header top bar

section content

Gari do Ceará que estudava com livros do lixo conclui doutorado em Teologia e se torna professor

Ferreirinha agora é doutor em Teologia, com ênfase em Psicologia Pastoral, Cícero está apto a lecionar 16 disciplinas

Por José Dias Neto

08/03/2020 às 10h50 • atualizado em 08/03/2020 às 10h52

Ferreirinha superou diversas dificuldades e deu a volta por cima. Foto: Valdiana da Silva Rodrigues

O gari Cícero Rodrigues Ferreira, o ‘Ferreirinha’, como é conhecido no município de Crato, na região Sul do Ceará concluiu seu doutorado em Teologia, tudo fruto do seu esforço. Aos 18 anos, ele recolhia livros do lixo e caixas de papelão para estudar.

Cícero Ferreira, tem 39 anos, e por mais de duas décadas se dedicou à limpeza da cidade. Há quatro anos, sua rotina passou a ser dividida com a sala de aula, atuando como professor em instituições de ensino de Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Icó.

De acordo com o G1 Ceará, Ferreirinha foi promovido seis anos atrás e deixou de varrer e recolher lixo nas ruas para cuidar da parte administrativa, emitindo ofícios e memorandos, e fazendo registro de horas-extras. Tudo fruto da sua dedicação aos estudos.

QUEM É FERREIRINHA?

Mais velho de quatro irmãos, Ferreirinha teve uma infância pobre e cresceu em uma casa de apenas um cômodo, no bairro Alto da Penha, em Crato. Os pais não tiveram a sorte de estudar, mas sempre incentivaram as crianças a terem outro destino.

Com influência do reggae do cantor jamaicano Bob Marley, Ferreirinha aprendeu inglês e começou a dar aula no ensino secundário de inglês básico, na adolescência. “Por ser muito fã, aprendi o idioma”, lembra.

Aos 18 anos, Cícero conseguiu seu primeiro emprego na coleta de lixo de Crato. Trabalhava das 5h às 18h. À noite, mesmo cansado, ainda assistia às aulas para concluir o ensino médio. Recém-aprovado no concurso para a função de gari no município, ele tomou a decisão de largar os estudos e se dedicar apenas ao trabalho.

Evangélico, em 2015, voltou a estudar Teologia no seminário do Crato. Depois de três anos, conseguiu o bacharelado. “Sempre gostei de Teologia Sistemática, que vai organizando os pensamentos” explica Ferreirinha.

VEJA MAIS:

Professor cearense está entre os 350 professores transformadores que disputam prêmio no Brasil

MESTRE FERREIRINHA

Com o Ensino à Distância (EAD), iniciou o mestrado em Teologia. Por dia, estudava de cinco a seis horas. Assim, conseguiu cumprir as 18 disciplinas e conquistou seu diploma. Autodidata, aprendeu o idioma grego sozinho.

A partir do idioma grego, começou seu doutorado, concluído também à distância, há dois anos e meio. Agora doutor em Teologia, com ênfase em Psicologia Pastoral, Cícero está apto a lecionar 16 disciplinas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: