header top bar

section content

Usina Energisa recebe exposição dos ensaios “Ruderais” e “Vida em Ruínas”

Usina Energisa recebe a exposição fotográfica “Ruderais”, de Allan Lunna, e “Vida em Ruínas”, de Danielle Travassos

Por Portal Diário com Energisa

13/03/2020 às 08h29

Usina Cultural Energisa

A partir de quinta-feira (12), a Usina Energisa recebe a exposição fotográfica “Ruderais”, de Allan Lunna, e “Vida em Ruínas”, de Danielle Travassos. O vernissage acontece hoje, a partir das 20h, na Galeria Alexandre Filho. As fotografias, que foram feitas entre os anos de 2018 e 2020, ficarão disponíveis para visitação até o dia 11 de abril, das 13h às 19h. A entrada é gratuita.

O termo “Ruderal” se refere à vegetação que se desenvolve em locais de forte interferência humana. Dessa forma, as fotografias do ensaio “Ruderais” foram produzidas nas ruas do Centro Histórico de João Pessoa. Além de trazer reflexões sobre a resiliência da natureza, enfrentando a força do concreto, fazem pensar sobre a situação na qual se encontram construções históricas da cidade.

Já em “Vida em Ruínas”, Danielle Travassos mostra por meio de imagens de casarões abandonados e ruínas, uma espécie de arquivo onde “o vazio e o esquecimento disputam com a lembrança de momentos de glamour”. As fotografias fazem o público voltar no tempo e imaginar as histórias que já aconteceram nessas construções. Admiráveis jardins, raízes e destroços, reproduzem imenso encanto e mistério, trazendo vida e cor aquele lugar devastado pelo tempo.

Sobre os artistas

Os artistas Allan Luna e Danielle Travassos foram selecionados no Edital de Ocupação Artes Visuais 2019-2020 da Usina Cultural da Energisa. O edital é uma realização do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura) com o patrocínio da Energisa Paraíba. Com essa iniciativa, o público tem oportunidade de conhecer artistas paraibanos.

Allan Luna é historiador e fotógrafo. Recifense, desde 2013 vive e trabalha em João Pessoa. É graduado em História pela UFPE, com mestrado em História Social realizado na mesma universidade. Atualmente é professor no Centro Estadual de Arte da Paraíba-Cearte e já expôs em eventos como o Festival de Artes Jackson do Pandeiro, Kipupa Malunguinho, entre outros.

Danielle Travassos nasceu e mora atualmente em João Pessoa. Ela é graduada em Artes Visuais pela UFPB e já participou de diversas exposições em João Pessoa, em espaços como Hall de Exposições da Energisa Sede, Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Arte, Galeria Gamela, entre outras. Também já expôs no Centro Banco do Nordeste (CCBNB) em Sousa/PB e no exterior, em Porto, Portugal. Danielle recebeu o Prêmio de Artista Promissora no Salão Municipal de Artes Plásticas (SAMAP), em João Pessoa, e foi selecionada no 63º Salão de Abril, em Fortaleza/CE.

Serviço:

12/03 – Vernissage: Exposição Coletiva Ruderais e Vida em Ruínas, às 20h – Galeria Alexandre Filho – Entrada gratuita

Recomendado pelo Google: