header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Sentimento de tristeza

10/09/2018 às 08h29

O futebol nordestino após ver Santa Cruz, Náutico e Botafogo-PB perderem a chance de subir para a Série B no ano que vem, vive um sentimento de profunda tristeza. Todos com seus dramas e com muito sofrimento para com o seu torcedor. O primeiro a dizer adeus foi o Santa Cruz que,  apesar da vantagem construída no Arruda, o Tricolor acabou sendo goleado pelo Operário-PR, em Ponta Grossa. Os paranaenses venceram por 3 a 0 e dão sequência à uma subida de divisão que vem desde o ano passado, quando conquistaram o título da Série D. O Naútico tinha uma missão ingrata, que era tirar dois gols de desvantagem para o Bragantino. O empate em 1 a 1 na Arena de Pernambuco acabou com o sonho, com direito a pênalti desperdiçado por Wallace no segundo tempo, que poderia ter iniciado a reação. Entretanto a queda mais dolorosa com certeza foi a do Botafogo-PB. O Belo fez um grande jogo contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, e estava segurando o 0 a 0 que o classificava até os 48 minutos do segundo tempo. O gol de Felipe Augusto levou a disputa para os pênaltis. E nela, viu Juninho e Marcos Aurélio perderem suas cobranças para o xará paulista fazer a festa. Com isso, o futebol nordestino não tem mais chance de comemorar o acesso este ano.  Os reflexos das quedas dos nordestinos é imediatamente sentida pelo futebol desta região. A começar pela própria Série B, que hoje tem apenas quatro representantes. Num cenário mais complexo, poderia não ter nenhum em 2019 – contando com os acessos de Fortaleza e CSA, que hoje estão no G-4. Para que esse cenário se mantivesse, ainda seria necessário que os quatro times da Série A não caiam, além dos rebaixamentos de CRB e Sampaio Corrêa – atualmente, o time maranhense está no Z-4. Essa projeção também traria um inchaço de nordestinos na Série C. Além dos três que não subiram no mata-mata deste domingo (Santa Cruz, Náutico e Botafogo-PB), o Grupo A ainda teria outros três advindos da Série D (Ferroviário, Treze e Imperatriz), além dos três remanescentes (Confiança, ABC e Globo FC). Só aí são nove times, sem considerar algum rebaixamento nordestino da Série B deste ano. Considerando que Remo e, possivelmente, Atlético-AC também estariam nessa chave, a CBF terá que quebrar a cabeça para manter o mesmo regulamento no próximo ano. Uma mudança a se considerar e que vem sendo muito pedida por alguns clubes é implantar na Série C o mesmo regulamento da primeira e segunda divisão, com os 20 clubes jogando entre si em turno e returno. Com isso, o traumático mata mata que hoje fez o futebol nordestino sofrer, seria extinto a partir de 2019. Resta apenas saber se a Confederação Brasileira de Futebol abrirá as suas escutas para atender as reivindicações dos clubes que fazem parte da Série C e que não recebe as mesmas atenções desta entidade no referido campeonato. Cabe aos clubes tentar as alterações e, talvez, com apoio das Federações a que estão filiados serem ouvidos pela CBF.

Indefinido

Com direito a exercer dois votos na escolha para a presidência da Federação Paraibana de Futebol em eleição a se realizar no próximo dia 29, o Atlético Cajazeirense de Desportos, pelo que se sabe, ainda não tem definido a chapa que apoiará com os seus votos. Também, não se tem conhecimento se quem votará nesta eleição será o presidente Harley Lira ou Arlan Rodrigues presidente do Conselho Deliberativo do Trovão Azul do Sertão. Pelo que se configura vem ai mais uma novela quanto ao futuro do Mais Querido do Sertão já que os comentários entre os torcedores é que os Liras se afastaram totalmente do Atlético. Com essa ausência que sem dúvida será muito sentida, a agonia se inicia para se saber que assumirá o barco atleticano para a próxima temporada.

Ótimas

As comemorações alusivas ao 1º de setembro, Dia do Profissional de Educação Física em Cajazeiras foram avaliadas como de excelência. CREF, IFPB de Cajazeiras, Coordenação de Educação Municipal, realizaram atividades em parcerias com alunos das escolas municipais de Cajazeiras. A FAFIC realizou mesa redonda destacando o perfil do Bacharel em Educação Física e ainda realizou uma aula de ginástica, a FASP inaugurou a sua Academia Escola e aulas de ginástica de academia com o professor Wesley e Ritmos com o professor Adriano Modesto. No Sábado, 1º de setembro, aconteceu um churrasco de confraternização para os profissionais de Educação Física.

BOLA DENTRO

Para a repercussão que vem ganhando o memorial do futebol instalado no Museu de Cajazeiras. As visitas são constantes de cajazeirenses e cajazeirados e desta maneira o sonho vai se tornando realidade. NOTA 10!

BOLA FORA

Para o meu Flamengo. Com todo respeito que lhe é devido, mas, perder no maracanã para o Ceará é demais. Uma vergonha que mostra a falta de comando no rubro negro carioca. NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: