header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Separados, mas, por um pontinho

13/11/2020 às 16h49

Coluna de Reudesman Lopes

Por Reudesmar Lopes

As tabelas das séries C e D do Campeonato Brasileiro mostram situações, no mínimo, curiosas envolvendo os clubes paraibanos. Nas duas disputas, apenas um ponto separa os dois representantes da Paraíba dentro de seus respectivos grupos. Na Série C, a briga é na parte de baixo, contra o rebaixamento. O Treze tem 16 pontos, e o Botafogo tem 15. O Galo está na oitava colocação do Grupo A, pouco à frente do Belo, que é o penúltimo colocado e abre a zona da degola. Ambos ainda têm chance de escapar juntos da queda para a Série D de 2021.

E um ingrediente especial nesse cenário é que a última rodada da fase de grupos reserva um encontro entre as duas equipes em mais um Clássico Tradição em 2020.

A volta de Evaristo Piza numa cartada decisiva da diretoria do Belo da Capital serviu, pelo menos isso se mostrou na sua estreia, para dar uma sacudida geral nos jogadores do time e resta agora torcer pela continuidade dos resultados positivos tão esperados pela sua imensa torcida que já não acreditava em ver o seu clube na Série C em 2021. Na Série D, a disputa paraibana é pela classificação para a próxima fase.

O Campinense aparece na quarta colocação do Grupo 3, com 13 pontos, um a mais que o Atlético Cajazeirense de Desportos, que tem 12 pontos e é o quinto colocado. Aqui na terra do Padre Rolim a um entendimento que se Celso Teixeira tivesse chegado mais cedo o Trovão não estaria em uma situação tão complicada. Faltando três rodadas para o final desta fase de classificação o Atlético terá dois jogos, destes três que restam, em Cajazeiras no Colosso das Capoeiras. Portanto, se o Mais Querido do Sertão fizer o seu dever de casa, ou seja, vencer estes dois jogos, a sua condição de brigar pela classificação ficará bem maior.

A chance de ambos avançarem juntos existe, mas é muito pequena, uma vez que, nessa chave, o América-RN, com 24 pontos, já está classificado, e Salgueiro e Floresta aparecem logo em seguida, com 20. Lembrando que só restam nove pontos em disputa. O que se conclui é que o Botafogo que entrou na Série C com o sonho de acesso para Série B, decepcionou, e foi tão grande a decepção que atualmente o time briga para não descer rebaixado para a Série D em 2021. Por sua vez, sem ser apontado como um favorito a seguir para a próxima fase, o Treze pode ser a boa novidade e conseguir passar a etapa seguinte.

O que se sabe é que o futebol não tem essa história do impossível, tudo é possível e assim, vamos esperar a rodada final de ambas as séries para termos a certeza de quem é quem no futebol paraibano em termos de competições da CBF.

Agradecimento
Está semana recebemos através do amigo Joaquim Farias (Kim), uma flâmula do Fortaleza que veio para o acervo do Museu do Futebol de Cajazeiras, enviada e doada pelo presidente do Leão do Pici, Marcelo Paz. Assim, estamos agradecendo este presente e em breve a flâmula oficial do tricolor estará em exposição no Casarão dos Sobreiras ao lado de uma camisa deste clube referente ao jogo entre o Fortaleza e o Atlético Cajazeirense de Desportos, isso válido pela Copa do Brasil no ano de 2004.

BOLA DENTRO
Para o registro de mais um campeonato amador de futebol que a Liga Cajazeirense de Desportos está concluindo com sucesso. Tudo isso é possível graças a dedicação do seu presidente Nêgo Dias. NOTA 10!

BOLA FORA
Para a nossa classe política que não está nem ai para as famílias dos mais de 160 mil brasileiros que perderam sua vida com a pandemia da Covid. É uma vergonha essa politização com relação a vacina. NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: