header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Um chute para a liberdade

18/06/2021 às 21h07

Coluna de Reudesman Lopes. (Foto: divulgação/CBF).

Por Reudesman Lopes

Dezenove clubes da Série A do futebol brasileiro assinaram na terça feira, dia 15, um documento em que concordam em fundar uma Liga para organizar o Campeonato Brasileiro, que atualmente é dirigido pela Confederação Brasileira de Futebol. O documento foi entregue a direção da CBF numa reunião realizada na sede da entidade.

Os clubes querem já a partir de 2022, organizar a competição do Brasileirão. Portanto, a criação da Liga é uma prioridade, além destes desejarem uma maior participação em decisões que são tomadas pela CBF.

Eis aqui algumas das solicitações contidas no documento produto da reunião dos clubes e entregue ao comando da CBF:

1. Requer a imediata alteração estatutária que consagre uma maior participação dos clubes nas decisões institucionais e na gestão da CBF, admitindo-se os clubes como filiados desta entidade;
2. Dentre os itens desta alteração estatutária, necessariamente deve ser incluída a votação igualitária nas escolhas para escolha do Presidente e Vice-Presidentes da CBF, sendo certo que as Federações e Clubes das Séries A e B terão seus votos contados de forma unitária e com o mesmo peso entre si. Na verdade, o documento ainda vem trazendo mais algumas reivindicações, mas, citei aqui as duas que entendi interessantes.

Quem acompanha o futebol brasileiro, os seus clubes, campeonatos e torneios pelo país e pelo mundo, sabe e entende a causa do “grito de liberdade” que, os clubes do nosso futebol começam a colocar após tantos problemas que evidenciam uma CBF cada vez mais poderosa e rica em suas finanças e os clubes cada vez mais pobres e falidos.

Em recente publicação de pesquisadores do futebol nacional quando o assunto é finanças, foi revelado que os clubes brasileiros devem mais 10 bilhões e suas receitas não chegam a 5 bilhões.

Uma outra questão tão grave como essa acima citada é a falta de um calendário que possa de fato ajudar os clubes a manter os seus jogadores que na verdade são pagos por estes. Um exemplo é o que estamos presenciando neste momento, a Copa América causou um verdadeiro estrago em grandes clubes quando a Seleção Brasileira convocou os jogadores e a competição não foi paralisada.

Por tudo isso e muito mais, acredito que já passou da hora dos clubes se organizarem e começarem a pensar em si. Será que agora vai? A nossa torcida é para que o futebol brasileiro comece, de fato, a se organizar dentro e fora de campo.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: