header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Sonho: “Centro de Referencia do Futebol de Cajazeiras”

13/12/2019 às 08h28

Coluna de Reudesman Lopes

O Museu do Futebol de Cajazeiras está criando o Centro de Referência do Futebol Cajazeirense, para que possamos ter a primeira biblioteca pública especializada em futebol no Estado da Paraíba. Este será o setor responsável por pesquisar e documentar diferentes expressões do futebol em Cajazeiras, com vistas à constituição do acervo do Museu do Futebol de Cajazeiras, deverá desenvolver pesquisas, estabelecer parcerias com museus, memoriais, centros e grupos de pesquisas em universidades, promover palestras, seminários e encontros com o objetivo de contribuir com a troca, ampliação, divulgação de conhecimentos sobre futebol e trabalhar para a preservação de coleções sobre futebol. O primeiro passo já está edificado com a aquisição de livros de escritores paraibanos sobre o tema e, podemos afirmar que, estamos bem adiantados neste processo. Mas, o que nos levou a sonharmos tão alto? Nestas ultimas semanas, temos recebido no Museu do Futebol de Cajazeiras, professores e alunos de escolas públicas da rede municipal e estadual, interessados em conhecer a história do futebol de nossa terra e nesta perspectiva, entendo que como está chegando essa demanda dos nossos jovens, necessário se faz que nós possamos incentivar a pesquisa e a leitura sobre o tema e nada melhor que adiantarmos um planejamento que estava lá para o futuro e torna-lo uma realidade. Sei que a tarefa não é das mais fáceis, entretanto, precisamos ter força e coragem para enfrentar essa luta, “nada vem de graça, de mão beijada” como assim dizia minha amada avó Lica Lopes. A conquista é mais comemorada quando ultrapassamos todas as dificuldades. Neste sentido é que, já estamos lançando uma campanha para que, você, que tenha algo que entenda fundamental na dinâmica da leitura e da pesquisa do futebol, possa doar para o nosso Centro de Referência do Futebol de Cajazeiras. Vamos como tem acontecido até agora, buscar esses apoios em termos de doações, muitos são os cajazeirenses e cajazeirados que poderão nos ajudar e, nada mais interessante que estes colaborem para que esse nosso trabalho em prol dos nossos jovens seja coroado de sucesso, essa é uma oportunidade rara que temos de servir a essa garotada, principalmente a aqueles que se mostram interessados em adquirir e ampliar os seus conhecimentos. Que Deus possa nos abençoar nesta missão.

Novidades?
Campinense e Treze, estão trabalhando forte para qualificar o Renatão e o Presidente Vargas para que estas praças de esportes possam receber os seus jogos quando da realização do Campeonato Paraibano que se inicia em 19 de janeiro. Fala-se, inclusive, que até os grandes clássicos serão jogados nestes locais. É uma fuga em massa do Estádio o Amigão que, se essa notícia for confirmada, ficará abandonado o que é deveras lamentável. Até o momento, esse jogo está sendo jogado nos bastidores e não se vê nenhuma posição da Federação Paraibana de Futebol sobre o assunto, mesmo porque nada foi oficializado.

Arrumando a casa
Luizinho Barrozo, está correndo contra o tempo para organizar a nossa principal praça de esportes para a abertura do Campeonato Paraibano no dia 19 de janeiro quando o Atlético Cajazeirense de Desportos receberá o Nacional de Patos no Colosso das Capoeiras. Neste momento, Luizinho trabalha com a pintura em cor azul, das arquibancadas sombras e sol. Se na parte interna a ação de organização está se realizando, na parte em que é o acesso ao Perpetão continua como antes, muito buraco, muita poeira, agora na seca, quando chove teremos que ultrapassar a buraqueira e o mar de lama até que cheguemos aos portões de entrada do Estádio. Alô Jeová? Alô Junior Araújo? Alô Paula? Deem uma palavrinha por nós junto a João.

BOLA DENTRO
Para o planejamento que estamos sentindo com relação ao Atlético Cajazeirense de Desportos para a temporada 2020. Tudo rigorosamente muito certo e organizado. Parabéns a todos os envolvidos. NOTA 10!

BOLA FORA
Para a para a Serie B do brasileiro de um “outrora” gigante chamado Cruzeiro. Lamentável ter que amargar pela primeira vez jogar a segundona. Pode colocar na conta dos dirigentes e jogadores. NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: