header top bar

Heberth Melo

section content

Será que Bolsonaro planeja um golpe em 2022?

06/07/2021 às 23h36

Presidente da República, Jair Bolsonaro (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

Por Professor Heberth Melo

Havia uma perspectiva assustadora de que o extremista de direita Jair Bolsonaro tornar-se presidente do Brasil, o mesmo possuía um histórico de ofender, gays, negros, mulheres e minorias, este também elogiava a tortura e o autoritarismo. O pesadelo tornou-se ainda maior quando a perspectiva realizou-se em 2018. O agora presidente não apenas usou uma lei de segurança nacional da época ditatorial brasileira para perseguir os críticos como também supervisionou o aumento do desmatamento na Amazônia, além de tudo isso permitiu que o COVID-19 se alastrasse sem controle, atacando as medidas restritivas de distanciamento bem como o uso de máscaras e de vacinas. Mais de quinhentos mil brasileiros já morreram até agora. “Bolsonaro conseguiu transformar o Brasil em um gigantesco buraco do inferno” afirmou pela plataforma Twitter o ex-presidente da Colômbia Ernesto Samper. Além de tudo isso com sua política de imunidade de rebanho, deu início a variante P1 que coloca em risco outros países.

Com uma pesquisa mês passado mostrando que 59% dos eleitores rejeitam o atual presidente brasileiro, Bolsonaro parece estar preparando-se para um resultado desfavorável nas eleições de 2022. Esse ano ele já demitiu o ministro da defesa, um general aposentado e amigo de longa data que, no entanto, criticou as tentativas de Bolsonaro de usar as Forças Armadas como ferramenta de política pessoal. Os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, também foram demitidos – supostamente quando estavam prestes a renunciar.

Há a possibilidade que, inspirado pelo ex-presidente estadunidense Donald Trump o Presidente Bolsonaro queira agarrar-se ao poder e dar um golpe? Sim! A manobra que o presidente quer fazer, é orientada pelo mega bilionário Steve Bennon que utilizando as redes sociais já vem implementando governos de direita em todo o mundo, através de golpes de estado, para barganhar poder e ganhos económicos. No caso do Brasil, há ainda a influência de um pseudo filósofo chamado Olavo de Carvalho, que recrutou milhões de brasileiros com uma literatura charlatã, sem base filosófica ou sociológica, utilizando o ódio como retórica, teorias conspiratórias e a idiotice como ferramenta de manipulação.

Acredita-se que haja sim um movimento de “golpe” já que quando houve a invasão do Capitólio, nos Estados Unidos no dia 06 de janeiro, o filho do presidente, Eduardo Bolsonaro não lamentou a invasão, mas, sim, a desorganização dos invasores, atestando assim que os Bolsonaro são pelo menos em parte, a favor do poder ser tomado a força, sem o devido trâmite do processo democrático.

Desta maneira, entende-se que diferentemente dos Estados Unidos que apresentam instituições fortes, com credibilidade, garantidoras do devido processo democrático, pode sim, no Brasil haver um golpe institucional contra a democracia, já que as instituições brasileiras não tem a mesma lisura, credibilidade e independência das instituições estadunidenses.

Além disso, o presidente Bolsonaro vem insistindo que houve fraude no processo eleitoral, sem apontar nenhuma prova, o mesmo quando obrigado pelo Ministro Barroso a apresentar as supostas provas, admitiu não tê-las, soltando a seguinte pérola “No mínimo, empatou. Se eu não tenho prova, também não tem prova que não teve”. Tal declaração prova no mínimo a má fé do gestor do executivo nacional. A insistência nessas alegações levam a crer que o presidente pretende implementar o voto impresso, que ao longo da história brasileira, como o voto de cabresto que era impresso e era controlado pelos coronéis havendo inúmeras fraudes. Na atualidade a imposição por grupos que controlam áreas mais carentes do Brasil, como as milícias, que poderão exercer o seu poder e forçar o eleitor a votar pelo medo, fazendo o Brasil retroceder no tempo, no combate a corrupção e favorecendo as fraudes eleitorais. Diante de todos os fatos apresentados, poderá o Brasil sofrer, nas mãos de Bolsonaro, um golpe contra sua democracia nas eleições de 2022, assim como ocorreu com Trump nos Estados Unidos em 2020.

Quem viver, verá…

Heberth Melo

Heberth Melo

Possui formação acadêmica em Direito pela UFCG e Letras pela UFPB. É docente no ensino superior, na Faculdade São Francisco da Paraíba, FASP, Especialista em Direito Civil, Direito Penal, Processual Penal e Criminologia. Mestre em Ciências da Educação Pela UTIC – PY e Mestrando pela UERN em Ciências Sociais e Humanas.

Contato: [email protected]

Heberth Melo

Heberth Melo

Possui formação acadêmica em Direito pela UFCG e Letras pela UFPB. É docente no ensino superior, na Faculdade São Francisco da Paraíba, FASP, Especialista em Direito Civil, Direito Penal, Processual Penal e Criminologia. Mestre em Ciências da Educação Pela UTIC – PY e Mestrando pela UERN em Ciências Sociais e Humanas.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: