header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Sonho de um cajazeirense

30/08/2019 às 14h35

Coluna de Reudesman Lopes

Ao término dos 12 anos de pesquisa que levamos para escrever o livro que trata da História do Futebol de Cajazeiras, descobrimos que a partir de então, estávamos em mãos com verdadeiras relíquias em fotografias, documentos, camisas, taças e mais diversas outras peças que juntas já estariam a formar o Museu do Futebol de Cajazeiras. Emocionado fiquei ainda quando vi que as doações recebidas estavam sob a minha guarda em nossa residência e ali naquele momento entendi o tamanho da confiança e da responsabilidade nos dada pelos cajazeirenses e cajazeirados que nos confiou este rico acervo. Entendi, também, que “guardado”, de nada adiantaria este vasto material e, despertei para o desejo de divulgá-lo para a nossa sociedade, foi quando vimos que poderíamos partir da edificação de um Museu do Futebol de Cajazeiras. Graças ao Prefeito José Aldemir e ao incansável Ubiratan de Assis, Secretário de Cultura, conseguimos um local para alojá-lo, o Casarão dos Sobreiras, na Rua Epifânio Sobreira. Tenho a imensa honra de dizer que o sonho está bem perto de ser realizado, aliás, como me dizia minha mãe Nazareth Lopes quando eu dizia que estava perto de alcançar um objetivo: “Meu filho, muito mais longe já teve. Tenha fé em Deus”. Pois bem, verdade mãe Tété, muito mais longe já teve, a fé em Deus, essa é inabalável, o trabalho é duro, mas, é prazeroso e sinto-me rejuvenescido a cada momento que alcanço uma vitória ou, como dizia minha mãe velha, Lica Lopes: “Uma graça alcançada”. Assim, alicerçado neste espírito de apaixonado por Cajazeiras e que me move dar o meu melhor por ela, o caminho vai sendo encurtado. Neste último 22 de agosto, concluímos a terceira etapa de implantação do Museu do Futebol de Cajazeiras e, já iniciamos a quarta fase, tudo isso de acordo com as nossas posses, pés no chão. O momento agora é de buscarmos ajudas, parcerias, para formarmos um time de patronos para apoiar o Museu do Futebol de Cajazeiras. Todos que estão nos dando à honra de sua visitação a este patrimônio histórico e cultural da terra do Padre Rolim, comentam perplexos como chegamos até aqui com tamanha riqueza deste acervo que materializa a memória viva do nosso futebol em camisas, fotografias, troféus e documentos. Agora, chegou a hora de você meu ilustre cajazeirense e ou cajazeirado colaborar neste processo que visa a finalização de um sonho que agora não é apenas nosso, mas, da terra do Padre Rolim, dos seus filhos e afilhados. Tenha certeza, vou bater a sua porta.

Bom para o Galo
O Treze de Campina Grande, famoso Galo da Borborema conseguiu a façanha de se manter no Campeonato Brasileiro da Série C na temporada 2020 do futebol brasileiro. “Morador” constante da Zona de Rebaixamento desta competição nesta temporada 2019, o Galo, nas rodadas finais, com vitórias fora de Campina Grande, somou pontos preciosos e o que parecia provável de acontecer, seu rebaixamento para a Série D, felizmente, para a sua apaixonada torcida não aconteceu e após empatar em 2 a 2 no amigão com o Botafogo de João Pessoa assegurou a continuidade na Série C.

Péssimo para o Belo
Ao contrário do Galo, o Botafogo de João Pessoa passou praticamente toda uma primeira fase do Brasileiro da Série C desta temporada 2019, “morando” no G4 e vendo a possibilidade de chegar ao mata mata final como certeza. Entretanto, ao contrário do Treze, na reta final desta competição o Belo da capital, perdeu jogos importantes em pleno Estádio o Almeidão em João Pessoa. Como resultado desta queda de rendimento o time foi para o jogo final em Campina Grande tendo a obrigação de uma vitória e ainda torcer por uma combinação de resultados. Verdade que a combinação de resultados, mas, como de costume, o Botinha não fez o seu dever e o empate no amigão o deixou fora do mata mata.

BOLA DENTRO
Para a semana do município em Cajazeiras, além de uma vasta programação cumprida pela administração, a vinda de muitos cajazeirenses e cajazeirados contribuíram para a beleza destas comemorações. Isso vale a NOTA 10!

BOLA FORA
Para o sonho do futebol paraibano em ver um dos nossos representantes na Série B do brasileirão. O Belo teve chances, mas, caiu na hora H. O Galo lutou o tempo todo para não ser rebaixado. Isso vale a NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: