header top bar

section content

NO CEARÁ: Criança de cinco anos morre de meningite

Pessoas que tiveram contato com o menino deverão tomar um antibiótico para evitar que a doença se prolifere.

Por Ceará 1 com G1CE

08/03/2019 às 10h39

SMS não soube informar se a meningite que vitimou a criança em Fortaleza também é do tipo meningocócica

Uma criança de cinco anos de idade morreu em Fortaleza, capital do Ceará, após ter contraído meningite, doença causada por uma infecção que pode evoluir rapidamente, implicando em altas taxas de letalidade em quem foi contagiado. As pessoas que tiveram contato com o menino deverão tomar um antibiótico para evitar que a doença se prolifere, informou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O caso ocorre uma semana após a morte do neto do ex-presidente Lula, Arthur Lula da Silva, com meningite meningocócica, aos sete anos. A SMS não soube informar se a meningite que vitimou a criança em Fortaleza também é do tipo meningocócica.

O processo é chamado de quimioprofilaxia e deve ser iniciado o mais rápido possível, já que há facilidade para que ela se evolua, quanto mais nos primeiros cinco dias após a pessoa ter sido infectada. A prevenção, contudo, não garante imunidade total.

É necessário ficar atento em relação aos sintomas, pois o retardo no início do tratamento implica em uma taxa de letalidade maior. Em situações epidêmicas, a meningite pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, principalmente as não vacinadas.

Altos graus de febre, vômitos, dores na cabeça e no pescoço são alguns dos sintomas de uma pessoa que está com doença meningocócica (DM) pode apresentar. Mal-estar, rigidez na região da nuca e manchas roxas na pele são outros indicativos. A vacinação, conforme a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

401 casos em 2018
Em 2018, o estado registrou 401 confirmações de DM, sendo que 37 resultaram em mortes. Classificando por etiologia, as meningites não especificadas somaram 48,1% dos casos, de acordo com a Sesa. As virais contabilizaram 26,7% das ocorrências, já as bacterianas – conhecidas por serem as formas mais graves – somaram 19,5%.

Nos últimos nove anos, foram confirmados 3.405 casos de meningites no Ceará. Jovens e adultos entre 20 e 39 anos estão na faixa etária mais acometida pela doença no período, representando 28,3% dos casos. Em seguida vêm as pessoas entre 40 e 59 anos, que contabilizam 18,1% das ocorrências.

Por terem o sistema imunológico ainda em formação, as crianças se tornam mais suscetíveis ao adoecimento, assim como os adolescentes, fazendo necessário que eles sejam prioritariamente imunizados.

Fonte: Ceará 1 com G1CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/03/07/crianca-de-cinco-anos-morre-de-meningite-em-fortaleza.ghtml

Recomendado pelo Google: