header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Um nome na história: Gilmário CAJÁ

30/07/2021 às 18h29

Gilmário Batista Ricarte - cajazeirense que levou o nome de Cajazeiras a ser conhecido mundialmente. (Coluna de Reudesman Lopes) - Foto: divulgação.

Por Reudesman Lopes

Estamos vivendo um momento histórico quando falamos em esportes, são as olimpíadas, os Jogos Olímpicos que neste momento se realizam em Tóquio e, nada melhor de buscar na memória, na história do Desporto Olímpico do Brasil um nome que fez história e que elevou a sua cidade, Cajazeiras, a outro patamar em termos de divulgação e de reconhecimento, ele é: GILMÁRIO BATISTA RICARTE conhecido no mundo inteiro como CAJÁ o cajazeirense, treinador mais vitorioso no Voleibol de Praia.

Professor de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba, com Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua como Professor do Programa de Doutorado e Mestrado da UPE/UFPB.

Os primeiros passos como estudante em Cajazeiras foram iniciados no Dom Moisés Coêlho, depois foi aluno do Cristiano Cartaxo (Polivalente) e encerrou o ciclo em sua terra natal no Colégio Estadual de Cajazeiras.

A sua história no Voleibol de Praia se inicia em meados do ano de 1989, como treinador do Instituto Paraibano de Educação, IPÊ, quando foi comandar a dupla Denis/Zé Marco. Gilmário Cajá tem cinco participações em Olimpíadas: Atlanta em 1996 ele treinou a dupla: Emanuel/Zé Marco; Sidney em 2000, comandou a dupla Ricardo/Zé Marco e nesta oportunidade ele conquistou a sua primeira medalha olímpica, Medalha de Prata como vice campeão; Atenas em 2004, treinando a dupla Ricardo/Emanuel, Cajá conquista a Medalha de Ouro Olímpica como campeão; Pequim 2008, com a dupla Ricardo/Emanuel do Brasil e George/Renato pela Geórgia, conquista a Medalha de Bronze pelo terceiro lugar vencido com os brasileiros; Londres 2012, desta feita a dupla dirigida pelo cajazeirense é Ricardo/Pedro.

Decacampeão Mundial de Volei de Praia, Pentacampeão brasileiro de Voleibol de Praia, Gilmário Cajá ainda soma a todas estas gloriosas conquistas o título de Campeão Panamericano de Voleibol de Praia em 2017 no Rio de Janeiro.

Aqueles cajazeirenses e cajazeirados que acompanhavam todas estas competições estão a se recordar neste momento que quando se anunciava: “O treinador é o Cajá, da cidade Cajazeiras no sertão da Paraíba”. Por isso e tudo aquilo que só os amigos são sabedores do homem que é Gilmário ele se tornou um NOME NA HISTÓRIA de Cajazeiras, do Brasil e do Mundo.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: