header top bar

Padre Djacy

section content

Sedentarismo – Falta de Exercícios…

12/12/2008 às 01h46

Atualmente um dos maiores problemas que envolvem a saúde pública do nosso país centra-se em conscientizar as pessoas para a importância da atividade física para manutenção e promoção da saúde para população.

Infelizmente a falta de uma atividade física constante associada à ingestão de alimentos calóricos contribuindo para aumentar o peso do indivíduo, que devido à modernidade e comodidade fazem pouco gasto das calorias ingeridas. Observa-se desta forma, que a cada ano que passa os problemas relacionados ao sedentarismo vem aumentado gradativamente, principalmente quando buscamos saúde e qualidade de vida para uma parcela cada vez maior da população.

O sedentarismo caracteriza-se desta forma pela falta de atividade física regular, deixando o indivíduo cada vez mais acomodado. É indiscutível que a modernização e o avanço tecnológico possibilitaram ao homem o fácil acesso a vida diária, assim como desenvolver tecnologia ligada à atividade física, proporcionando-lhe também acesso fácil e comodidade para fazer exercícios. Desta forma é preocupante a situação quando refletimos a respeito do por que muitas pessoas não têm o hábito de se exercitar, mesmo com tanta facilidade e veiculação dos inúmeros benefícios gerados a saúde quando somos pessoas ativas.

A literatura científica nos aponta que o sedentarismo trás vários problemas a saúde do indivíduo, dentre os quais destacamos apatia, perda de força explosiva, flexibilidade, agilidade, além de poder contribuir para o aumento de peso e até mesmo levar a obesidade, problemas cardiovasculares e diminuição da quantidade máxima de oxigênio consumido, assim como gerar problemas sociais, como dificuldade de relacionamento com as pessoas, isolamento, desinteresse, estresse, etc.

Contudo, visualiza-se que a falta de uma política que valoriza a prática do exercício físico contribui para a formação de uma grande massa de indivíduos que justificam a inatividade por não ver e sentir imediatamente os resultados da prática, desestimulando-se em curo espaço de tempo.

É esta falta de compreensão e imediatismo das pessoas que acabam dificultando o início da prática de atividade física e na promoção de benefícios a saúde tais como: melhora na freqüência cardiorespiratória, manutenção do peso, melhora da auto-estima, previne o envelhecimento precoce, etc. Assim sendo, convém ressaltar que o sedentarismo além de ser um fator de risco a saúde dos indivíduos, contribuir para aumentar os dados que se referem ao desenvolvimento de doenças crônicas.

Finalizando, destaca-se que a relação tempo benefício em relação à saúde, nos deixa dúvidas que exercitar-se é mais que valorizar a cultura corporal, é investir em saúde, observando que os melhores resultados não são os imediatos, e sim aqueles conquistados gradativamente proporcionam saúde.
Atividades Físicas para a população.

Uma das maiores preocupações já manifestada em entrevistas à imprensa local pelo Prefeito eleito Léo Abreu é com relação a projetos que visem à prevenção de problemas de saúde da população do município de Cajazeiras. Para isto, já existe um trabalho-estudo em andamento para possibilitar uma motivação aos cajazeirenses através de uma coordenação de políticas públicas que vise às atividades físicas como meio de promoção da saúde e da qualidade de vida da nossa comunidade.

Atividades Físicas para a população II
Um dos maiores obstáculos para que ocorra em breve espaço de tempo uma participação maciça da nossa população é a falta de espaços físicos para o desenvolvimento das atividades físicas. Consciente desta dificuldade é que um grupo de profissionais de Educação Física anda vistoriando algumas áreas da cidade que possam servir, pelos menos nesta primeira fase do projeto, de locais adaptados com uma boa estrutura para estas atividades que decerto será de grande valia para a melhoria da qualidade de vida da nossa população.

Atividades Físicas para a população III

Pensando na precariedade que é a cidade de Cajazeiras quanto a espaços para que a comunidade possa realizar as suas atividades físicas em busca da saúde e conseqüentemente melhorando a sua qualidade de vida é que Léo Abreu anda anunciando dentro do seu planejamento a construção de “praças de conveniência” ao estilo Ricardo Coutinho em João Pessoa, Vale ressaltar que neste momento, o açude grande é o maior ponto de concentração daqueles que buscam a sua prática da caminhada. Pois bem, este local deverá receber algumas melhorias, ou seja, será estruturado para atender adequadamente todos aqueles que para lá se deslocam.

BOLA DENTRO

Para o Campeonato Brasileiro da Série A. Foi emoção até a última rodada. O Campeonato de pontos corridos que foi tão duramente criticado é hoje alvo de inúmeros elogios. Quem te viu, quem te vê. NOTA 10!

BOLA FORA
Para o Vasco da Gama. Nunca os vascaínos puderam pensar que um dia o Time da Colina viesse a ser um dos ilustres integrantes da Segunda Divisão do Brasileirão. Tristeza e muita decepção. NOTA 0!

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: