header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Um novo tempo, também no futebol

19/06/2020 às 09h54

Coluna de Reudesman Lopes

A epidemia do Covid 19 está bem longe de chegar ao fim, pelo menos é essa a fala dos especialistas em todo o mundo. Aqui no Brasil a letalidade continua, infelizmente, muita alta e causando dores profundas em quase 50 mil famílias que estão a chorar a perda dos seus entes queridos. Após mais de 90 dias, o país começa, no meu modesto entendimento, erradamente, a flexibilizar o que chamamos de Fique em Casa, ou seja, o isolamento social. Verdade que os governos dos municípios e dos estados falam em protocolo de segurança, estatísticas de queda na contaminação, números de leitos de UTI e mais outras coisas que servem para o plano da volta da população a “uma possível vida normal”. Pois bem, nos comentários escritos e falados de pessoas em todas as camadas sociais pelo mundo afora, em sua maioria absoluta, confirmam que passada a pandemia do Covid 19, o mundo viverá “um novo tempo” e todos nós passaremos a ter um ritmo de vida bem diferente em vários aspectos do dia a dia. Algumas atividades entre elas o futebol, terão que passar por um grande ensinamento e aprendizado para conviver com a solução que se propõe para a volta dos seus treinamentos e das competições. Neste meio de semana a bola vai voltar a rolar pelos gramados do futebol, se reinicia o campeonato carioca com a realização do jogo entre o Flamengo e o Bangu. Este jogo vai mostrar a realidade que seguirá por muito tempo, assim observo, em termos de jogos oficiais. E o que teremos para observação? Uma partida que terá o time de maior torcida do país e que costumeiramente estava colocando em todos os seus jogos um público acima dos 60 mil torcedores, jogando com o estádio vazio, sem nenhum torcedor. O futebol como o cinema, as festas e outros grandes eventos de participação maciça de público vai ter que esperar e é bem melhor começar a se adaptar pois não temos nenhuma perspectiva de uma volta a normalidade. Aqui na Paraíba o Governo do estado já sinalizou com a flexibilização e com a volta do futebol, entretanto, isso dependerá de cada município. Em João Pessoa a retomada aos treinamentos dos clubes da capital será iniciada em 29 de junho, em Campina Grande a prefeitura está se reunindo com os clubes da cidade e em Cajazeiras o Atlético tem o aval para a sua normalidade nos treinamentos e jogos. Vamos ter, não resta dúvida, um novo tempo no futebol e os clubes, as federações, a torcida e imprensa terá que entender o processo penoso de ver a bola rolar sem nenhum torcedor nas arquibancadas. Nos resta apenas ter fé em Deus e acreditar que a Covid 19 passe por nós o mais rápido possível para que voltemos a frequentar os ambientes que tanto amamos.

Pesar
O nosso mais profundo pesar pelo falecimento de um grande cidadão de Cajazeiras, Índio Pintor. Pai de uma geração de meninos e meninas de bem que nos orgulha dizermos sermos seus amigos, Índio sempre será lembrado por todos os cajazeirenses e cajazeirados como um homem fino, educado, cortês, que sempre se vestia de forma elegante e que não passava em um local que deixasse de cumprimentar quem lá estava. Índio era um futebolista, torcedor do Santos de Sérgio David nos anos 60 e lembro que amigo do meu pai sempre queria saber do time. Índio deixa um legado de alegria e, com certeza, os futuros carnavais de Cajazeiras estarão sempre a lembrar da figura dele presente em todos os locais onde havia animação. Os nossos sentimentos a todos da família.

Reforço
Se preparando para voltar aos treinamentos na próxima semana, o Atlético Cajazeirense de Desportos anunciou a contratação do zagueiro Wesley Barbosa como mais um reforço para a reta final do paraibano e o brasileiro da Série D. Wesley já jogou no Trovão Azul no ano de 2017 e além de ser um jogador de meio de zaga ele também joga na ala esquerda. O jogador de 25 anos de idade é paulista, jogou na base do São Caetano, e foi jogador do Tupã de Minas Gerais, Real Brasília do Distrito Federal, São Bernardo de São Paulo e mais recentemente estava atuando pelo Atibaia paulista. A direção do Mais Querido do Sertão aguarda o zagueiro na próxima semana aqui em Cajazeiras.

BOLA DENTRO
Para a possibilidade de retornarmos aos jogos que restam do campeonato paraibano após uma longa inatividade. Entretanto é necessário que se haja como muita segurança e prudência. Mas, não podemos deixar de elogiar a atitude. Isso merece a NOTA 10!

BOLA FORA
Para alguns clubes do futebol paraibano que deverão colocar obstáculos para a retomada do campeonato paraibano. Basta abrir algumas páginas nas redes sociais para se perceber. Isso merece uma NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: