Zé Aldemir: fim da lua de mel
Há 16 dias de assumir o comando da prefeitura municipal de Cajazeiras, Zé Aldemir vai se despedindo da “lua de mel” que os candidatos eleitos usufruem entre a contagem dos votos e a posse.
Nesse ínterim, afora pequenos amuos dos insatisfeitos com a equipe de governo escolhida, é só risos, abraços, cumprimentos, viagens, contatos, almoços, jantares e badalações. Nada de compromissos oficiais, pagamento de folha salarial, credores ou cobranças públicas por melhor iluminação e limpeza, merenda escolar, e outros probleminhas.
Mas, essa “lua de mel” tem prazo de validade só até 1° de janeiro. A partir daí, o ‘cancão pia’, como se diz matutamente! Ou, em outros termos, empossado, Aldemir será demandado, quer dizer, será alvo de cobranças as mais diversas: salários em atraso, iluminação pública, limpeza da cidade, buracos na malha asfáltica, falta de médico no posto de saúde, merenda escolar insuficiente, etc, etc, etc… . A partir de agora, é vida real!
E a realidade que espera Zé Aldemir não é das mais agradáveis: salários atrasados parece-me que 3 meses; serviços públicos de educação, infraestrutura e saúde, principalmente, sofríveis; dívidas estratosféricas do Instituto de Previdência – Ipam, afora dívidas com inúmeros credores estatais e privados; incapacidade de investimentos com recursos próprios, todos comprometidos com folha de servidores e pagamentos em atraso; frota municipal em frangalhos…, e por aí vai.
Mas como se tudo isso já não fosse o bastante, a realidade que aguarda a posse de Zé Aldemir lhe reserva um Poder Legislativo absolutamente adverso com 73% de cadeiras da oposição e apenas 27% da situação, o que deve lhe render uma Mesa Diretora oposicionista e, certamente, muitas dificuldades em aprovação de projetos.
Enfim, a vida real do casamento político celebrado em outubro último sob as bênçãos das urnas está por começar. E com ela o glamour da “lua de mel” será logo esquecido, dando vez à dureza dos fatos que aguardam solução, esta sempre dificultada pela absoluta escassez de recursos.
A saída para o gestor está em ‘gastar’ bem o pouco ou quase nada que se tem!
S O L T A S
*As eleições recém findas mostram que, aos poucos, a política de pai pra filho vai acabando na Paraíba. Já não era sem tempo.
*Cajazeiras tem em Jeová Campos e Paula Meirelles dois fortes postulantes à Assembleia Legislativa. Sendo inteligente, elege ambos. E ainda empina uma forte candidatura a deputado federal!
*O maior problema hoje da Paraíba é a falta d´água! E poucos estão atentos a isso.
*“O Brasil é governado por uma quadrilha.” (Ciro Gomes).
*Foi-se o tempo em que ordem judicial era absolutamente cumprida. Pra onde vamos?
*Domingo tem notícia e informação. Domingo tem Trem das Onze!
Fernando Caldeira
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário