header top bar

Radomécio Leite

section content

Sete Candeeiros: luz na vida dos cajazeirenses

06/01/2012 às 12h43

No ano de 2011, se me perguntassem o que foi que aconteceu de melhor e de mais positivo, saudável e gostoso no cotidiano dos cajazeirenses, afirmaria com muita convicção: o blog “Sete Candeeiros”.

O responsável que faz a alegria e a felicidade dos cajazeirenses espalhados pelo mundo é a fera Dirceu Galvão Filho, que vara as madrugadas postando as noticias para nosso deleite, sem patrocínio comercial, mas pondo na mochila as moedas do prazer de “servir a Cajazeiras”, terra que ama de paixão.

Este importante veículo tem me proporcionado grandes e ternas alegrias, saudades e gratas recordações e me possibilita, todos os dias, o reencontro dos muitos amigos de infância espalhados pelo mundo afora e muitos, na maioria, se derramando de felicidades.

Alguns anos atrás recebi a visita de um cajazeirense que se dizia muito amigo de meu pai, mas que passou a me conhecer somente depois que o nosso Gazeta começou a circular e que também passou a tomar conhecimento da vida de muitos cajazeirenses e do cotidiano de nossa cidade quando lia o Gazeta. Este cidadão é Mário Cartaxo, o primeiro cajazeirense a se formar em Engenharia Civil, residente em Fortaleza, mas o seu jornal ele recebe somente três dias depois de editado, pelos correios. E exemplo como este de meu amigo Mário, poderia citar centenas deles: o do enlace que um veiculo proporciona construir amizades.

Veja meu caro Dirceu, se o Gazeta, que só circula uma vez por semana e só chega à casa do assinante depois de três ou quatro dias, proporciona tantas alegrias a muitos cajazeirenses, imagine o nosso Sete Candeeiros, com a velocidade que nos proporciona através da maior das invenções do homem: a internet, o quanto ele não une, agrega, descobre, abraça e dá felicidade a todos nós?

Todas as vezes que me encontro com um cajazeirense ou quando converso pelo telefone a primeira pergunta que faço é se já conhece o nosso Sete Candeeiros.

Nos dias atuais muitas teses de mestrado e doutorado das universidades têm sido sobre o cotidiano, a vida do povo, a história local, ação que vem patrocinando o Sete Candeeiros com relação aos fatos da nossa cidade de forma inteligente, gostosa, desde Babalu (uma das “diferentes” de Cajazeiras e que é “hospede todas as noites da área da casa de minha mãe”) até o nosso querido, admirado e eterno Zé Sacristão, patrimônio de nossa terra.

A tendência dos Sete Candeeiros é de melhorar cada vez mais e como seria ótimo que os cajazeirenses que gostam do blog poderiam dar a sua colaboração, principalmente no resgate do imenso acervo fotográfico que existe espalhado por ai e também escrevendo alguns fatos históricos e “estoricos”, como vários candeeristas já vêm fazendo.

O nosso amigo Cristiano Moura, que sem a sua coragem e audácia não teríamos, ao lado do maior jornalista da Paraíba, Josival Pereira, fundado o Gazeta, que é a fera do “Coisas de Cajazeiras” tem dado uma contribuição impar no resgate fotográfico de nossa cidade poderia ampliar a sua participação, republicando umas relíquias fotográficas que possui, claro com a devida permissão do Dr. Dirceu, no Sete Candeeiros. (desculpe a intromissão).

Nunca na vida imaginei que o nome de um histórico “frejo” de Cajazeiras, que está sendo motivo de trabalho de um aluno do curso de História, pudesse ser imortalizado e ganhar o mundo através da internet. Somente Cajazeiras é capaz disto, com a inteligência e a capacidade de seus filhos. Obrigado Dirceu. Que o Sete continue a iluminar Cajazeiras.

Agradecimentos
Agradeço e retribuo as mensagens de Natal e Ano Novo dos amigos Zerinho Rodrigues, Edilza Batista, Marcos Barros, Dona Amélia, Zélia Ribeiro, Associação das Antigas Alunas Dorotéias, Antonio Vituriano, Poeta Zé Mote, Valderi Claudino, Vital do Rego Filho, Nonato Bandeira e os belos brindes e mensagens de Seu João Claudino e do companheiro Zé Cavalcanti. A todos desejo muito paz e sucesso em 2012.
 

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: