header top bar

section content

Conselheiro Federal parabeniza Cofen e Deputado Distrital por projeto para enfermagem forense

A partir de sua aprovação, esse projeto cria os cargos para o profissional especializado na área forense.

Por Assessoria

26/04/2019 às 11h22 • atualizado em 29/04/2019 às 09h46

O Conselheiro Federal, Dr Ronaldo Beserra, parabenizou o Deputado Distrital e Técnico de Enfermagem Dr. Jorge Viana, juntamente com o Cofen pelo importante projeto que vem resolver a carência na área forense.

O COFEN foi representado pelo colega de plenário, o conselheiro Dr Gilney Guerra.

Para Dr Ronaldo, essa é uma área de extrema importância: “A enfermagem forense é uma importante área e vem com o desafio de fortalecer o elo do cuidar, um passo necessário devido a sua relevância. Parabenizo o amigo e nobre Deputado, Dr Jorge e o Confe por essa iniciativa.”

A partir de sua aprovação, esse projeto cria os cargos para o profissional especializado na área forense.

Reunidos com o Deputado Distrital Jorge Viana, o Conselheiro Federal Gilney Guerra, o Enfermeiro e Técnico de Enfermagem Adriano Araújo, a Enfermeira Andressa Soares, Enfermeira Regina Ricarte e a Enfermeira Pollyanna Pereira, ambos Pós-Graduando em Enfermagem Forense e membros da Liga Nacional da Enfermagem Forense, apresentaram uma minuta de projeto de lei  que teve origem na pós graduação, onde foi discutido a  importância de inovação com visão holística da implantação desses cargos para a população do Distrito Federal. A Enfermagem Forense é uma especialidade recente e estar em fase de ascensão no Brasil. Embora seja uma especialidade nova já despertou interesse de grande notoriedade entre enfermeiros que buscam o conhecimento na área. Porém países como; Estados Unidos, Portugal, Canadá, Austrália, Inglaterra, Japão, Peru, Coréia, Índia, Suécia, Itália, e recentemente Arábia Saudita e Dubai, já implantaram esse serviço de grande relevância pública.

Ronaldo Beserra, Conselheiro Federal

O conselheiro Ronaldo Miguel acrescenta ainda que está contactando com a liga nacional de enfermagem forense para trazer o projeto para ser aprovado junto a assembleia legislativa da Paraíba.

O QUE É ENFERMAGEM FORENSE?

A Enfermagem Forense é uma área de atuação relativamente recente da Enfermagem, que teve início nos Estados Unidos, na década de 1990, e traz uma atenção qualificada que liga as ciências forenses e a área de Saúde. É importante que haja conhecimento e discussão sobre a área para que os enfermeiros possam se preparar e capacitar na atuação.

Um enfermeiro forense é responsável por prestar assistência especializada a vítimas dos mais variados tipos de violência e aos agressores, devem estar preparados para lidar com os traumas físicos, psicológicos e sociais de cada caso ou desastre de massa.

Recomendado pelo Google: