algumas estrofes.

Homenagem a minha terra

Ou São José de Piranhas
terra do meu coração
que Deus a cubra de graças
toda a sua população
dando-lhe sabedoria
pra viver o dia a dia
na mais perfeita união

cidade de povo ordeiro

que defende o bom roteiro

de uma grande geração.

Deus defenda o seu povo
do mal administrador
que sendo eleito prefeito
trabalhe com muito amor
engrandecendo a cidade
com muita propriedade

e um trabalho promissor.

dando assistência completa

seguindo na boa reta

da luz de nosso senhor.

Que Deus transforme em amor
se o mal tentar surgir
que ninguém venha sofrer
que faça o pão dividir
com muita paz e paixão
dando toda condição
de viver sempre a sorrir

que venha luz e saúde

em todo seu conteúdo

na linha do prosseguir.

Que possa se divertir

sem passar precisão
que nunca falte na mesa
uma boa alimentação
famílias estruturadas
firme e bem educadas
na linha da perfeição

com luz e sabedoria

no passar do dia a dia

em toda sua extensão.

Vejo com muita razão

que o bem vai continuar

projetando a sua gente

como muito amor no amar

e toda categoria

vai seguir no dia a dia

na mais completa visão

projetada na concórdia

sem nunca haver discórdia

na página de sua ação.

Somente o pai criador

tem a força de mandar

a luz da sequência firme

pra tudo continuar

na sua forma de ser

projetada com prazer

transmitindo a alegria

na mais completa razão

dando toda condição

de crescer na alegria.

Finalizo agradecendo

ao nosso pai criador
que me deu o dom poético
agradeço com amor

que Deus transforme em Luz

a linha que me conduz

com grandeza de valor
a todos meus parabéns
que tenha sempre os bens
sem faltar num só setor.

Muito obrigado a todos e até o próximo trabalho.

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS  e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.

Contato: [email protected]

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS  e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: